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    5 erros mais comuns na redação do Enem e como evitá-los

    Confira estratégias para estudar a menos de dois meses para o exame

    Tamiris Gomescolaboração para a CNN

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, gera muitas expectativas nos estudantes, sobretudo na parte da redação.  

    Além do tema ser uma surpresa, que só é conhecido na hora da prova, é preciso estar atento para não deixar de cumprir as regras de construção do texto dissertativo-argumentativo, sob pena de perder pontos.  

    Faltando pouco menos de dois meses para as provas, ainda dá tempo de fazer uma revisão para evitar os principais erros cometidos na redação.  

    A professora de Redação do Ensino Médio do Colégio Marista Maringá, Silvana Sipraki, lembra que é preciso estar atento a vários fatores, inclusive ao tempo da prova.  

    “Revisar o que você escreveu é essencial para identificar pontos que podem ser melhorados, tanto na gramática quanto na coesão e coerência. E não esqueça: treine dentro do tempo de prova, porque a gestão do tempo é crucial no Enem”, sugere.  

    Abaixo, confira os erros mais comuns cometidos na redação do Enem:

    1. Não compreender o tema e não interpretar os textos motivadores

    Um dos erros mais comuns na redação do Enem é não compreender o tema. Quando isso acontece, o estudante se desvia do assunto principal, o que pode acarretar penalizações. Caso a redação não contenha nada do tema proposto, isso irá resultar em nota zero. 

    Além disso, é preciso interpretar e desenvolver uma reflexão sobre o assunto. Portanto, além de compreender o tema, o estudante deve saber a linha de raciocínio e estrutura cobrada no exame. Entender a proposta da frase-tema e qual caminho os textos-motivadores indicam é essencial para uma boa pontuação. 

    2. Não conhecer a estrutura textual da redação

    O estudante precisa saber fazer um texto dissertativo-argumentativo, discorrer sobre um tema e elaborar teses e argumentos que o defendam. Basicamente, a indicação é escrever quatro parágrafos com a seguinte organização: introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão.  

    Mesmo que o texto seja bom, deixar de seguir essa estrutura e as competências exigidas pode comprometer a nota do candidato. 

    3. Deixar trechos em branco, incompreensíveis ou escrever pouco

    Fazer uma redação com trechos em branco ou um texto ilegível ou ininteligível pode zerar a nota. Portanto, manter a clareza e escrever de forma legível é fundamental para alcançar uma boa nota. 

    Da mesma forma, é preciso ter atenção com o tamanho do texto, que deve ter ao menos sete linhas. Caso a redação seja entregue com menos do que isso, receberá nota zero. 

    4. Não delimitar a tese na introdução da redação 

    Considerando que a redação é composta por um texto dissertativo-argumentativo, é preciso que o candidato defenda um ponto de vista, e isso precisa ser feito na introdução. Além de ser o parágrafo que delimita o que será abordado ao longo do texto, a introdução precisa ter três elementos: o contexto, o tema e a tese. 

    5. Não saber quais são as competências avaliativas

    Para conseguir uma boa nota no exame, é imprescindível que o estudante conheça as cinco competências avaliativas. São elas: 

    • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;  
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto;  
    • Organização e defesa dos argumentos;  
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos;  
    • Apresentar uma proposta de intervenção. 

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