Preços ao produtor dos EUA sobem 0,2% em agosto, em linha com expectativas
Este é o último relatório de inflação que o Federal Reserve terá em mãos antes que as autoridades realizem sua reunião de política monetária na próxima semana
Os preços ao produtor dos EUA continuaram a esfriar em geral em agosto, mostrando que a inflação em toda a economia está melhorando. Mas uma medida observada de perto da inflação subjacente permaneceu teimosamente elevada, refletindo a instabilidade na contenção dos aumentos de preços.
O Índice de Preços ao Produtor, que mede as variações médias de preços observadas por produtores e fabricantes, foi de 1,7% nos 12 meses encerrados em agosto, uma desaceleração em relação ao aumento de 2,1% observado em julho , de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics divulgados na quinta-feira (12).
Em uma base mensal, os preços subiram 0,2%, um ritmo mais rápido do que em julho, quando os preços ficaram estáveis. O aumento mensal de agosto foi impulsionado por um ganho de 0,4% no lado dos serviços, já que os preços dos bens permaneceram inalterados, graças em parte à queda dos preços da energia.
Economistas esperavam que os preços aumentassem 0,2% mensalmente e 1,8% anualmente, de acordo com estimativas da FactSet.
O PPI serve como um potencial termômetro para a inflação no varejo nos próximos meses. Na quarta-feira (11), o Índice de Preços ao Consumidor esfriou para sua menor taxa desde fevereiro de 2021, mas também mostrou que algumas pressões inflacionárias — especificamente, custos relacionados à habitação — permanecem teimosamente elevadas.
Excluindo as categorias mais voláteis de alimentos e energia, o PPI principal avançou 0,3% em relação a julho, contrariando um declínio de 0,2% visto no mês anterior. Isso empurrou a taxa anual para 2,4%, de 2,3%, de acordo com o relatório.
Este é o último relatório de inflação que o Federal Reserve terá em mãos antes que as autoridades realizem sua reunião de política monetária na próxima semana, onde devem anunciar um corte de um quarto de ponto percentual na taxa de juros após elevar as taxas para uma máxima de 23 anos em uma batalha prolongada para derrubar os preços elevados.
Esta história está em desenvolvimento e será atualizada.