Chevrolet Blazer RS EV tem pré-venda iniciada; saiba o preço
SUV elétrico tem 347 cavalos e faz 0 a 100 km/h em 5,9 segundos
A Chevrolet inicia a pré-venda do Blazer RS EV no mercado brasileiro. Se, no passado, o nome “Blazer” esteve ligado um SUV raiz, desta vez é um modelo 100% elétrico — movimento que reflete as tendências globais de eletrificação no setor automotivo. O Blazer EV será oferecido em uma única versão, a esportiva RS, por R$ 479 mil.
O Blazer RS EV é o primeiro veículo à venda no Brasil construído sobre a plataforma Ultium, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos da General Motors (GM). O veículo da GM deve competir com rivais de luxo, como BMW, Audi e Volvo.
Enquanto o Blazer original, que se popularizou no Brasil entre 1995 e 2011, era conhecido por sua robustez e motor a diesel, o novo Blazer EV aposta na inovação.
Em vez de tração 4×4 e motores a combustão, o Blazer EV apresenta uma tração traseira e é movido por um motor elétrico que entrega 347 cavalos de potência e um torque de 450 Nm. Esse conjunto permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
O Blazer RS EV mede 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,65 metros de altura, com uma distância entre-eixos de 3,09 metros.
Essas proporções garantem um espaço interno amplo, aliado a um porta-malas de 764 litros. O design exterior segue o conceito de modernidade da GM, com linhas arrojadas, rodas de 21 polegadas e teto solar panorâmico.
O SUV oferece até 481 quilômetros de alcance com uma única carga, de acordo com os padrões do Inmetro. Isso o coloca como o segundo veículo elétrico com maior autonomia disponível no Brasil, atrás apenas do BMW iX xDrive 50, que oferece 528 quilômetros.
O modelo também se diferencia pela flexibilidade na recarga: permite carregamento de até 22 kW em corrente alternada (AC) e 190 kW em corrente contínua (DC).
Tecnologia e segurança
O modelo estreia uma nova geração de sistema multimídia da Chevrolet, desenvolvido com o Google Built-in.
Esse sistema inclui recursos como Google Assistant, Google Maps e Google Play integrados, eliminando a necessidade de conectar um smartphone para acessar esses serviços.
Além disso, a multimídia conta com uma tela de 17,7 polegadas, a maior da categoria, e um painel de instrumentos digital de 11 polegadas.
O sistema de navegação do Blazer EV é capaz de traçar rotas otimizadas com base na autonomia da bateria, sugerindo postos de recarga ao longo do percurso. A funcionalidade torna a condução de um veículo elétrico mais conveniente e segura, especialmente em viagens longas.
O carro tem frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão, assistente de manutenção em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
O Blazer também conta com assistente de tráfego cruzado, um recurso que ajuda a prevenir acidentes ao sair de vagas em marcha ré e iluminação ambiente personalizável, aumentando o conforto e a segurança do motorista e dos passageiros.
Oferta de pré-venda
A entrega das primeiras unidades está prevista para outubro. Entre os benefícios oferecidos para quem aderir à pré-venda estão carregadores residenciais rápidos (com duas opções: portátil de até 7 kW ou wallcharger de até 22 kW), um ano de crédito para recarga pública na rede EZVolt e quatro anos de serviços OnStar.
Os compradores do Blazer EV receberão três anos de revisões programadas gratuitas (ou até 30 mil quilômetros), com a opção de serviço de leva e traz, além de isenção de mensalidade no sistema Sem Parar por um ano.
O Chevrolet Blazer EV é o terceiro veículo elétrico da GM a ser lançado no Brasil, seguindo os modelos Bolt EV e Bolt EUV. Resta saber se o novato vai oferecer vendas mais robustas que os dois primeiros.