No Sul, Spa do Vinho une gastronomia e bem-estar ao redor da bebida

Hotel no Vale dos Vinhedos promove hospedagem regada a enogastronomia e vinoterapias, em que uvas e vinhos são as estrelas de uma estadia charmosa

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

No coração do Vale dos Vinhedos, em um cenário rodeado de vinhas na cidade de Bento Gonçalves, o Spa do Vinho surge no horizonte como mais do que um hotel. Ele faz parte de um complexo enoturístico que aposta na gastronomia, no bem-estar e no descanso como trunfos de uma estadia pautada em uma das maiores delícias do mundo: o vinho.

Circundado pelas melhores vinícolas do país, o hotel é uma ótima base para mergulharmos no terroir da região, assim como degustarmos rótulos premiados e saborearmos experiências enogastronômicas bem casadas.

Este é um resumo do que fiz durante minha passagem no Sul, quando saí em busca dos sabores regionais para a temporada especial CNN Viagem & Gastronomia: Sabores do Brasil.

Destino certo para amantes do vinho, o Vale dos Vinhedos surpreende também casais por conta de seu apelo romântico, mas recebe famílias e amigos com as mesmas boas-vindas em torno das lindas paisagens e da boa mesa – tudo isso com muitos brindes ao longo do caminho.

O Spa do Vinho

Ícone da Serra Gaúcha, o Spa do Vinho nasceu como uma homenagem ao vinho não somente como bebida, mas como uma expressão cultural do território.

Logo, o vinho se manifesta aqui de várias maneiras. O hotel fica em uma colina com vistas para o vale, com vinhedos próprios logo em frente, além de possuir o que é considerada a maior adega de um hotel no país, com 40 mil garrafas e uma carta de 700 rótulos.

Tratamentos com uva, pores do sol regados a taças de vinho e degustações são apenas algumas das outras experiências.

Ao todo, o hotel conta com mais de 100 acomodações, divididas em diferentes suítes, apartamentos e quartos. Entre as suítes mais especiais, por exemplo, há a Suíte Régia Casal, com cerca de 58 m², que se abre em dois ambientes, incluindo antessala com lareira, mesa de jantar e vistas privilegiadas para o Vale dos Vinhedos a partir da varanda.

Experiências enogastronômicas

Um dos diferenciais do hotel que pude experimentar durante a minha estadia é a junção do vinho com gastronomia. São cinco espaços gastronômicos, com destaque para o restaurante principal, o Leopoldina, de sotaque francês e que mistura lindamente os nossos aromas e sabores.

Regido pelo chef Fábio Lima, o local apresenta uma cozinha de menus autorais harmonizados com vinhos nacionais. Para elevar o ambiente, os jantares podem ser à luz de velas. Em minha visita, o destaque foi para uma abóbora defumada com fonduta de queijo, que recebeu azeites regionais e ainda foi finalizada com uma pipoquinha de cevada.

Para harmonizar, o sommelier abriu um Villa Europa Merlot 2005, um dos rótulos exclusivos do hotel produzido em poucas safras especiais. Na taça, o visual é de um rubi vivo. No nariz, o vinho tem um aroma intenso de frutas negras e um quê de Bordeaux. Seco e redondo, ele exibe com maestria o terroir do Vale dos Vinhedos.

Inclusive, vale lembrar que a região é detentora da Indicação de Procedência (IP) Vale dos Vinhedos e da Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos.

Enquanto a IP leva em consideração o nome da região que se tornou conhecida como centro de produção do produto, a DO foca nas características distintas em decorrência de fatores geográficos, naturais e humanos. Ou seja, é mais um atestado da proteção dos processos e dos vinhos que saem deste incrível território.

Além do Leopoldina, o hotel conta ainda com espaços que servem desde parrillas a comidinhas leves à beira da piscina, assim como há uma enoteca onde leituras podem ser acompanhadas de goles de vinho.

Experiências ao redor da uva

Vinhedos de Merlot do Spa do Vinho
Vinhedos de Merlot do Spa do Vinho durante a vindima, que ocorre no começo do ano • Yuri Nunes

As uvas ganham não só os menus dos restaurantes, mas vão parar no Vino.Spa, que utiliza a vinoterapia em mais de 30 tratamentos, entre esfoliações, terapias faciais, massagens corporais e banhos relaxantes. As terapias podem ser individuais, como a massagem revigorante e antioxidante que fiz, ou agendadas como rituais personalizados de acordo com os nossos desejos.

Uma das novidades do pedaço fica por conta do promenade da vinícola Ales Victoria, que integra o complexo e oferece uma experiência ao “pé do vinhedo”, com vinhos da DO servidos diretamente da barrica de carvalho.

Ao longo do ano, o leque de experiências ainda se estende com a vindima, degustações guiadas, por do sol harmonizado ao ar livre e piquenique. Deixo aqui o meu brinde ao Vale dos Vinhedos e ao Sul do nosso Brasil!

Spa do Vinho 
Rodovia Rs 444, Km 21 – Vale Dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS / Tel.: (54) 2102-7200 / Reservas e mais informações pelo site

Sul de Minas ganha indicação geográfica para produção de vinhos

 

Tópicos