Três lutadores de sumô de ensino médio, pesando 140, 130 e 110 kg, respectivamente, disseram à TV Asahi, afiliada da CNN, que todos sentaram-se lado a lado no voo de volta de Fukuoka para Haneda, em 15 de outubro.

“Acho que o assento do meio foi o mais difícil”, disse um dos estudantes, todos da montanhosa província de Gunma.

“Eu estava brincando sobre as possíveis preocupações com o peso, mas na verdade isso se tornou um problema. Tivemos um grande apoio, embora estejamos um pouco cansados”, disse um representante dos lutadores Gunma à reportagem da TV Asahi.

Não há restrições de peso ou classes na luta de sumô, mas o antigo esporte japonês tem sido dominado por atletas mais corpulentos.

Jovens aspirantes a lutadores, alguns dos quais começam o esporte aos cinco anos de idade, treinam em estábulos de sumô designados, onde dormem, comem e praticam juntos quase diariamente.

Os viajantes no Japão não são frequentemente solicitados a subir em uma balança antes de um voo, mas muitos reguladores governamentais de companhias aéreas determinam a prática para recolher dados.

No início deste ano, a Korean Air pesou os passageiros e suas bagagens como parte das verificações regulares de segurança. A Air New Zealand também realizou um programa semelhante com alguns dos clientes que voam em suas rotas internacionais, como o ultralongo curso entre Auckland e Nova York.