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    Pedágio sem cancela começa a operar em SP nesta quarta (4); veja como funciona

    Até o sétimo ano de concessão da rodovia, a EcoNoroeste deve substituir todas as praças de pedágio por sistema de cobrança

    Patrick Fuentescolaboração para a CNN , São Paulo

    O sistema de pedágio sem cancela, conhecido como “Free Flow”, começa a operar nesta quarta-feira (4) na rodovia SP-333 (km 179), em Itápolis. O sistema foi implementado pela concessionária EcoNoroeste e faz parte de contrato firmado com a Agência de Transporte do governo do estado de São Paulo.

    O controle é feito através de um pórtico, com um sistema de câmeras, antenas e sensores, que permite que motoristas sigam viagem sem a necessidade de parar em cabines ou reduzir a velocidade.

    No segundo semestre deste ano, o modelo Free Flow também será instalado no posto de Jaboticabal (SP). Até o sétimo ano de concessão da rodovia, a EcoNoroeste deve substituir as atuais praças de pedágio pelo modelo sem cancela, como prevista em contrato junto ao governo.

    Para veículos com tag de pagamento — como o Sem Parar — a cobrança será realizada automaticamente pela operadora contratada pelo motorista. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias por um dos seguintes canais:

    • Pelo site da praça Free Flow, disponivel em freeflow.econoroeste.com.br
    • Pelo aplicativo Pedágio Pay, disponível na Apple Store e Google Play Store
    • Através do WhatsApp 0800-326-3663
    • Presencialmente nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUS) da SP-333, através totens de autoatendimento, no cartão de crédito, débito ou PIX

    O não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Veículos de passeio terão direito ao Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga até chegar a 30ª passagem.

    Também há o Desconto Básico da Tarifa (DBT), em que é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.

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