Viagens de carro: destinos próximos de capitais para curtir feriados
Seja para um bate e volta ou uma viagem de curta duração, cidades próximas à capitais aliam atividades na natureza e programas históricos a boa gastronomia e hospedagens acolhedoras
O feriado bate à porta e a dúvida sempre aparece. Seja a dois, com amigos ou com família: para onde viajar?
Uma pesquisa recente do Google revelou que o brasileiro tem preferido viagens mais curtas, com ênfase em modais terrestres de deslocamento. Para se ter uma ideia, as buscas por rotas de até 250 km cresceram 156% neste ano em comparação ao mesmo período de 2022.
Assim, viagens de carro, que podem conciliar tanto estadias mais curtas em um destino ou até proporcionar um bate e volta, são propícias neste momento.
Tendo como referência a capital de alguns estados, é possível conhecer cidades no interior, no litoral ou na serra que guardam belas paisagens, atividades histórico-culturais, hospedagens acolhedoras e uma gastronomia típica de dar água na boca.
Confira a seguir destinos e passeios próximos de seis capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador:
Cidades próximas de São Paulo
São diversas cidades que podem ser facilmente acessadas de carro a partir das rodovias que ligam a capital ao interior paulista, à Serra da Mantiqueira e ao litoral.
No interior do estado, entre 50 km e 100 km de São Paulo, os 10 municípios que fazem parte do Circuito das Frutas, rota turística recheada de programas histórico-culturais e de turismo rural, se destacam na hora da escolha.
Além do contato com a natureza e a história destes locais, a gastronomia ganha força com restaurantes com o melhor da culinária local e as hospedagens dão conta de receber bem casais e famílias.
Atibaia, por exemplo, recebe muitos visitantes aos finais de semana por conta de sua beleza cênica na Pedra Grande, ideal para apreciar o pôr do sol e praticar esportes radicais, além de atrair famílias em busca de diversão e tranquilidade com os grandes resorts Bourbon Atibaia – que inaugura parque aquático neste ano – e o Tauá. Outro exemplo é Itatiba, que possui o famoso Zooparque, maior zoológico particular do país, e ainda hotéis-fazenda de alta qualidade, como a Fazenda Dona Carolina.
Jundiaí, Louveira e Vinhedo, além das redondezas naturais, se destacam pela imigração italiana e circuitos voltados à uva; já Itupeva é lar do complexo SerrAzul, no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, com parque aquático Wet’n’Wild, o parque temático Hopi Hari, o centro de compras Outlet Premium e o Shopping SerrAzul. Confira um guia completo do Circuito das Frutas aqui.
Fora do Circuito mas ainda nas imediações, Campinas também é boa opção para um bate e volta, já que fica a cerca de 1h30 de São Paulo. Com mais de um milhão de habitantes, a cidade tem uma gama de grandes shoppings, universidades, restaurantes e ainda guarda sua história por centros culturais históricos, na Estação Cultura e reserva até um observatório astronômico.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”111624″ title_galeria=”Cidades próximas de São Paulo”/]
Para quem deseja descer a serra e curtir o litoral, há praias calmas e com toques charmosos a cerca de três horas da capital, como Ilhabela e Ubatuba – que possuem águas límpidas, natureza exuberante, pousadas confortáveis e gastronomia baseada em peixes da região.
A costa ainda oferece cidades maiores, como Santos, a apenas 75 km de São Paulo, que conta com grande estrutura hoteleira e de atividades – a cidade tem calçadão e longas faixas de areia. O Museu do Café é um programa cultural recomendado para relembrar a importância do grão para o país, assim como o tour pela Vila Belmiro e o pôr do sol na Ponta da Praia.
O Guarujá também entra na conta, com praias que valem a ida, como Iporanga, São Pedro e de Pernambuco, e hotéis já consolidados, como o Casa Grande Hotel, à beira da Enseada.
Se deseja trocar a areia e a água do mar por temperaturas mais amenas no alto da serra, a Serra da Mantiqueira é a pedida ideal. A mais de 1.620 metros de altitude e a cerca de 180 km da capital, Campos do Jordão oferece programas e acolhimento para casais e famílias.
