Cybertruck: o mistério de quem compra “Tesla estranho” de até US$ 100 mil para deixá-lo estacionado
Desde que a Tesla lançou o Cybertruck no final do ano passado, proprietários e críticos profissionais não têm sido tímidos em divulgar as falhas do veículo
Há um mistério se enraizando no meu bairro. É a história de uma pessoa que gastou algo entre 80 e 100 mil, e talvez até mais do que isso, em um Tesla Cybertruck que está constantemente estacionado na rua — exposto aos elementos, longe de uma estação de recarga, perdendo valor a cada segundo.
Essa pessoa — prometo pedir que ela comente se algum dia nos cruzarmos — e milhares de outras nos Estados Unidos escolheram investir seu dinheiro em um dos produtos de consumo mais divisivos já feitos. E como repórter de negócios, não posso deixar de me perguntar o que leva as pessoas a gastar tanto dinheiro em um carro tão novo e decididamente estranho que tem sido atormentado por problemas de desempenho desde o primeiro dia.
E dirigir algo diferente de qualquer outra coisa na estrada certamente diz… algo.
“É um veículo que certamente foi feito para fazer uma declaração”, disse Jonathan Elfalan, diretor de testes de veículos na Edmunds. “Você pode quase ser uma pseudocelebridade por possuir um.”
Claro, observa Elfalan, não é um modelo que Edmunds recomenda para pessoas que procuram, por exemplo, um caminhão.
Desde que a Tesla lançou o Cybertruck no final do ano passado — totalmente dois anos atrasado e dezenas de milhares a mais do que o preço de compra prometido originalmente — proprietários e críticos profissionais não têm sido tímidos em divulgar as falhas do veículo. E nem estou falando sobre sua estética futurística de caçamba, embora isso certamente dê aos críticos bastante munição. Estou me referindo aos seus recalls crônicos e recursos de design que o tornam uma fera única para se encontrar na estrada.
Aqui está uma breve olhada em alguns dos problemas do Cybertruck.
Em menos de um ano, o caminhão foi recolhido quatro vezes — duas delas exigiram que os veículos fossem levados a centros de serviço para reparos, e duas delas foram correções mais simples de software via rádio.
Na semana passada, a revista Car and Driver disse que o Cybertruck nem sequer foi classificado na lista de “VE do Ano” porque o que eles analisaram quebrou no segundo dia de testes.
A Tesla comercializa o Cybertruck como “à prova de balas”, mas pelo menos um proprietário descobriu que seu veículo ficou inutilizável por várias horas depois de levá-lo para um lava-jato.
E depois há os vídeos.
Vários vídeos virais circularam mostrando Tesla Cybertrucks atolando em todos os tipos de situações – situações das quais talvez uma picape mais típica conseguiria sair. Mas, seja ou não culpa do próprio caminhão ou de seu proprietário típico, o engenheiro chefe da Cybertruck da Tesla, Wes Morrill, foi ao X para reconhecer que “pessoas reais” estavam enfrentando problemas e disse que estava considerando adicionar um modo de “detecção de atolamento” ao software do veículo, o que “daria aos motoristas uma sugestão pop-up quando estivessem presos com ideias sobre como sair do atolamento”.
Questões de segurança não resolvidas
E então há as especificações: o Cybertruck é uma caixa de aço inoxidável de 7.000 libras e ângulo agudo que pode ir de zero a 60 mph em 2,6 segundos. Como muitos caminhões elétricos grandes, isso é o dobro do peso do carro médio na estrada e muito, muito mais rápido. (Para referência: um Toyota Rav 4 2015, como o que eu dirijo, faz de zero a 60 em cerca de 8 segundos).
E isso representa um problema de física para qualquer um que tenha o azar de ser atingido por um Cybertruck.
“Não consigo pensar em outro veículo que eu diria que parece tão letal para um pedestre quanto um Cybertruck — apenas pela aparência e tendo realmente passado o dedo naquela borda”, Elfalan me conta.
