Luxo e velocidade: Superiate de R$ 434 milhões pode “voar” sobre a água

Alimentado por um sistema de hidrofólio - um tipo de "asa" que atua como superfície de elevação dentro da água - o navio de 74 metros de comprimento pode se erguer acima da superfície da água

Da CNNda CNN

Uma série de conceitos ecléticos e inovadores de superiates tem surgido nos últimos meses e a última invenção do estúdio italiano Lazzarini Design Studio não é exceção.
Alimentado por um sistema de hidrofólio – um tipo de “asa” que atua como superfície de elevação dentro da água – o navio de 74 metros de comprimento, conhecido como Plectrum, pode se erguer acima da superfície da água e aparentemente “voar” em alta velocidade.

Segundo a equipe do estúdio italiano , o design foi amplamente inspirado nos monocascos foil usados ​​na America’s Cup, uma das mais antigas competições internacionais de iates à vela.

Mas, em vez de ser empurrado pelo vento como um iate à vela, este enorme navio laranja brilhante funcionará com três motores movidos a hidrogênio com capacidade de atingir 5.000 cavalos de potência cada.

Embora a tecnologia de foiling remonta a muitos anos, sua popularidade cresceu recentemente, principalmente devido à competição.

No entanto, a construção de um hidrofólio desse tamanho seria, sem dúvida, uma conquista extremamente significativa.

Embora o projeto seja apenas um conceito, os projetistas dizem que ele pode ser construído em dois anos a um custo de cerca de US$ 87 milhões (aproximadamente R$ 434 milhões).

“Gostamos de lembrar que em 1964 a construção naval já era capaz de construir embarcações semelhantes”, dizem os projetistas em um comunicado.

O sistema de foil aparentemente pode ser ajustado dependendo das “necessidades de cruzeiro” do momento, expandindo de uma largura de 15 metros quando o iate está atracado/ancorado e o foil fechado para até 20 metros de boca quando aberto enquanto o iate está navegando em alta velocidade.

Superiate tem seis cabines e uma suíte, além de piscina / Lazzarini Design Studio/Divulgação

Essa “configuração diferente de superiate” permitirá “viajar no mar muito mais rápido do que navios convencionais de tamanho semelhante”, acrescenta a equipe Lazzarin.

Feito de uma mistura de materiais compósitos de fibra de carbono seco, o superiate leve foi “projetado para ser o mais rápido de seu tipo” e terá a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 75 nós.

Quanto às comodidades a bordo, o iate será equipado com seis cabines de hóspedes, uma suíte, um heliponto e um beach club com piscina em seus quatro níveis.

O Plectrum é o mais recente de uma série de designs radicais de superiates da Lazzarini. No ano passado, o estúdio revelou o Sovrano, um gigantesco conceito de superiate de 169 metros com heliportos duplos e um deck retrátil.

Enquanto isso, o estúdio espanhol Rodriguez Design revelou recentemente o Catalina, um impressionante conceito de superiate de cinco andares com uma gigantesca banheira de hidromassagem infinita.


Tópicos