Aqui é possível subir no Pico do Itapeva e admirar 15 cidades da região do Vale do Paraíba; conhecer o Horto Florestal; passear pelos deslumbrantes jardins do Parque Amantikir; se perder entre as obras do Museu Felícia Leirner; visitar o Palácio Boa Vista – residência oficial de inverno do governador de São Paulo; ou ainda garantir a diversão das crianças em uma das 30 atrações que misturam natureza e esportes radicais no Tarundu.
Passeios por Capivari, no centrinho, e jantares regados a fondue e bons vinhos fecham a noite. A cidade também é marcada pelas boas opções de hospedagem, como os sofisticados Toriba, o Grande Hotel e o Botanique Hotel & Spa.
Outras charmosas cidades pelo entorno ainda valem a visita. Elas se destacam por suas vinícolas, produção de queijos e azeites e ainda garantem cenários bucólicos aconchegantes. São elas: Santo Antônio do Pinhal, Espírito Santo do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monte Verde (MG), Gonçalves (MG), entre outras.
Cidades próximas do Rio de Janeiro
Que o Rio de Janeiro possui belíssimas praias todos sabem. Mas suas cidades serranas aconchegantes e de clima ameno também estão entre os destinos imperdíveis próximos à Cidade Maravilhosa, os quais são acessados em pouco tempo de carro.
As altitudes variam entre 300 e 2.800 metros, em que as cidades rodeadas pela natureza unem aspectos superimportantes da história nacional e oferecem um turismo moderno.
Petrópolis, a 66 km da capital, é uma das cidades: ela é um convite para viagem à época de Dom Pedro II – não é à toa que foi apelidada de Cidade Imperial e carrega até hoje vários dispositivos culturais ligados ao passado brasileiro. Por lá também fica o distrito de Itaipava, superbadalado durante o inverno e que reserva bons restaurantes e vistas privilegiadas das montanhas – além do Castelo de Itaipava.
A 96 km do Rio fica Teresópolis, menos movimentada, mas que é cercada por uma beleza natural única. A cidade é uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilhas e vistas magistrais da cadeia de montanhas e dos picos pontiagudos do parque.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”92459″ title_galeria=”Destinos bate e volta Rio de Janeiro”/]
Claro que, além da Cidade Maravilhosa, as praias do estado também devem entrar na lista. Na Região dos Lagos, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio são conhecidas pelas belezas naturais e das praias de águas límpidas.
Búzios, a duas horas do Rio, tem cerca de 25 praias em oito quilômetros de extensão. A charmosa Orla Bardot, uma extensão da famosa Rua das Pedras, é ponto turístico que reúne bares, restaurantes, hotéis, lojas de grife, galerias de arte e uma vida noturna. É daquelas cidades que podem ser bem aproveitadas em um roteiro de dois dias, como em um final de semana, ou ainda se estendendo em feriados.
Arraial do Cabo, a cerca de 165 km da capital, é responsável por praias paradisíacas, como o Pontal do Atalaia, com águas cristalinas, mar calmo, areia fofa e paisagem deslumbrante. Já Cabo Frio é a maior cidade da região e oferece faixas de areia e uma gama de hotéis e comércios.
Quem também carrega encanto e história é Paraty, no caminho entre São Paulo e Rio, a 270 km da capital paulista e a 240 km da capital fluminense. Seja à beira-mar com as montanhas ao fundo ou no centrinho, este Patrimônio Histórico Nacional é ideal para andar pelas ruas, visitar construções coloniais, comer em restaurantes elogiados e se hospedar em hotéis-boutique.
Por fim, a uma curta distância da cidade histórica de Paraty, Angra dos Reis mantém seu charme irresistível preenchido por belas praias, centenas de ilhas e magníficas paisagens que enquadram perfeitamente a Mata Atlântica e o oceano. Estrategicamente localizada entre as duas maiores capitais do país, o destino oferece praias agitadas e outras isoladas, regiões propícias para mergulho, passeios de barco entre as ilhas e ainda trilhas pela mata. Hotéis luxuosos, como o Fasano Angra dos Reis, enriquecem as escolhas no destino.
O Parque Nacional do Itatiaia, as cidade de Visconde de Mauá e Penedo e ainda hotéis-fazenda pelo Rio, como a União, a São Luiz da Boa Sorte e a Alliança, que foram importantíssimas fazendas produtoras durante o Ciclo do Café, são outros refúgios que valem a pena ao redor do Rio.
