Segunda etapa da Operação Lei Seca no Rock in Rio começa nesta quinta-feira (19)
Próximo final de semana de evento deve ter 32 blitzes; 600 agentes devem atuar nos dias do festival
No primeiro final de semana do Rock in Rio, 151 motoristas foram pegos sob efeito de álcool nas vias de acesso ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na capital fluminense, de acordo com o governo estadual.
A segunda etapa da Operação Lei Seca deve começar nesta quinta-feira (19). O governo do Rio de Janeiro informa que 32 blitzes devem atuar entre quinta e domingo (22). Ao longo dos dois finais de semana de evento, 600 agentes devem atuar nos dias do festival.
Na sexta-feira (13), dia de estreia do festival, uma blitz na Barra da Tijuca, na zona Oeste da capital, registrou 14 casos positivos para o consumo de álcool em 180 abordagens. Em outra ação, 117 pessoas foram abordadas, das quais 7 deram positivo.
No segundo dia de festival, uma ação em Jacarepaguá abordou 187 motoristas e 31 foram autuados.
No domingo (15), das 75 abordagens, realizadas no Recreio dos Bandeirantes, cerca de 30 motoristas testaram positivo para substâncias alcoólicas. No mesmo dia em Guaratiba, ocorreram oito casos entre os 85 testes do bafômetro realizados.
Transporte público e ônibus executivo para o Rock in Rio
As ruas ao entorno do festival estão bloqueadas o que impossibilita que carros cheguem à Cidade do Rock.
O evento recomenda o uso do transporte público. O metrô vai operar 24h para embarque e desembarque na Estação Jardim Oceânico, terminal de conexão com o BRT. As outras estações também funcionam o dia todo para desembarque.
Uma linha expressa do BRT vai partir dos terminais Oceânico e Alvorada sem paradas até o terminal Centro Olímpico. A operação funcionará das 11h da tarde até as 5h da manhã.
Ação educativa no festival
O público que vai ao Rock in Rio pode participar de uma atividade prática sobre o risco de dirigir depois de beber. O participante é convidado a percorrer um circuito andando entre cones, caminhando em linha reta desviando de pequenos obstáculos e empilhando copos em uma mesa, tudo isso usando um óculos de realidade virtual que simula os efeitos da embriaguez.
A intenção é mostrar que a sensação de embriaguez torna difícil realizar as simples tarefas.
*Sob supervisão