A Tesla, que raramente retorna perguntas da mídia, não respondeu ao pedido de comentário da CNN na quarta-feira (28). Em dezembro, o CEO Elon Musk disse que a empresa estava “altamente confiante de que o Cybertruck será muito mais seguro por milha do que outros caminhões, tanto para ocupantes quanto para pedestres”.
Para ter certeza, qualquer caminhão pesado e de alto perfil representa riscos para pedestres e ciclistas, e o Cybertruck nem é o mais pesado na estrada. O GMC Hummer EV, por exemplo, pesa mais de 9.000 libras. Caminhões EV em particular criam um perigo de pesadelo para pedestres e ciclistas, dado seu peso e potência.
Mas as bordas afiadas e os enormes pontos cegos do Cybertruck (mitigados por câmeras) levantaram preocupações entre especialistas em segurança desde o início.
Parte da razão pela qual muitos carros novos nas ruas hoje em dia são todos parecidos, com bordas arredondadas e capôs inflados, é porque as montadoras estão pensando na segurança dos pedestres, diz Elfalan.
O design do Cybertruck, incluindo seus painéis de aço inoxidável, parecem ir contra esses avanços.
Um motorista postou em um fórum de proprietários em maio, dizendo que sofreu um corte que precisou de pontos após prender a porta em sua perna. (“Eu ainda amo o caminhão!”, ele escreveu.)
Especialistas em segurança também levantaram questões sobre a aparentemente pequena “zona de deformação” do caminhão — a seção de um carro projetada para absorver o impacto de uma colisão. Em resposta, a Tesla lançou um vídeo em dezembro de um teste de colisão interno, junto com uma declaração no X dizendo que “a fundição da parte inferior da carroceria frontal do Cybertruck foi projetada para quebrar em pequenos pedaços” para ajudar a “reduzir o impacto do ocupante”.
Mas, no momento, tudo o que temos para confiar em termos de promessas de segurança é a Tesla.
Até agora, nenhuma das duas principais organizações que conduzem testes de segurança independentes nos EUA se pronunciou sobre o Cybertruck, e é improvável que o façam, a menos que as vendas aumentem significativamente.
Isso não é uma surpresa total. Como a Consumer Reports explicou recentemente , a National Highway Traffic Safety Administration e o Insurance Institute for Highway Safety, apoiado pela indústria, cobrem juntos a grande maioria dos carros novos. Mas é improvável que eles conduzam testes de colisão no Cybertruck ou em outros veículos de nicho, dados seus recursos limitados.
A NHTSA testa cerca de 86% dos veículos novos, “uma ampla seção transversal que ajudará os consumidores a tomar decisões de compra sobre os veículos que melhor atendem às suas necessidades”, disse em uma declaração. Um porta-voz do IIHS disse que seu orçamento para testes de colisão é limitado, então ele mira nos grandes vendedores.
“Embora certamente tenha criado muito burburinho, é improvável que investiríamos recursos para testá-lo, a menos que estivesse vendendo em números comparáveis a outras picapes grandes populares”, disse o porta-voz do IIHS, Joe Young, à Consumer Reports, em uma declaração confirmada pela CNN.
A diferença pode ser o ponto
Resumindo: a Tesla não é uma montadora tradicional e sua base de clientes é extraordinariamente fiel.
Elfalan observa que o Cybertruck tem algumas inovações — direção fantástica, cabine espaçosa, passeio suave — mas o que Edmunds comprou sofreu várias falhas no sistema . Isso reflete as raízes do Vale do Silício da Tesla, que se move rápido e quebra coisas.
No entanto, isso pode levar o fabricante de carros elétricos a cometer erros semelhantes aos dos mecânicos tradicionais que trabalham em casa em seus veículos que consomem muita gasolina.
“Eles são uma empresa de tecnologia que constrói carros, e acho que eles fizeram muitas coisas inovadoras, mas em movimento rápido… Acho que há descuidos que podem acontecer com coisas assim, como esquecer de encher o carro com líquido de arrefecimento.”
Ele acrescenta: “Mas a base de clientes é tão fiel que essas coisas podem acontecer, e você ainda ama o veículo no qual acabou de gastar US$ 100.000.”