Cidades próximas de Brasília
Lazer, cultura e turismo também marcam a capital brasileira, com suas linhas arquitetônicas desenhadas por Oscar Niemeyer. Porém, quem quer percorrer os arredores da capital encontra também destinos permeados por muita exuberância natural.
Um dos exemplos mais notáveis é a Chapada dos Veadeiros, no centro do Brasil, em Goiás, a cerca de 240 km de Brasília. Destino único, a Chapada é lar de uma exuberância natural potente, que oferece aos visitantes muita aventura, cachoeiras e comidas típicas.
A porta de entrada mais famosa e com mais estrutura é o município de Alto Paraíso de Goiás. Junto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a região é repleta de cachoeiras de águas refrescantes, trilhas, grandes formações rochosas e conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”111630″ title_galeria=”Cidades próximas de Brasília”/]
Paraíso do ecoturismo, o melhor é que ele pode ser curtido também ao lado das crianças. As corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas e dos Cristais são pontos mais tradicionais que devem estar no roteiro. E já pensou em se hospedar em um domo com o Parque da Chapada como quintal? Aqui é possível.
E por falar em cachoeiras, a cerca de 112 km de Brasília fica o Salto do Corumbá, parque natural do cerrado de Goiás. É dica para um bate e volta, já que o local funciona como um complexo com sete cachoeiras, camping, pousada, restaurantes, parque aquático e atividades em meio à natureza. O local tem day use com ingressos adultos em média por R$ 65 e outras atividades pagas à parte.
É possível ainda fazer uma viagem de carro para Pirenópolis (GO), a 150 km da capital, que carrega uma alma de interior com suas ruas de pedras, casarões e cachoeiras. Trilhas e rafting também servem bem aos amantes do ecoturismo; igrejas e museus, como de Arte Sacra e do Divino, completam a experiência para quem saber mais da história do local.
Cidades próximas de Porto Alegre
A partir da capital do Rio Grande do Sul é possível adentrar cidades que carregam o clima ameno que o estado é conhecido e também características charmosas encontradas apenas nesta região do país.
A começar, um dos locais mais deslumbrantes do Brasil está a cerca de 200 km da capital gaúcha: Cambará do Sul, a Terra dos Cânions, é a porta de entrada para o maior conjunto de cânions da América do Sul. Imagine desfiladeiros enormes, cachoeiras, vales de quase mil metros de altura e florestas de araucárias.
É uma região de natureza bruta e selvagem ao mesmo tempo que é aconchegante e fascinante – as noites são estreladas e hotéis da região vão de pousadas acolhedoras até casulos luxuosos.
Na contramão, Torres, também a cerca de 200 km da capital, fica no extremo norte do litoral Atlântico e apresenta aos turistas praias com paredões rochosos à beira-mar – as únicas do estado com esta forma. São mais de 20 km de costa e uma das mais conhecidas faixas de areia é a Praia da Guarita, na área de proteção Parque da Guarita. Além de águas clarinhas, a região guarda inúmeras trilhas com visuais de penhascos e enseadas.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”111626″ title_galeria=”Cidades próximas de Porto Alegre”/]
Já muito conhecida dos gaúchos – e um dos destinos nacionais mais visados nos últimos anos -, Gramado, na Serra Gaúcha, fica a cerca de 120 km de Porto Alegre e agrada pelas temperaturas amenas, centrinho com variados comércios e arquitetura de inspirações germânicas.
A cidade está preparada para o turismo com ampla rede hoteleira, farta gastronomia e parques e museus. A dica é também combinar um passeio à vizinha Canela, que impressiona pela catedral da cidade; o Parque Caracol, com grande queda d’água, e o Vale da Ferradura, com a primeira plataforma de aço e vidro da América Latina, o SkyGlass, a 360 metros de altura sobre o Rio Caí.
Para quem deseja mais um pouco do clima bucólico e das paisagens da serra, a pedida é a pequena São Francisco de Paula, no caminho entre Gramado e os cânions. O Lago São Bernardo é o cartão-postal da cidade e as cachoeiras podem ser vistas de perto no Parque das Oito Cachoeiras, em que o nome já entrega tudo.
