5 erros mais comuns na redação do Enem e como evitá-los
Confira estratégias para estudar a menos de dois meses para o exame
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, gera muitas expectativas nos estudantes, sobretudo na parte da redação.
Além do tema ser uma surpresa, que só é conhecido na hora da prova, é preciso estar atento para não deixar de cumprir as regras de construção do texto dissertativo-argumentativo, sob pena de perder pontos.
Faltando pouco menos de dois meses para as provas, ainda dá tempo de fazer uma revisão para evitar os principais erros cometidos na redação.
A professora de Redação do Ensino Médio do Colégio Marista Maringá, Silvana Sipraki, lembra que é preciso estar atento a vários fatores, inclusive ao tempo da prova.
“Revisar o que você escreveu é essencial para identificar pontos que podem ser melhorados, tanto na gramática quanto na coesão e coerência. E não esqueça: treine dentro do tempo de prova, porque a gestão do tempo é crucial no Enem”, sugere.
Abaixo, confira os erros mais comuns cometidos na redação do Enem:
1. Não compreender o tema e não interpretar os textos motivadores
Um dos erros mais comuns na redação do Enem é não compreender o tema. Quando isso acontece, o estudante se desvia do assunto principal, o que pode acarretar penalizações. Caso a redação não contenha nada do tema proposto, isso irá resultar em nota zero.
Além disso, é preciso interpretar e desenvolver uma reflexão sobre o assunto. Portanto, além de compreender o tema, o estudante deve saber a linha de raciocínio e estrutura cobrada no exame. Entender a proposta da frase-tema e qual caminho os textos-motivadores indicam é essencial para uma boa pontuação.
2. Não conhecer a estrutura textual da redação
O estudante precisa saber fazer um texto dissertativo-argumentativo, discorrer sobre um tema e elaborar teses e argumentos que o defendam. Basicamente, a indicação é escrever quatro parágrafos com a seguinte organização: introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão.
Mesmo que o texto seja bom, deixar de seguir essa estrutura e as competências exigidas pode comprometer a nota do candidato.
3. Deixar trechos em branco, incompreensíveis ou escrever pouco
Fazer uma redação com trechos em branco ou um texto ilegível ou ininteligível pode zerar a nota. Portanto, manter a clareza e escrever de forma legível é fundamental para alcançar uma boa nota.
Da mesma forma, é preciso ter atenção com o tamanho do texto, que deve ter ao menos sete linhas. Caso a redação seja entregue com menos do que isso, receberá nota zero.
4. Não delimitar a tese na introdução da redação
Considerando que a redação é composta por um texto dissertativo-argumentativo, é preciso que o candidato defenda um ponto de vista, e isso precisa ser feito na introdução. Além de ser o parágrafo que delimita o que será abordado ao longo do texto, a introdução precisa ter três elementos: o contexto, o tema e a tese.
5. Não saber quais são as competências avaliativas
Para conseguir uma boa nota no exame, é imprescindível que o estudante conheça as cinco competências avaliativas. São elas:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- Organização e defesa dos argumentos;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos;
- Apresentar uma proposta de intervenção.
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