Bal Harbour: o vilarejo de Miami onde luxo e tranquilidade andam juntos

Acervos robustos de arte, vasta variedade gastronômica, ótimas opções hoteleiras e praia tranquila transformam a região em destino desejo para as férias

Vista aérea de Bal Harbour, pequeno vilarejo dentro de Miami, na Flórida
Vista aérea de Bal Harbour, pequeno vilarejo dentro de Miami, na Flórida Divulgação

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Bal Harbour, Florida

Praias ensolaradas, vida noturna vibrante, atmosfera multicultural, restaurantes de renome mundial e uma distancia relativamente curta do Brasil – saindo de São Paulo, o voo, sem conexão, dura cerca de 8 horas – fazem com que Miami se mantenha como a queridinha dos brasileiros há anos.

Mas uma região específica surpreende pela quantidade de pessoas falando português, carros de luxo, lojas renomadas e praias vazias e limpas. Trata-se de Bal Harbour Village, frequentemente confundida com um bairro da cidade, quando na verdade é uma “cidade dentro de Miami”, possuindo sua própria prefeitura.

A história de Bal Harbour remonta aos anos 1920, quando a área era originalmente uma plantação de coco. No entanto, foi somente na década de 1940 que a região começou a se desenvolver como uma comunidade residencial e de lazer. Os empresários Robert C. Graham, Carl Fisher e Walter O. Briggs tiveram a visão de transformar Bal Harbour em um refúgio exclusivo à beira-mar, levando à criação do Bal Harbour Village em 1946. Desde então, a cidade tem evoluído para se tornar um verdadeiro paraíso cercado de arte, mar, gastronomia e, claro, luxo.

Incentivo à arte

Basta andar pelas ruas tranquilas de Bal Harbour para perceber que a pauta arte é levada a sério! Com esculturas e obras espalhadas por suas calçadas, a região vai além e oferece aos moradores e a todos os hóspedes que ficarem em um dos quatro hotéis da cidade um cartão que dá acesso gratuito aos melhores museus e galerias de Miami. No caso dos turistas, para conseguir o cartão, basta solicitar ao concierge do hotel.

Andar por Bal Harbour é se deparar sempre com alguma obra de arte. Região é uma das maiores incentivadoras de arte de Miami  / Tina Bini

O programa Unscripted Bal Harbour Art Access foi criado há 15 anos e garante o acesso exclusivo e gratuito aos seguintes museus e galerias:

Bal Harbour oferece cartão com acesso gratuito a museus e galerias de Miami aos seus moradores e hóspedes / Tina Bini

Hospedagem em Bal Harbour

Se hospedar em Bal Harbour é um convite para ficar pela região e aproveitar a sua bela praia. E quando a hospedagem é no St. Regis ou no Ritz-Carlton o convite se estende para curtir ao máximo as belas estruturas que ambos oferecem.

Em uma ponta está o Ritz-Carlton, com 102 quartos, sendo que cada andar abriga apenas dois quartos, trazendo mais privacidade aos hóspedes, e que é um dos grandes incentivadores e compradores de arte da região. O hotel abriga uma coleção de obras de arte avaliada em mais de US$ 3,5 milhões, e uma exposição permanente com mais de 400 obras, que incluem quadros, trabalhos em papel, fotografias e esculturas, fica espalhada pelo empreendimento para o deleite dos hóspedes. 

É no Ritz também que está uma loja da marca de fragrâncias artesanais de luxo Krigler, fundada em 1904 por Albert Krigler. A casa se tornou amada entre socialites americanas como Grace Kelly, que se misturou no Chateau Krigler 12 na noite em que ganhou um Oscar de Melhor Atriz em 1955, e também tem a princesa Kate Middleton como uma de suas clientes. 

Boutique Krigler dentro do hotel Ritz-Carlton de Bal Harbour
Boutique Krigler dentro do hotel Ritz-Carlton de Bal Harbour / Bronwyn Knight

Com o Oceano Atlântico de um lado e a Intracoastal Waterway do outro, todos os quartos possuem varanda, banheira com uma vista de tirar o fôlego de um janelão do chão ao teto e uma pequena e bem equipada cozinha, ótima para quem viaja com crianças ou tem uma hospedagem mais longa na cidade.

