Valência: de cidade turística espanhola a Capital Verde da Europa
A cidade espanhola foi consagrada como Capital Verde da Europa por suas praias mediterrâneas e interior verde, mas, também, por suas tradições e estilo de vida de seus moradores
Valência é há muito tempo uma das cidades mais ensolaradas de Espanha, graças à sua localização privilegiada no Mediterrâneo. Agora, também pode afirmar ser a mais sustentável, depois de ganhar o cobiçado título de Capital Verde da Europa.
A Comissão Europeia citou os 5 milhões de metros quadrados de espaços verdes de Valência. De acordo com o relatório da Comissão, 97% dos residentes vivem a menos de 300 metros de uma grande área verde. Quer sejam as populares praias de areia do Mediterrâneo ou a lagoa pantanosa da Albufera, onde o arroz paella de Valência é cultivado.
O título de Capital Verde é concedido anualmente a uma cidade na Europa que estabelece um exemplo ambiental a ser seguido por outros. A Comissão Europeia concede 600.000 euros (656.000 dólares) ao vencedor para financiar programas mais sustentáveis.
O verdadeiro prémio, contudo, é o impulso de marketing que acompanha as credenciais verdes certificadas de uma cidade. Os vencedores anteriores incluíram Tallinn, na Estônia, e Oslo, na Noruega, entre outros.
“Penso que é um reconhecimento por parte da Comunidade Europeia do nosso trabalho comum”, afirma Paola Llobet, Conselheira do Turismo e Inovação de Valência. “É algo que nós, como comunidade, construímos há anos, dentro dos bairros. Temos protegido os nossos pomares, as nossas praias, o nosso mar, o parque natural da Albufera e muito mais.”
Os potenciais visitantes precisam apenas de olhar para um mapa da cidade para ver o exemplo mais impressionante dos espaços verdes de Valência: o Parque Natural Turia, um leito de rio convertido com nove quilómetros de comprimento que atravessa a cidade.
Cidade das Artes e das Ciências
Depois de uma enchente mortal em 1957, o rio foi redirecionado e o Turia foi programado para se tornar uma rodovia com várias pistas. A oposição pública frustrou o desenvolvimento, porém, dando origem a um movimento que exigia mais espaços verdes no centro da cidade. Hoje, o Turia tornou-se um espaço comunitário precioso: uma fita verde que liga os pomares da periferia ao Mar Mediterrâneo.
Os fins de semana são repletos de jogos de futebol, rúgbi e beisebol em uma das muitas instalações esportivas do parque. Em um dia ensolarado, as famílias fazem piquenique sob bosques de ciprestes, enquanto alpinistas e acrobatas amadores testam suas habilidades escalando ou descendo em espiral algumas das pontes medievais de pedra que ainda atravessam o parque.
Valência é também o lar da Cidade das Artes e das Ciências, a obra-prima futurista do arquiteto valenciano Santiago Calatrava – hoje uma das maiores atrações da cidade. Suas curvas brancas brilhantes e suportes esqueléticos conferem-lhe um design da era espacial, tornando-o um local de filmagem favorito para filmes e séries de ficção científica, de “Star Wars” a “Westworld”.
O amor pelo ciclismo foi o que levou Giuseppe Grezzi, um italiano em Valência, a envolver-se na política local, tornando-se vereador da cidade para a mobilidade sustentável durante oito anos. Sua conquista de maior orgulho: aumentar as ciclovias da cidade em mais de 50%. “A cidade é plana. O tempo está perfeito! Queria poder andar de bicicleta para todo o lado”, disse ele depois de participar numa reunião comunitária para discutir o estatuto de Capital Verde de Valência.
“Transformamos a cidade. Fiquei orgulhoso de fazer parte disso. Implementámos muitas políticas para proteger o espaço público, para tornar a cidade mais verde, com mais zonas pedonais e para reduzir a poluição.” Durante o seu mandato, a cidade investiu dinheiro em transportes sustentáveis, expandindo uma nova linha de metro, instalando bicicletas públicas e aumentando quase 200 quilómetros (120 milhas) de ciclovias que ligam a várias “rotas verdes” fora da cidade.
Produtos de “Km0” e sustentabilidade
O outro benefício de todo esse verde é a abundância de frutas e vegetais de Valência. A cidade está rodeada por La Huerta, mais de 120 quilômetros quadrados de pomares e hortas cujos produtos são vendidos nos mercados municipais de Valência. A Comissão Europeia destacou o programa alimentar e de vizinhança da cidade enquanto pressiona pela comida “km0”, um movimento que defende o cultivo e processamento de alimentos no mesmo local onde são vendidos e consumidos, a fim de reduzir os custos de transporte e as emissões de carbono.
O Mercado Central de Valência é um bom lugar para ver isso em ação. Quase 300 vendedores de frutas, vegetais, peixe e carne vendem seus produtos em um enorme salão modernista. O dia começa antes do amanhecer, quando centenas de veículos começam a descarregar produtos frescos dos arredores, incluindo alqueires das famosas laranjas de Valência. Embora tenha se tornado uma atração turística popular, o Mercado Central ainda é usado pelos moradores locais. Cerca de 80% dos clientes são residentes locais, de acordo com o mercado. Isso inclui um número crescente de restaurantes com estrelas Michelin na cidade.
Em 2005, a chef Begoña Rodrigo abriu o seu restaurante, La Salita, para apresentar os ingredientes locais da região valenciana. Em 2019, Rodrigo ganhou uma estrela Michelin por seu menu inovador que “eleva a culinária de vegetais a novos patamares”.
Disputas políticas
Nem todos estão satisfeitos com os planos de expansão do porto de Valência para atrair mais dezenas de milhares de turistas. No entanto, ainda existem grandes desafios ambientais pela frente para a cidade.
