Incêndio de grandes proporções atinge a Floresta Nacional de Brasília; DF tem dia mais seco do ano
Bombeiros estão no local, mas previsão é que o combate às chamas se estenda pela noite
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) nesta terça-feira (3), o que gerou uma espessa cortina de fumaça visível em várias regiões do Distrito Federal (DF).
Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, equipes de combate foram mobilizadas para a área, mas ainda não há informações precisas sobre a extensão do fogo. Pelo menos 20 bombeiros e seis viaturas foram enviados para conter as chamas. A previsão é de que o combate ao fogo se estenda pela noite.
“Os profissionais estão em combate, tentando debelar o fogo, mas as altas temperaturas, o clima seco, o vento e as chamas intensas têm dificultado bastante a atuação,” informou o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou o dia mais seco do ano, nesta terça-feira (3). A umidade relativa do ar chegou a 9% e a temperatura máxima registrada foi de 33ºC, o que contribuiu para a propagação do incêndio.
Incêndios no DF
Na segunda-feira (2), o Corpo de Bombeiros informou que atendeu a 71 ocorrências de incêndios florestais no Distrito Federal. No total, aproximadamente 3,2 milhões de metros quadrados foram devastados por queimadas na capital apenas nesse dia.
Entre os incêndios registrados na segunda-feira, um ocorreu nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda e foi controlado em cerca de quatro horas. As equipes conseguiram conter as chamas antes que elas atingissem as instalações do presídio.
A área queimada próxima ao complexo penitenciário foi de aproximadamente 600 mil metros quadrados. Não houve feridos ou danos materiais significativos, e as causas do incêndio estão sendo investigadas.