Trens de alta velocidade voltam a conectar Paris e Milão
Rota entre França e Itália foi interrompida em agosto de 2023 por conta de um deslizamento de terra


Viagens diretas por meio de trens de alta velocidade voltarão a conectar Paris e Milão a partir do fim de março. A ligação entre as duas cidades estava interrompida desde agosto de 2023 devido a um deslizamento de terra no interior da França.
A SNCF e a Trenitalia, as duas principais empresas ferroviárias da França e da Itália, respectivamente, anunciaram que vão retomar os serviços entre os dois destinos em trens de alta velocidade.
A SNCF voltará a operar a linha entre Paris e Milão a partir de 31 de março. A empresa utilizará o serviço TGV InOui, cujos trens atingem até 320 km/h e são dotados de classe premium e econômica, assim como bar que serve bebidas, café e almoço.
Já a Trenitalia retomará a rota entre Milão e Paris em 1º de abril usando a frota Frecciarossa, com trens que atingem até 300 km/h e que são usados para ligar importantes centros urbanos dentro e fora da Itália.
A viagem entre Paris e Milão
Ao todo, a jornada de trem entre Paris e Milão leva cerca de sete horas.
A SNCF realizará três viagens diárias de ida e volta de Paris a partir da estação Gare de Lyon. As chegadas em Milão ocorrerão na estação Milano Porta Garibaldi. Segundo a companhia, trechos vão ser vendidos a partir de 29 euros, cerca de R$ 173.
Já a Trenitalia oferecerá duas viagens de ida e volta diárias de Milão a partir da estação Milano Centrale. As chegadas em Paris ocorrerão na estação Gare de Lyon. As viagens ainda terão paradas estratégicas em outras cidades, como Lyon, na França, e em Turim, na Itália.
Desde que houve a interrupção na linha, a SNCF tem operado apenas uma viagem de ida e volta diária entre Paris e Milão por meio de TGV e ônibus.
Até 30 de março, viajantes de Paris seguem de trem até a estação Saint-Jean de Maurienne, nos Alpes. De lá, um ônibus é disponibilizado até a comuna italiana de Oulx. A partir de Oulx, viajantes sobem de novo em um trem para continuar o trajeto até Milão.