Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Aniversário do Michael Jackson: veja cinco clipes incríveis do rei do pop

    Cantor norte-americano fez história ao implementar um padrão cinematográfico nos videoclipes

    Flávio Ismerimda CNN

    O cantor Michael Jackson completaria 66 anos nesta quinta-feira (29) se estivesse vivo. Dono de hits como “Thriller”, “Billie Jean” e “Black Or White”, o norte-americano morreu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca motivada por uma overdose de remédios como o anestésico propofol, administrado por seu médico.

    Foram 45 anos de carreira, com dez álbuns de estúdio solo e outras dezenas lançadas no Jackson 5, grupo do qual fez parte ao lado de seus irmãos. Conhecido como rei do pop, o cantor do estado norte-americano de Indiana deixou seu nome na história da música como um artista multifacetado, capaz de compor, cantar, dançar e arrastar multidões em seus shows.

    Sua principal marca talvez seja a mudança no padrão de produção de videoclipes, que colocaram milhões de pessoas em frente à televisão para acompanhar as sucessivas estreias. Para relembrar essa trajetória, a CNN lista abaixo cinco dos mais incríveis clipes de Michael Jackson. Confira:

    “Billie Jean”, do álbum “Thriller” (1983)

    Com direção de Steve Barron (“As Tartarugas Ninjas” e “Take On Me”, do A-ha), o clipe de “Billie Jean” foi o primeiro de um artista negro a ser exibido na MTV e marcou a transição do canal de música. Se antes ele só exibia rock, a partir de então ele passou a mergulhar no mundo do pop.

    Vivendo um ser mágico perseguido por um paparazzi que jamais aparece nas fotos quando reveladas, Michael Jackson eternizou seu look, que incluia, dentre outras coisas, o uso de uma única luva branca.

    “Thriller”, do álbum “Thriller” (1984)

    Tido como o maior e mais importante videoclipe de todos os tempos, “Thriller” tinha a direção de John Landis (“Um Tira da Pesada 3” e “No Limite da Realidade”) e trazia referências de filmes de terror, como lobisomens e zumbis. A coreografia e o figurino se tornaram clássicos tão — ou até mais — relevantes quanto a música.

    “Black Or White”, do álbum “Dangerous” (1991)

    John Landis também dirigiu o clipe de “Black Or White”, estrelado por Macaulay Culkin. O clipe traz mensagens antirracistas, contempla etnias de todo o mundo e ainda conta com a participação de nomes como a supermodelo Tyra Banks.

    “Remember The Time”, do álbum “Dangerous” (1991)

    Outro sucesso do álbum “Dangerous”, o clipe de “Remember The Time” foi dirigido por John Singleton e manteve o padrão cinematográfico dos clipes de Michael Jackson e foi filmado nos estúdios da Universal. Nas cenas, ele tenta seduzir a esposa de um faraó egípcio e vira pó quando os guardas do palácio chegam. Eddie Murphy vive Ramsés e Iman vive Nefertari, sua esposa.

    “They Don’t Care About Us”, do álbum “HIStory” (1996)

    O clipe de “They Don’t Care About Us” reúne Michael Jackson, a direção de Spike Lee e cenários como Salvador e Rio de Janeiro. O vídeo rodou o mundo e tornou conhecidas as favelas da capital fluminense e o Olodum, grupo musical da capital baiana.

    Veja também: As 10 músicas mais ouvidas de Michael Jackson no Brasil, segundo o Ecad

    Taylor Swift bate recorde de Michael Jackson após shows em Londres

    Tópicos