Com uma bela piscina, spa, restaurante com varanda frente mar, academia e cabanas privativas na área da piscina para até seis pessoas, o hotel é realmente um reduto de tranquilidade, ideal para quem busca um cenário calmo, com atenção nos pequenos detalhes e muita privacidade.

Cabanas privativas na área da piscina no Ritz-Carlton Bal Harbour
Cabanas privativas na área da piscina no Ritz-Carlton Bal Harbour / Divulgação

Outra luxuosa opção de hospedagem é o badalado St. Regis Hotel. O empreendimento possui uma entrada toda espelhada com chão de mármore escuro e enormes lustres de cristal. A impressão é que você está literalmente “entrando” num anel de diamante.Só por essa entrada triunfal já dá para ter ideia do que aguarda no restante do imponente hotel.

Uma piscina disputadíssima no verão, um enorme Spa com inúmeras opções de massagens e tratamentos, sauna e jacuzzi e restaurantes e bar que entraram no circuito de hotspot da região.

Entrada do St. Regis Bal Harbour / Divulgação

São 214 quartos com belas varandas e banheiros equipados com banheira. O requinte está na decoração clean, nos materiais usados e nos amenities ofertados. Se no lobby e área comum do hotel a proposta é ver e ser visto, com muita badalação, ao subir nos quartos um oásis de calmaria abraça os hóspedes nos espaçosos quartos que ganham lindas vistas para o mar azul de Miami.

Vista St. Regis Hotel / Divulgação

Na gastronomia, o hotel tem desde o bar da piscina, com lanches e pratos para qualquer hora do dia, o  Mediterrâneo Atlantikós, onde também é servido o caprichado buffet de café da manhã, o BH Burger Bar, com saborosos sanduíches, o francês La Gourmandise, e o St. Regis Bar, que passou por recente reformulação na decoração e atrai visitantes de toda Miami atrás de seus bloody mary, martinis e outros drinques, além do menu com ótimos sushis e rolls.

Comida japonesa faz parte do menu do St. Regis Bar / Tina Bini

Para quem quiser uma experiência ainda mais especial no hotel, desde janeiro oferecem um jantar na praia, sob o céu estrelado da Flórida. A cada noite, apenas alguns sortudos conseguem reserva para essa experiência, onde o chef elabora um menu degustação exclusivo e são montadas mesas românticas à luz de velas na praia, na área bem em frente ao hotel. Uma experiência incrível para ocasiões especiais como aniversários, pedidos de casamento e outras comemorações.

A gastronomia em evidência

É impossível ir para Bal Harbour e não visitar o Bal Harbour Shops. Um shopping que é um verdadeiro reduto de luxo, com marcas como Lanvin, Balmain Paris, Chanel, Ara Vartanian, entre outras, e que oferece uma gama riquíssima de excelentes restaurantes, desde culinária japonesa até francesa, passando pela italiana e mediterrânea. Há literalmente opções para todos os gostos, tornando-o em o grande ponto de encontro da região.

Bal Harbour Shops é o grande ponto de encontro da região, com inúmeras lojas de grandes marcas e restaurantes
Bal Harbour Shops é o grande ponto de encontro da região, com inúmeras lojas de grandes marcas e restaurantes / Divulgação

 Onde comer no Bal Harbour Shops

Restaurante mediterrâneo ABA traz bons pratos para compartilhar em ambiente moderno com mesas internas e externas / Ruben Pictures

O shopping tem sete excelentes destinos gastronômicos. Desde o clássico Makoto, restaurante japonês que tem duas filiais de sucesso em São Paulo, até o italiano Carpaccio e o Le Zoo, que há anos conquista a clientela com seus pratos de bistrô francês e frutos do mar. Outro destaque é o Hillstone, que agrada a todos os tipos de público com seu menu que vai de bons rolls até carnes e massas.

Entre as boas novidades, estão o ABA, restaurante mediterrâneo que possui uma unidade em Chicago e outra em Austin, que traz comida mais leve com influências de todo o Mediterrâneo, principalmente de Israel, Líbano, Turquia e Grécia; e o Avenue 31, que tem uma unidade em Monte Carlo e mistura a atmosfera de um café com lanches rápidos para qualquer momento do dia, oferecendo pizzas, croissants e doces, além de proporcionar uma experiência gastronômica completa com hambúrguer, massas e carnes e peixes.

 

*A jornalista viajou a convite do Bal Harbour Village.