Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Congresso dos EUA reforçará segurança para certificação de votos eleitorais

    Capitólio voltará a se reunir para certificar presidente-eleito pela primeira vez desde o ataque de 6 de janeiro de 2021

    Holmes Lybrandda CNN*

    Quando os representantes do Congresso se reunirem no Capitólio para certificar o resultado da eleição presidencial de 2024, o processo contará com o peso total do governo federal por trás de sua segurança.

    Na semana passada, a certificação em 6 de janeiro de 2025 foi classificada pelo Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, como um evento nacional de segurança especial, conforme solicitação da prefeita de Washington, DC, Muriel Bowser, informou o Serviço Secreto dos EUA.

    A designação é reservada para eventos significativos – incluindo o Super Bowl, inaugurações presidenciais e a cúpula da Otan – aonde uma segurança de grande escala é necessária. Para esses eventos, a proteção inclui um nível mais alto de agentes no local, perímetros mais amplos de segurança e a implementação de tecnologia para detectar possíveis materiais usados como armas de destruição em massa.

    Além disso, o FBI também estará envolvido no monitoramento de quaisquer ameaças relacionadas ao evento nos meses anteriores.

    O Serviço Secreto, responsável por gerenciar as operações de segurança para eventos sob a designação especial, anunciou esta decisão na quarta-feira (11), lembrando que vários relatórios do Congresso, inclusive do comitê seleto da Câmara que investigou o ataque de 6 de janeiro de 2021, recomendaram a designação.

     

    O jornal Washington Post foi o primeiro a noticiar sobre a mudança.

    A Polícia do Capitólio tem planejado a certificação de 2025 desde o ataque ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump em 2021, focando de forma mais significativa – incluindo reuniões e outros exercícios de planejamento – no último ano, disse uma fonte familiarizada com o planejamento à CNN.

    De acordo com as autoridades, mais de 140 policiais ficaram feridos no tumulto no Capitólio, e o Procurador dos EUA em Washigton acusou até agora mais de 1.500 pessoas de crimes relacionados ao ataque.

    A Força-Tarefa de Inauguração da Polícia do Capitólio, responsável também pelo planejamento de segurança para o dia 6 de janeiro, já compartilhava planos com autoridades policiais parceiras, incluindo o Departamento de Polícia Metropolitana de DC. Agora, a força tarefa começou a compartilhar esses planos também com forças federais, disse uma fonte à CNN.

    A fonte também disse à CNN que as agências ainda estão nos estágios iniciais de definição das medidas de segurança que serão adotadas para a certificação do Colégio Eleitoral.

    “Os Eventos Nacionais de Segurança Especial são eventos da mais alta importância nacional”, disse Eric Ranaghan, agente especial encarregado da Divisão de Proteção de Dignitários da USSS, em um comunicado anunciando a designação.

    Ranaghan acrescentou: “O Serviço Secreto dos EUA, em colaboração com nossos parceiros federais, estaduais e locais, está empenhado em desenvolver e implementar um plano de segurança abrangente e integrado para garantir a segurança e a proteção desse evento e de seus participantes”.

    Tópicos