Rio de Janeiro tem bairro entre os mais badalados do mundo em 2024; veja ranking
França, Marrocos e Indonésia também compõem lista da Time Out
Conhecer pontos turísticos famosos é sempre um destaque em qualquer viagem. Afinal, é especial descobrir, por acaso, um bairro local com cafeterias aconchegantes, livrarias encantadoras e restaurantes elegantes. É essa a essência do mais recente levantamento da Time Out sobre os “bairros mais descolados do mundo”, na qual o bairro Glória, no Rio de Janeiro, apareceu em 9º lugar no ranking.
Enquanto os pontos mais famosos de uma cidade costumam estar lotados de turistas, essas áreas menos conhecidas permitem que os visitantes vivam como moradores locais, mesmo que seja por algumas horas.
Os destinos dessa lista podem não ser as partes mais badaladas de uma cidade, mas valem a visita graças à sua “cultura, espírito comunitário, vida noturna, comida e bebida”, como define a Time Out.
Para elaborar o ranking de 2024, a rede global de editores e escritores da empresa indicou suas escolhas, que foram avaliadas com base em critérios como o que a Time Out chama de “sabor local único”.
No topo da lista está o vibrante bairro Notre-Dame du Mont, em Marselha, na França, conhecido por sua arte de rua e vida noturna. Segundo os donos do restaurante Razzia, “todo mundo se conhece e se ajuda”.
“Está sempre em transformação. As lojas são autênticas, assim como as pessoas que trabalham e vivem aqui”, contaram Axelle Poittevin e Thomas Benayoun, proprietários do Razzia, ao CNN Travel. “Viva Notre-Dame du Mont!”, acrescentaram.
O Razzia é um dos diversos estabelecimentos de Notre-Dame du Mont destacados pela Time Out. Entre eles, também está a livraria Histoire de l’œil, que já é um ponto de referência há quase duas décadas.
“Nossa livraria tem 19 anos e vimos o bairro mudar muito, o que é maravilhoso”, disse a proprietária Nadia Champesme ao CNN Travel. “Notre-Dame du Mont é realmente um lugar muito legal para viver e fazer compras.”
Marie Dijon, proprietária do restaurante Caterine — elogiado pela Time Out por seu “incrível kebab de polvo” — cresceu no bairro.
“Esse é o lugar onde tudo acontece”, contou Dijon ao CNN Travel, mencionando que a diversidade cultural de Notre-Dame du Mont é o que o torna especial.
Equilíbrio entre “real” e o “descolado”
Em segundo lugar está Mers Sultan, em Casablanca, Marrocos, elogiado pela Time Out por sua autenticidade artística. Segundo a revista, “ainda é um lugar genuíno, sem um café da moda (ou qualquer coisa da moda, na verdade) à vista.”
Já Pererenan, em Bali, Indonésia, aparece em terceiro lugar, com suas “praias intocadas, cafés charmosos, lojas e um estilo de vida tranquilo, sem barulho ou trânsito”, como descreve a Time Out.
O bairro norte-americano melhor posicionado é Kerns, em Portland, Oregon — escolhido por seu ambiente de cidade pequena, fechando o top cinco da Time Out. Já Stokes Croft e St Paul’s, em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, aparecem na sexta posição.
Alex Egge, morador de Bristol, disse ao CNN Travel que Stokes Croft e St Paul’s “resumem a identidade distinta e rebelde da cidade”, destacando também os brechós do bairro como um ponto alto.
“É legal ver [Stokes Croft e St Paul’s] no top 10 e fico feliz que St Paul’s tenha sido mencionado, já que é lar de uma grande população afro-caribenha e tem um carnaval anual que toma conta da cidade”, contou Egge ao CNN Travel.
Curiosamente, o Príncipe Real, em Lisboa, aparece na lista da Time Out em oitavo lugar, seis anos após figurar no ranking de 2018.
“Não há nenhuma regra que impeça um bairro de aparecer várias vezes”, disse Grace Beard, editora de viagens da Time Out, ao CNN Travel.
“A lista deste ano é uma mistura real de bairros surpreendentes, negligenciados e que acabaram de atingir seu momento, e de bairros historicamente ‘descolados’ que estão passando por uma renascença. O Príncipe Real é um exemplo perfeito disso, mostrando como os bairros se adaptam e evoluem sem perder sua identidade.”
Os 10 bairros mais descolados do mundo em 2024, segundo a Time Out:
1. Notre-Dame du Mont, Marselha, França
2. Mers Sultan, Casablanca, Marrocos
3. Pererenan, Bali, Indonésia
4. Seongsu-dong, Seul, Coreia do Sul
5. Kerns, Portland, EUA
6. Stokes Croft & St Paul’s, Bristol, Reino Unido
7. Chippendale, Sydney, Austrália
8. Príncipe Real, Lisboa, Portugal
9. Glória, Rio de Janeiro, Brasil
10. Windsor, Melbourne, Austrália
5 pizzarias brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo em 2024