“Quero conquistar espaço com o corpo que tenho”, diz protagonista de “Hairspray”
Vânia Canto dá vida a Tracy Turnblad, uma adolescente otimista que sonha dançar em um programa de TV local; musical estreia nesta quinta (5), em São Paulo
- 1 de 8
Tiago Abravanel e Vânia Canto são os protagonistas do musical "Hairspray" • CNN/Ana Beatriz Dias
- 2 de 8
Em coletiva de imprensa, elenco apresentou o número “Bem-vindo a era dos 60” • CNN/Ana Beatriz Dias
- 3 de 8
Após curta temporada no Rio de Janeiro, musical estreia em São Paulo nesta quinta-feira (5) • CNN/Ana Beatriz Dias
-
- 4 de 8
Trama é inspirada em um filme norte-americano homônimo lançado em 1988 • CNN/Ana Beatriz Dias
- 5 de 8
Na coletiva, elenco também apresentou o número “Eu Sei de Onde eu Vim” • CNN/Ana Beatriz Dias
- 6 de 8
Na peça, a atriz Aline Cunha dá vida a Motormouth Maybelle • Ana Beatriz Dias/CNN
-
- 7 de 8
Exibição no Teatro Renault vai até o dia 13 de outubro, em São Paulo • Ana Beatriz Dias/CNN
- 8 de 8
Além do elenco da peça, equipe criativa também esteve presente na coletiva de imprensa • CNN/Ana Beatriz Dias
A atriz Vânia Canto, protagonista do musical “Hairspray” falou sobre sua relação com o espetáculo, que estreia em São Paulo, nesta quinta-feira (5). Além de citar o começo de sua carreira em covers, ensembles e swings de musicais, a artista mencionou o “padrão” esperado para conquistar certos papéis.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (4), Vânia conta que esse será o seu sétimo espetáculo no Teatro Renault, local que irá abrigar o musical na capital paulista. “’Hairspray’ é um espetáculo que eu sempre quis fazer, tem tudo a ver comigo e com a minha história”, começa dizendo.
Na sequência, ela fala sobre ter trabalhado muito tempo no coro dos musicais. “É um trabalho que eu amo muito e eu acho que é um trabalho que nem sempre, na verdade, ele nunca é tão valorizado quanto as personagens principais”.
Ambientado na década de 1960, em Baltimore, Estados Unidos, a trama conta a história de Tracy, uma adolescente otimista que sonha dançar em um programa de TV local. Para isso, a jovem desafia preconceitos sociais e padrões de beleza, lutando por igualdade e integração racial, enquanto persegue seus próprios sonhos.
“Não sei se eu teria feito a Tracy de outra maneira, se eu não tivesse passado por todos esses ensembles, covers e swings. Isso dá uma resistência, uma vivência, que foram fundamentais pra hoje eu me apresentar como protagonista aqui”.
Por fim, ela menciona sobre a importância dada ao padrão. “Isso não é nada, não importa qual é o meu corpo, não importa se eu tô magra, se eu tô gorda, eu quero dançar, eu quero cantar, eu quero mostrar a minha arte e não é justo que só alguns possam ser artistas e possam se mostrar”, cita.
“Nós artistas ‘fora do padrão’, a gente não quer uma vaga porque a gente é ‘fora do padrão’, a gente quer uma vaga porque a gente é boa. A gente quer ser uma estrela, porque o que a gente apresenta tem qualidade […] Eu quero conquistar esse espaço com o corpo que eu tenho”, finaliza.
Além do entretenimento, o musical aborda temas importantes como racismo, aceitação e inclusão. O espetáculo destaca a luta pela integração racial e a quebra de estereótipos de beleza. A história se popularizou na Broadway em 2002. No entanto, a trama é inspirada em um filme americano homônimo lançado em 1988. O longa-metragem ainda ganhou um remake protagonizado por John Travolta em 2007.
Além de grande elenco, o ator e cantor Tiago Abravanel é responsável pela direção e atuação da peça no papel de Edna Turnblad, a mãe de Tracy. Veja fotos na galeria acima.
SERVIÇO
“Hairspray: em busca da fama” em São Paulo
Onde: Teatro Renault — av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Republica, São Paulo (SP)
Quando: de 5 de setembro a 13 de outubro
Ingressos: disponíveis no site da Tickets For Fun (T4F).