Número de inadimplentes retoma queda e têm 200 mil nomes a menos em agosto, diz Serasa
Dentre as principais causas de endividamento dos brasileiros, o setor de serviços teve a maior redução, com queda de 1,22 pontos percentuais (pp) em relação à julho
A quantidade de brasileiros negativados diminuiu significativamente em agosto e retomou a tendência de queda do ano, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. Foram 200 mil nomes a menos em relação a julho – terceira menor marca de 2024 em número de endividados.
A quantidade de inadimplentes registrados foi 72,4 milhões em agosto, redução que retomou o patamar de janeiro e fevereiro.
O estudo, divulgado na terça-feira (24), também mostrou uma queda de praticamente todos os motivos de endividamento dos brasileiros.
Dentre as principais causas de inadimplência, o setor de serviços teve a maior redução, com queda de 1,22 pontos percentuais (pp) em relação à julho.
Já o segmento de bancos e cartões de crédito, que representa 27,9% das razões de endividamento, teve a segunda maior redução, de 0,46 pp neste mesmo período.
As contas básicas de água, luz e gás, outro motivo de inadimplência de brasileiros, apresentaram queda de 0,15 pp.
O setor de telecomunicações foi o único que apresentou leve alta em agosto, de 0,5 pp, próximo à uma estagnação.
Ofertas do Serasa para pagamento de dívidas
O Serasa anunciou que está incluindo 550 milhões de dívidas, vindas de mil empresas que ofereceram oportunidades de descontos, em sua plataforma Limpa Nome.
Os consumidores podem fechar o acordo através do site ou aplicativo.