Cidades próximas de Belo Horizonte
Destinos próximos da capital mineira fazem bonito ao receber os turistas com belas paisagens, patrimônios históricos que são parte da identidade nacional e uma gastronomia que deixa qualquer um com os olhos brilhando e o paladar satisfeito.
A começar, Inhotim é um destino próximo que deve estar no topo da lista. A 60 km de BH, o maior museu a céu aberto do mundo fica na cidade de Brumadinho e reúne mais de 700 instalações de cerca de 60 artistas de 38 países exibidas em galerias e ao ar livre.
Os jardins temáticos somam mais de 4,3 mil espécies – algumas delas raras – e o espaço também é importantíssimo para pesquisas, educação ambiental e conservação.
Impossível não falar de Minas Gerais e não citar as Cidades Históricas Mineiras: são uma verdadeira aula de história a céu aberto com casas coloniais preservadas e inúmeros monumentos, museus, igrejas e restaurantes.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”92480″ title_galeria=”Destinos bate e volta Belo Horizonte”/]
A porta de entrada para as cidades históricas é Ouro Preto, a 1h40 de Belo Horizonte, que conta com um acervo cultural fascinante, além de locais gastronômicos deliciosos – pense em torresmo, feijão tropeiro, frango com quiabo e cervejas artesanais – e hotéis que transportam os visitantes para outra época.
A dica é que a vizinha Mariana pode ser visitada em conjunto com Ouro Preto, já que ela também guarda maravilhas do século 18, como igrejas, ruas de pedra e a famosa Mina da Passagem. Confira um guia de Ouro Preto e Mariana aqui.
Já a cerca de 190 km da capital, a três horas de carro, está Tiradentes, de cerca de oito mil habitantes com tesouros culturais e gastronômicos imensuráveis – é muito bem conservada e cercada de beleza natural pela Serra de São José. O local é dotado de arquitetura do século 18, casarões tombados e igrejas preservadas; uma deliciosa gastronomia; encantadoras pousadas e belas paisagens.
De Tiradentes para São João del Rei são apenas 15 km, a maior e mais populosa das cidades históricas. Ela também carrega o charme do passado com um centrinho histórico, igrejas com ouro e comércios agradáveis, podendo ser conhecida em um bate e volta.
Cidades próximas de Salvador
A capital da Bahia é, ano após ano, um dos destinos nacionais mais buscados pelos brasileiros. Mas, para além de seus pontos turísticos históricos e sua gastronomia singular, a cidade também fica próxima de outros destinos igualmente interessantes.
Um dos exemplos é a famosa Praia do Forte, a apenas 80 km da capital. A praia fica no início do litoral norte da Bahia e é parte do município de Mata de São João.
É um destino conhecido pelo ecoturismo, com praias de desovas de tartarugas, reservas de Mata Atlântica, observação de baleias e arrecifes naturais. Além da tradicional Igreja de São Francisco, aqui fica o Projeto Tamar Praia do Forte, um polo turístico que estuda e ajuda na preservação das tartarugas marinhas. A estrutura hoteleira também é caprichada: Tivoli EcoResort, Iberostar e Refúgio da Vila são algumas das boas opções.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”92471″ title_galeria=”Destinos bate e volta Salvador”/]
Outra sugestão é o Morro de São Paulo, pequena vila a 60 km de Salvador que faz parte da cidade de Cairu, na Ilha de Tinharé. O local encanta pelas praias paradisíacas e águas cristalinas, boas para snorkeling.
A partir de Salvador é possível chegar ao Morro de São Paulo através de catamarã, transporte semi-terrestre (que combina estradas e mar) oferecidos por agências e, atualmente, também em voos em táxi aéreo com pequenos aviões saindo do aeroporto da capital.
Por falar em ilhas, duas delas bem próximas a Salvador são boas opções de bate e volta e agências oferecem até tour combinado – o acesso se dá a partir da capital por meio de barcos de turismo.
É o caso da Ilha de Itaparica, a maior ilha da Baía de Todos os Santos, que fica a 15 km de distância da capital por via marítima; e a Ilha dos Frades, pertencente a Salvador, com paisagem composta por praias, cachoeiras, coqueirais e lagos, rodeada por uma vegetação típica da Mata Atlântica.