Incêndio em Ribeirão Preto impacta a rotina dos moradores e eleva o número de atendimentos médicos
Sistema de saúde opera com atendimentos 60% acima da média do "normal" em relação aos finais de semana
O interior de São Paulo vem sendo vítima de queimadas desde sexta-feira (23). Ribeirão Preto, sendo uma das cidades mais afetadas, segundo a Prefeitura da cidade, enfrenta atualmente 14 focos de incêndio em diferentes regiões.
Devido à fumaça gerada pelos incêndios, o sistema municipal de saúde de Ribeirão Preto tem registrado um aumento na procura por atendimentos relacionados a problemas respiratórios, operando com 60% acima da média do final de semana.
Nas redes sociais, moradores da cidade compartilham fotos e vídeos sobre a situação dos incêndios e a aparição de fuligem no céu, que está entrando nas casas e causando grande preocupação.
Internautas compartilham que mesmo dentro de casa está difícil de respirar. À procura de uma solução, estão usando máscaras e panos molhados com água para tentar melhorar a situação.
“Está uma ventania empoeirada, a fumaça esconde o sol e transforma a tarde em noite, eu nunca vi Ribeirão preto do jeito que está nesses últimos dias”, diz um dos relatos.
O que diz a prefeitura
Por nota, a prefeitura da cidade informou que tem capacidade de atender quem precisar atendimento. “A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando a situação e está preparada para atender a possíveis aumentos na demanda, especialmente nos próximos dias, na segunda e terça-feira. Recomendamos à população que evite exposição prolongada à fumaça e que procure uma unidade de saúde caso apresentem sintomas respiratórios”, complementou.
A Defesa Civil do município, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, informou que está trabalhando para controlar os incêndios e minimizar possíveis danos.
(*Sob supervisão)