Tel Aviv, em Israel, será sua próxima viagem
Cidade israelense é efervescente, jovem e moderna...
A tradução de Tel Aviv é “morro da primavera”. Significa renascimento do povo judeu. E como todo jovem – a cidade possui pouco mais de 100 anos na história de Israel – é agitada, moderna e tem sede de crescer. Por lá, bairros inteiros estão sendo construídos. Há uma procura cada vez mais crescente por turistas e a estrutura hoteleira e gastronômica é digna de grandes centros turísticos.
Sem contar suas praias de areias brancas e o mar do Mediterrâneo, com sua característica cor turquesa. Tudo isso somado à proximidade de Jerusalém, a Terra Santa, com muita riqueza histórica, cultura e, principalmente, um lugar de peregrinação e fé.
A cidade começou a se formar no antigo porto, hoje o bairro histórico de Jaffa ou Yafo (em hebreu). Local onde ainda se pode ver lembranças que remetem à ocupação otomana, como a torre na entrada da cidade velha e diversas construções.
Em 1948 passou a ser uma zona de conflito. A região de Jaffa ficou abandonada. Foi refeita completamente como uma colônia de artistas, com diversas lojas e ateliês com residências em cima. Como ainda as ruas não haviam sido nomeadas, decidiram colocar os signos do zodíaco.
Este lugar cheio de história se tornou uma grande cidade. Suas luzes mostram que o crescimento trouxe muita agitação. Clima praiano, calçadão cheio de gente bonita correndo e andando de bike e bares e restaurantes lotados.
A agitação começa tarde. É comum ver grupos a caminho da badalação e casas noturnas que abrem depois da 1h da manhã. Bauhaus é o estilo arquitetônico predominante. A cidade se tornou patrimônio histórico da humanidade, por ser o maior centro Bauhaus do mundo.
“Cada vez mais agradável”, diz o guia que mora há 30 anos. A cidade apresenta uma boa solução para o crescente trânsito: bicicletas. Elas podem ser alugadas em toda parte, sendo que a primeira meia hora é gratuita. O objetivo é incentivar o meio de locomoção.
A cidade promete badalação e muitas opções para um delicioso verão no Mediterrâneo. Não pensou em ir? Vale colocar já na lista de destinos.
Galerias de arte em Yaffo: