Google amplia imagens do Street View em quase 80 países; veja o que muda
Alguns países terão imagens exibidas na ferramenta pela primeira vez, segundo a empresa
O Google anunciou na terça-feira (24) novas atualizações para o Street View, ferramenta que permite explorar ruas e avenidas de diferentes regiões do mundo através de imagens panorâmicas de 360° e 290°. As novidades incluem a ampliação de imagens em quase 80 países, incluindo o Brasil.
Segundo comunicado divulgado pelo Google, as imagens atualizadas do Street View contemplam países como Austrália, Argentina, Brasil, Costa Rica, Dinamarca, França, Islândia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas, Ruanda, Sérvia, Espanha, África do Sul, Suíça, Uruguai, entre outros. Alguns países terão imagens exibidas na ferramenta pela primeira vez.
Além das atualizações no Street View, o Google anunciou novidades no serviço do Google Earth, ferramenta que permite explorar o mundo por imagens de satélite e dados geoespaciais. A novidade é a adição de novas imagens históricas para web e celular — algumas delas remontam a até 80 anos, de acordo com a empresa, o que permite que o usuário “viaje no tempo” pela ferramenta.
Com a atualização do Google Earth, será possível analisar a evolução da geografia de diferentes locais do globo. Um exemplo é uma imagem de 2018 do Lago Oroville, um reservatório no norte da Califórnia que viu uma redução significativa de água após secas de vários anos. Ao ser comparada com uma imagem de 2023, é possível notar que o reservatório voltou à sua capacidade máxima após um período de chuvas intensas. Veja abaixo:
Por fim, o Google anunciou, ainda, que está aprimorando as imagens de satélite no Google Earth e no Google Maps com novos modelos de inteligência artificial (IA). Uma das novidades é a tecnologia de remoção de nuvens, o que tornará as imagens do globo mais nítidas. O recurso é realizado pelo modelo de IA “Cloud Score+”, treinado em milhões de imagens para reconhecer e remover nuvens, sombras das nuvens, neblina e névoa.
Ao mesmo tempo, esse modelo mantém padrões climáticos do mundo real — como gelo, neve e sombras de montanhas — visíveis no mapa, segundo a empresa.
Google vai facilitar remoção de informações pessoais da busca