Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caminhões elétricos avançam na autonomia; confira novidades

    Na Alemanha, no Salão Internacional do Automóvel, marcas aproveitaram para exibir soluções para transporte de carga com zero emissão

    Rodrigo Barroscolaboração para a CNN

    O Salão Internacional do Automóvel (IAA) Transportation 2024 é um dos principais eventos de veículos comerciais do mundo. Em Hannover, na Alemanha, as marcas aproveitaram para exibir suas soluções para o transporte de carga com zero emissão.

    Uma das novidades vem do próprio país, com a Mercedes-Benz. A montadora revelou o eActros 600, um modelo 100% elétrico. O número vem da potência de 600 kW.

    A autonomia do caminhão é de 500 quilômetros e a recarga de 20% a 80% pode ser realizada em apenas 30 minutos. A fabricante ainda garante uma bateria com vida útil de 1.200.000 km. A capacidade de carga é de 40 toneladas.

    “O consumo de energia pode ser reduzido em até 50% em comparação com veículos movidos a diesel”, garante a Mercedes.

    A DAF, uma empresa holandesa, também aproveitou a IAA para exibir suas novidades. A fabricante tem uma gama de veículos elétricos com emissão zero para aplicações urbanas, regionais e de longa distância.

    Os novos DAF XD e DAF XF elétricos
    Os novos DAF XD e DAF XF elétricos • Divulgação

    O alcance de zero emissão pode chegar a 500 quilômetros, com as baterias de lítio, ferro, fosfato (LFP).

    O novo Iveco S-eWay Rigid para serviço pesado também fez sua estreia internacional. O modelo tem emissão zero para atender a todos os requisitos urbanos e regionais.

    O S-eWay tem um alcance de até 400 km e potência de até 490 kW. É possível escolher versões 4×2 ou 6×2, com diferentes tipos de suspensão, cabine e distância entre-eixos. A capacidade de reboque é de até 44 toneladas.

    Iveco S-eWay Rigid tem potência de até 490 kW
    Iveco S-eWay Rigid tem potência de até 490 kW • Divulgação

    Apesar dos desafios em eletrificar o setor de cargas, as montadoras estão otimistas sobre as perspectivas de longo prazo. Os avanços tecnológicos são os principais impulsionadores do crescimento futuro.

    Tópicos