Parques e trilhas: 5 programas ao ar livre para fazer com a família em SP

Veja trilhas, parques e passeios para despertar sentidos e aumentar consciência ambiental

Gabriela Pivado Viagem & Gastronomia

O estado de São Paulo tem a maior metrópole da América do Sul — isso é fato. Essa ideia, muitas vezes, faz com que pensemos que programas aconteçam apenas em casas e estabelecimentos fechados, mas a região próxima à capital também oferece passeios ao ar livre para aproveitar em família.

Só na cidade de São Paulo, por exemplo, há o Parque Ibirapuera, o maior do Brasil. Lá, é possível andar de bicicleta, passear com animais de estimação, fazer um belo piquenique em família, visitar exposições, praticar atividade física.

Trilhas para despertar os sentidos e aumentar a consciência ambiental também acontecem na cidade — ou em seus arredores. É o caso, por exemplo, da Trilha da Vida, realizada de olhos vendados no Parque do Guarapiranga, na zona sul.

Veja dicas de passeios ao ar livre para fazer com a família em São Paulo

  • Parque Estadual Fontes do Ipiranga — Trilha da Nascente

No Jardim Botânico de São Paulo, no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, a cerca de 40 minutos do centro da capital paulista, há a trilha da Nascente do Riacho Ipiranga, feita com madeira de reflorestamento. Sendo o terceiro maior pedaço da Mata Atlântica do estado, é possível observar aves e a flora.

https://www.instagram.com/p/C9pMuqPKfVe/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

O percurso dura cerca de 30 minutos e oferece um mirante para fotos. Inaugurado em 2006, o projeto de trekking tenta diminuir o impacto turístico sobre o remanescente da Mata Atlântica.

Parque Estadual Fontes do Ipiranga: Avenida Miguel Estefano, 3031 / Tel.: 11 5067-6176 / Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h. O parque fica aberto das 8h às 17h, nos mesmos dias da semana.

  • Parque Ibirapuera

Um dos pontos mais atrativos de São Paulo, principalmente quando o assunto é atividade ao ar livre, é o Parque Ibirapuera. Com 158 hectares, o local oferece espaço para piqueniques, prática de esportes, dança e também é um ótimo lugar para passear com os pets.

Parque do Ibirapuera
Parque Ibirapuera tem 158 hectares / Divulgação

Inaugurado em 1954, é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo, em que também é possível encontrar exposições, quiosques com comidinhas e muita natureza.

Parque Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – SP / Tel.: (11) 3889-3000 / Horário de funcionamento: portões 2, 3, 4, 9 e 10, todos os dias das 5h às 23h; portões 5 e 6, das 5h às 22h; 7 e 8, das 6h às 20h.

  • Parque da Serra do Mar

A maior porção preservada de Mata Atlântica no Brasil, o Parque Estadual Serra do Mar foi criado em 1977. Administrado pela Parquetur, ele fica a cerca de 40 minutos da capital, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, em uma unidade de conservação.

Tirolesa Voo da Serra, no Parque Estadual da Serra do Mar / Divulgação

Assegurando a proteção integral ao patrimônio biológico da Mata Atlântica, o parque incentiva a educação ambiental e a integração das pessoas com a natureza. Por isso, há diversas trilhas por lá, assim como ciclorrotas, passeios de jeep, de barco, mirantes, rafting e até a Tirolesa Voo da Serra, com 500 metros de extensão.

Com mais de 1.300 espécies de animais e cerca de 1.200 tipos de plantas, é possível encontrar espécies com risco de extinção no Brasil, como o bicho-preguiça e a anta.

Parque Serra do Mar: Portaria de entrada por São Bernardo do Campo – SP 148 – Estrada Caminho do Mar, Km 42, Alto da Serra, São Bernardo do Campo.
Parque Serra do Mar: Portaria de entrada por Cubatão -SP 148 – Estrada Caminho do Mar, Km 50 , Cruzeiro Quinhentista, Cubatão.

  • Parque do Guarapiranga — Trilha da Vida

O Parque do Guarapiranga, inaugurado em 1999 na zona sul de São Paulo, tem o objetivo de preservar a fauna e a flora da região. Para aumentar a consciência ambiental, a organização oferece a Trilha da Vida, sendo feita de olhos vendados.

https://www.instagram.com/p/Cb4-JqirzvA/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Com condução obrigatória de um monitor, a ideia do passeio é ficar em silêncio e ouvir os sons da natureza. O percurso de até uma hora necessita agendamento por telefone ou e-mail. É permitido grupos de até oito pessoas em cada passeio.

Parque do Guarapiranga: Estrada da Riviera, 3286 – São Paulo – SP / Tel.: (11) 5517-6707 /  E-mail: peguarapiranga@sp.gov.br / Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 14h.

  • Parque Estadual da Cantareira 

Inaugurado em 1962, o Parque Estadual da Cantareira também visa incentivar a consciência ambiental com atividades ecoturísticas. Localizado ao lado do Horto Florestal, a cerca de uma hora de São Paulo, tem uma das maiores áreas de mata tropical em uma região metropolitana.

https://www.instagram.com/p/C9XSB6TM7oy/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Uma das trilhas mais famosas é para conhecer a Pedra Grande, situada dentro do parque, na qual é possível realizar uma caminhada noturna em determinadas datas.

Outra alternativa de caminhada é até o Engordador, uma área aberta ao público desde 1992 que oferece atrativos históricos e naturais. Ali, é possível conhecer o antigo abastecimento de água da capital paulista.

A mata ainda é a casa de animais ameaçados de extinção, como o gato-do-mato e o gavião-pomba. Além disso, tem variedade de espécies vegetais.

Parque Estadual da Cantareira: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo –SP. Portão 1 / Horário de funcionamento: das 8h às 17h, com entrada liberada até às 16h, de quarta a domingo e feriados / Entrada a partir de R$ 27,50 pelo site.

Além do Cristo Redentor: pesquisa lista destinos que desafiam o físico

 

 

Tópicos