Não menos importante é a mudança do ambiente político. A proposta de Capital Verde de Valência foi iniciada durante a administração anterior da cidade, uma coligação de partidos de esquerda conhecida como Compromis. As eleições de 2023 levaram ao poder uma coligação entre o Partido Popular (PP) de centro-direita e o Vox de extrema-direita, um partido que negou a existência das alterações climáticas.
Isso preocupa Giuseppe Grezzi, ex-vereador da mobilidade sustentável. “Muitos dos nossos projetos simplesmente pararam. Muitos estão agora paralisados pela atual administração”, disse ele. “Então, estamos muito preocupados com isso, se vai continuar. Porque esta estratégia não deve ser partidária, nem apenas ligada a um partido. Toda a cidade deve estar envolvida nisso.”
Paola Llobet, atual vereadora de turismo e inovação, afirma que embora alguns projetos estejam a ser reavaliados, a atual administração ainda está empenhada em alcançar os objetivos de sustentabilidade.
“Talvez tenhamos uma forma diferente de chegar aos nossos objetivos, políticas públicas diferentes”, disse ela. “Mas o objetivo continua o mesmo: ter uma cidade sustentável e uma melhor qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem e para as pessoas que aqui vêm nos visitar.”
Um ponto crítico é o porto comercial e o terminal de cruzeiros de Valência. Está a ser considerada uma proposta para expandir o porto, potencialmente atraindo dezenas de milhares de novos turistas por ano. A atual administração também está a explorar a possibilidade de adicionar novos voos diretos dos EUA para o Aeroporto Internacional de Valência.
Cidades como Barcelona e Veneza, no entanto, têm lutado para lidar com o grande número de turistas que chegam. Mesmo para quem trabalha no turismo existe a preocupação de que Valência possa sofrer o mesmo destino.
“Se eles conseguirem limitar o turismo, seja por navio de cruzeiro ou avião, pode ser necessário estabelecer um limite”, disse um guia turístico, que não quis ser identificado, à CNN Travel. “Preocupo-me que, em algum momento, os números se tornem insustentáveis.”
Para Llobet, isso significa utilizar a tecnologia para aliviar o impacto do turismo em Valência. Ela iniciou um projeto para produzir “mapas de calor” da cidade que turistas e guias possam usar para mostrar quais áreas estão mais congestionadas, sugerir rotas alternativas e incentivar os turistas a visitar outros locais da cidade.
“Temos muitos dados. Estamos medindo a poluição atmosférica; poluição sonora e estamos iniciando um projeto sobre emissões de carbono.” Llobet disse: “Queremos que o impacto dos turistas seja positivo. Você sabe, 70% do emprego na cidade depende do setor de serviços que está absolutamente ligado aos turistas.”
Talvez o desafio ambiental mais visível seja a tradição das “Fallas” de Valência, uma profusão primaveril de barulho, cor e pompa que acarreta um pesado tributo ambiental. Dezenas de milhares de pessoas visitam a cidade todo mês de março para participar de uma sucessão de desfiles elaborados e extravagâncias de fogos de artifício. Estátuas gigantes coloridas são exibidas em bairros da cidade e depois incendiadas no final do festival. O resultado geralmente são nuvens de fumaça preta provenientes da queima de poliestireno e produtos à base de petróleo.
Tradições sustentáveis
Este ano, em homenagem ao seu estatuto de Capital Verde, Valência celebra as suas primeiras “Fallas Verdes”, fornecendo financiamento para que os bairros construam com alternativas amigas do ambiente, como papel machê e madeira.
O objetivo é celebrar as “Fallas” com materiais totalmente sustentáveis até 2030.
Este ano, a peça central das “Fallas” é uma estátua gigante de dois andares que está a ser construída em frente à Câmara Municipal chamada “2 Pombas, 1 Ramo”. Um apelo pela paz representa um par de pombas brancas carregando um ramo de oliveira. A estrutura é construída em madeira, papel machê e Neops, uma alternativa espumosa ao poliestireno feito a partir de resíduos vegetais, como resíduos do processamento de trigo e grãos de cereais.
Ainda assim, é difícil impor limites ambientais às tradições acalentadas. Após a entrevista, Llobet convidou a CNN Travel para ir à varanda principal da Prefeitura para ver o “mascletà”, uma queima de fogos de artifício diária durante os primeiros 19 dias do festival. Cada dia é hospedado por uma comunidade de bairro valenciana diferente, conhecida como “fallero”.
Pouco antes das duas da tarde, um grupo de “fallera” especialmente selecionadas, jovens mulheres e meninas em elaborados trajes tradicionais, acompanhou o prefeito para sinalizar o início do “mascletà”.
Depois de um único tiro, vem uma rajada constante de estrondos, seguida pelo grito agudo de fogos de artifício explodindo em estrelas brancas, quase invisíveis contra o céu azul. O que era visível, no entanto, eram nuvens de fumaça. Como explicaram as emissoras locais na varanda, sem fôlego, a arte da “mascletà” não é o show de luzes, mas o ritmo e a crescente do som, culminando em uma barragem ensurdecedora de ruído e fumaça estrondosos e emocionantes.
Llobet admite que é difícil fazer de “Fallas” um evento verdadeiramente verde, mas o seu objetivo é torná-lo uma tradição mais sustentável.
“Estamos trabalhando com diferentes “falleros” para melhorar o uso do plástico e do lixo, o uso da água. A cada ano tentamos melhorar um pouco mais”, disse ela. “Mas temos mais de 100 mil “falleros” na cidade. Um em cada praça ou quarteirão. Então, realmente, é nosso estilo de vida.”