Redes sociais são os principais meios de busca sobre destinos, diz Ministério
Pesquisa revela que 47% dos brasileiros buscam informações sobre um destino primeiramente através das redes sociais e que 43% pretende fazer uma viagem a lazer em 2024
As redes sociais são as ferramentas preferidas dos viajantes brasileiros na hora de procurar informações sobre um destino. É o que aponta uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada na última segunda-feira (22) tendo em vista as viagens de verão.
O levantamento “Tendências do Turismo” mostra que 47% dos entrevistados buscam informações sobre um destino primeiramente através das redes sociais; em seguida vem amigos e familiares (45%) e, por fim, agências de viagens e operadores turísticos (22%).
A compra das passagens e da hospedagem também sai na frente pelo meio digital, já que 48% dos entrevistados disseram que usam a internet para este fim, enquanto 35% prefere pontos de venda físicos. Quando o assunto é pacote, 38% deles compram a passagem junto da hospedagem, mas as compras avulsas, por conta própria, lideram com 56%.
Viagens de lazer e em família
A pesquisa mostra também que 43% dos brasileiros pretende fazer pelo menos uma viagem de lazer ao longo de 2024, com preferência para destinos dentro do país. Vale lembrar que o Nordeste é a região mais em vista, e São Paulo empata com o Rio de Janeiro na hora de escolher os estados. Já Salvador sai na frente entre os destinos que os brasileiros mais querem visitar em 2024.
Enquanto isso, as viagens em família são as prediletas dos brasileiros para o período do verão, uma vez que 70% dos entrevistados afirmam preferir a companhia dos familiares. As viagens a dois representam 14%, seguidas por viagens com amigos (9%) e viagens solo (7%).
O estudo do Ministério do Turismo, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), diz ainda que 52% dos brasileiros planejam viagens com até três meses de antecedência e que 30% pensam nas férias apenas um mês antes da viagem.
Turismo no top 3 de atividades econômicas
Os dados do levantamento apontam ainda que a população brasileira avalia o turismo como uma das atividades econômicas mais importantes do país, em que é significativa para a geração de empregos e renda, para a economia e para o desenvolvimento regional.
O setor aparece atrás apenas de Tecnologia e de Comércio, que empatam com média 9 em uma escala de zero a 10. Com 8,8 pontos, o turismo aparece empatado com os setores da indústria e da agropecuária.
Vale ressaltar que o Brasil registrou um aumento no número de passageiros e de voos em 2023, em que foram 112,6 milhões de passageiros transportados; 789,3 mil voos domésticos e 122 mil internacionais.
O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo IPRI em dezembro de 2023 e representa uma amostra representativa da opinião pública brasileira, em que foram ouvidas 2.029 pessoas a partir de 16 anos com todos os perfis da sociedade em todas as 27 Unidades da Federação.