Redação do Enem: como aumentar o repertório
O repertório é parte fundamental para garantir uma boa nota na redação do Enem
A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos maiores desafios da prova para os estudantes. E, quando falamos em repertório, algumas dúvidas surgem entre os candidatos: o que de fato significa? Como ampliar esse conhecimento? Como aplicar o conteúdo na redação?
O que é repertório?
No contexto do Enem, repertório significa uma informação que o aluno coloca na redação e que vai além da coletânea oferecida pela prova. Ou seja, uma informação que não estava no material de apoio, mas que o aluno teve conhecimento em algum momento de sua vida e conseguiu relacionar com o tema, segundo Gabrielle Cavalin, coordenadora de Redação da Unidades Escolares do Poliedro.
À CNN, ela explicou que o Enem avalia usa três critérios para avaliar o repertório:
- Legitimidade. “O conteúdo tem que ser respaldado em uma área do conhecimento. Se vai usar uma informação jornalística, é de qual jornal? Se vai citar um conceito, é de qual área do conhecimento? Se vai falar de um livro, qual é o título deste livro?”
- Pertinência. “O repertório precisa ter relação com o que está sendo discutido.”
- Produtividade. “É a parte em que os alunos têm mais dificuldade, que é conseguir relacionar o repertório com a discussão. Às vezes, o aluno tem uma referência, mas não consegue explicar qual a relação do repertório com o raciocínio dele.”
É importante que os estudantes tragam pelo menos um repertório na redação que atenda aos três critérios, seja na contextualização ou na argumentação do texto.
Como aumentar o repertório?
Cavalin sugere que os alunos consumam leituras e filmes que são estratégicos para pensar a sociedade e estruturem o estudo por eixos temáticos, como saúde, educação e cidadania.
Por exemplo, se o aluno ler um livro ou assistir a um filme sobre a área da saúde, ele pode relacionar com temas da redação que falem sobre o desafio de infecções sexualmente transmissíveis no Brasil ou sobre o acesso à saúde no país.
“A gente indica ao aluno ler pelo menos um livro ou assistir a um filme da área da saúde, da educação e cidadania”, afirma.
Como aplicar o repertório na redação?
Depois de conhecer livros, filmes ou músicas novas, é importante que o candidato saiba aplicar o conteúdo na redação. Para isso, os estudantes precisam treinar semanalmente, diz Cavalin.
O aluno pode pegar temas antigos do Enem, sempre diversificando os eixos de saúde, educação e cidadania, para praticar a aplicação do repertório.
“Outra dica é ler os textos de alunos bem-sucedidos para perceber como eles conseguiram tirar esses resultados, como eles mobilizaram os repertórios”, comenta, ressaltando que não se trata de copiar, mas estudar exemplos para ter referências.
A coordenadora ainda recomenda dois sites para os alunos ficarem de olho: Desempenhos Med, que reúne depoimentos e redações de estudantes de todo o país que passaram em medicina, e Redação à Mil, uma cartilha de redações nota mil do Enem.
Conheça professores de português para seguir nas redes sociais