Acompanhe a agenda dos candidatos à Prefeitura de BH nesta sexta-feira (20)
Corrida eleitoral conta com dez candidatos na disputa pela chefia do Executivo da capital mineira
A campanha dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte entrou no 36º dia nesta sexta-feira (20).
Confira, abaixo, as atividades programadas (a ordem segue a posição de cada candidato no Índice CNN).
Tramonte
Pela manhã, Mauro Tramonte (Republicanos) visitou o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, na região do Barreiro. Acompanhado do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos), Tramonte comentou a importância do hospital e disse que o atendimento no local precisa ser ampliado.
“Nós precisamos contratar mais médicos, mais auxiliares de enfermagem e enfermeiros”, afirmou. O candidato ainda disse que vai implantar o Corujão da Saúde. “Vamos fazer convênios com clínicas e hospitais filantrópicos para que as pessoas possam ser atendidas na madrugada”, declarou.
Engler
Durante evento em um clube social na região centro-sul da capital, Bruno Engler (PL) defendeu a prática de esportes nas escolas municipais. “O esporte ajuda na formação do aluno, ensinando disciplina, compromisso e responsabilidade”, ressaltou.
Mais tarde, ao lado de apoiadores, ele caminhou pelas ruas da região de Venda Nova, onde destacou a importância de políticas públicas no combate às enchentes. “Sabemos que a chuva é uma grande preocupação, principalmente após esse longo período de estiagem”, disse.
Fuad
Fuad Noman (PSD) não realizou agendas públicas de campanha nesta sexta.
Duda
Em encontro com comunidade indígena pataxó, Duda Salabert (PDT) defendeu a ampliação das políticas assistencialistas aos povos indígenas. “Não podemos tratar como natural ter em Belo Horizonte apenas ruas, quarteirões e avenidas com nomes de aldeias e povos e violentar e apagar os indígenas que estão em contexto urbano”, afirmou.
Ela também prometeu diálogo com as comunidades indígenas. “Cabe ao poder municipal fazer um diálogo com os diversos povos originários para conhecer especificidades de cada um desses povos e construir uma política de acolhimento”, destacou.
Correia
Pela tarde, Rogério Correia (PT) participou de carreata pelas ruas do bairro Carlos Prates. Em seguida, caminhou pela principal rua do bairro Padre Eustáquio, na região noroeste de Belo Horizonte, onde prometeu obras de infraestrutura no local onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates.
“Vai ser construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) de tempo integral e uma escola de tempo integral de ensino fundamental”, afirmou.
Sobre segurança, o candidato disse que vai ampliar a guarda municipal e que os agentes vão, cotidianamente, patrulhar as ruas dos bairros. “Vamos colocar uma unidade móvel da guarda municipal aqui na região”, concluiu.
Viana
Em reunião com representantes do sindicato de motoristas de transporte em Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos) disse que irá incluir as vans no sistema de transporte público da capital. “A seleção das vans acontecerá da mesma maneira que os suplementares. Colocaremos em edital público as atribuições, obrigações e documentos a serem apresentados”, explicou.
Durante o encontro, ele também defendeu melhores condições de trabalho para os motoristas de aplicativo. “Minha ideia é buscar em Brasília, já como prefeito, uma redução nos impostos para os motoristas de aplicativo, permitindo a compra e renovação da frota com menor custo”, declarou.
Azevedo
Em caminhada pela região da Pampulha, Gabriel Azevedo (MDB) prometeu concluir as obras incluídas no orçamento participativo da capital. “Primeiro, nós vamos zerar a fila de obras de orçamento participativo antes de fazer novas rodadas. Se a própria população vota, escolhe e não é feito, passa a não ter credibilidade”, disse.
Ele também defendeu o plantio de mais árvores na capital. “Eu quero transformar Belo Horizonte numa cidade pomar”, destacou.
Indira
Indira Xavier (UP) participou de debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH).
Lourdes
Lourdes Francisco Costa (PCO) também participou do debate promovido pelo Sind-REDE/BH.
Wanderson
Wanderson Rocha (PSTU) também participou do debate promovido pelo Sind-REDE/BH.
Candidato religioso pode comandar celebrações durante a eleição?