Tailândia volta a permitir visitantes em praia famosa por filme com DiCaprio

As autoridades fecharam Maya Bay ao público em 2018, afirmando que os recifes de corais e diversas áreas da praia estavam danificados pelas constantes atividades turísticas

Jorge SilvaPatpicha Tanakasempipatda Reuters

 

A Tailândia reabriu Maya Bay, uma praia de areia branca que ficou famosa pelo filme “A Praia”, de 2000, estrelado por Leonardo DiCaprio. Foram mais de três anos fechada para permitir que seu ecossistema se recuperasse do impacto de milhares de visitantes diariamente.

A praia, cercada por penhascos de 100 metros de altura, fica na ilha de Phi Phi Leh no Mar de Andaman e só é acessível por meio de barcos a partir de pontos próximos, como as ilhas de Phuket ou Phi Phi, ou do continente Krabi.

As autoridades fecharam toda a Maya Bay ao público em 2018, dizendo que os recifes de coral e diversas partes da praia estavam danificados pelas constantes atividades turísticas. Mas, desde o início deste ano, alguns visitantes foram autorizados a regressar.

“Os tubarões voltaram, os recifes de coral estão crescendo e a água está limpa novamente”, disse à Yuthasak Supasorn, governador da Autoridade de Turismo da Tailândia.

“Isso prova que a natureza vai se curar se dermos tempo, e temos que trabalhar para mantê-la assim também.”

“Maya Bay é linda, é um lugar maravilhoso”, disse Manuele Panin, turista de 40 anos da Itália que estava visitando a praia. “Acho que está tudo bem que tenha sido fechado todo esse tempo para proteger a natureza e permitir que ela se restaure e se recupere.”