As novidades gastronômicas de St. Barth, paradisíaca ilha francesa no Caribe

De restaurante israelense a unidade do emblemático L'Atelier de Joel Robuchon, pequena ilha caribenha tem novidades que prometem elevar a experiência à beira-mar, como conta a empresária Jornada Gheler

Pequena e luxuosa ilha caribenha tem boas novidades para temporada 2023
Pequena e luxuosa ilha caribenha tem boas novidades para temporada 2023 Le Toiny Hotel

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

St. Barth

Água azul-turquesa, sol durante boa parte do ano, lojas de grife, rede hoteleira luxuosa e boa gastronomia. A fórmula infalível é a que St. Barth oferece aos seus turistas e habitués.

A ilha caribenha é destino cobiçado de jet-setters e fashionistas, que partem para este pedacinho francês ultramarino para dias relaxantes à beira-mar com serviço de primeira.

Para além das belezas estonteantes do mar, a ilha também conta com novidades deliciosas e agitadas que prometem deixar a estadia ainda mais saborosa pelos próximos tempos.

Jordana Gheler, empresária que trocou São Paulo por St. Barth, traz as novidades imperdíveis de onde comer na ilha e compartilha os novos beach clubs que prometem elevar a experiência nas areias.

Dentre as opções há desde restaurantes de Joel Robuchon, o emblemático chef francês, assim como restaurante israelense que equilibra a herança de Jerusalém com a alma festiva de St. Barth.

Para almoçar:

NAŌ Beach Club

Recém-inaugurado, o NAŌ é um clube de praia que inaugurou em dezembro com todo o glamour e descontração pé na areia no coração de Baie de St. Jean.

Com pegada chique ao mesmo tempo descolada, da cozinha saem pratos de inspiração mediterrânea – criações japonesas também podem ser beliscadas.

O local conta com restaurante, bar, espreguiçadeiras à beira-mar e DJ todos os dias.

Baie de Saint-Jean, 97133 Saint-Barthélémy / Tel.: +590 590 77 47 48

Le Rivage

Le Rivage fica entre os hotéis Le Sereno e Le Barthélemy / Reprodução/Facebook

Inaugurado no último mês de agosto, o Le Rivage St. Barth é um beach club que fica entre os hotéis Le Sereno e Le Barthélemy.

Toda a ambientação é linda e o restaurante serve comida italiana no almoço e jantar – espere por antepastos, massas com frutos do mar e pizzas.

Grand Cul de Sac, 97133 Saint Barthélemy / Tel.: +590 590 27 16 35

Gyp Sea Beach Club

É um beach club de pegada cool e good vibes que está na ilha há cerca de dois anos.

Com uma atmosfera relaxada, fica na ponta da Pelican Beach, onde seu bar conta também com DJ e alma festiva.

Da cozinha saem entradas e sobremesas que passam pela brasa em que ingredientes locais e sazonais são priorizados.

Plage du Pélican, Baie de St Jean, 97133 Saint-Barthélemy / Tel.: +590 590 77 53 01 / Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h.

+ Bônus: Além das dicas acima, uma viagem a St. Barth não fica completa sem almoços no Eden Rock, Shellona, Cheval Blanc, Nikki Beach e no Le Toiny Beach Club.

Para jantar:

Kinugawa

Com endereços em Paris, Megeve e Casablanca, no Marrocos, o Kinugawa recentemente fez sua estreia em St. Barth.

O restaurante japonês em frente ao porto de Gustávia é como um izakaya contemporâneo, em que encarrega de fundir a tradição japonesa com o “joie de vivre” francês em pleno Caribe.

33 Rue Jeanne D’Arc, 97133 Gustavia, Saint-Barthélemy / Tel.: +590 590 511 355 / Horário de funcionamento: de segunda a sábado a partir das 19h.

La Petite Plage

Já obrigatório em St. Tropez, agora também é possível ter um gostinho do La Petite Plage em St. Barth.

É como o novo Bagatelle da ilha (restaurante francês superconhecido que fica de frente para o porto de Gustávia).

O ambiente segue a atmosfera de praia com areia no chão; a decoração é chique e descontraída com uso de madeira e vime e a dá para as embarcações do porto.

O cardápio é assinado pelo chef estrelado Eric Fréchon e executado pelo francês Alexandre Delage, que deixou St. Tropez para se instalar em St. Barth.

Rue du Bord de Mer, Gustavia 97133, Saint-Barthélemy / Tel.: +590 590 77 73 59 / Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 19h às 2h.

Sella

É um restaurante israelense superbacana e animado com comidas deliciosas que fogem do óbvio.

Capitaneados pelo chef Assaf Granit, nascido em Israel, os menus são criados com base na mescla entre a herança culinária de Jerusalém e o ambiente caloroso de St. Barth.

Plage de Public 97133 Saint-Barthélemy / Tel.: +590 690 56 15 22 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 19h à 1h.

L’Atelier de Joel Robuchon

Restaurante de Joel Robuchon chegou em St. Barth EM 2021 e serve cozinha francesa premiada / Reprodução/Site

O restaurante do ícone da gastronomia francesa chegou em St. Barth em maio de 2021, em que oferece sua cozinha francesa de qualidade.

É possível pedir pratos acompanhados de taça de vinho ou ainda apostar no menu-degustação. Uma cozinha aberta fica no centro do salão, de onde saem os preparos diante dos olhos dos comensais.

Vale dizer que o pão e os folheados são caseiros. O restaurante fica no centro de Gustávia, próximo ao porto, e é o primeiro da marca no Caribe – para se ter uma ideia, o L’Atelier de Joel Robuchon em Miami recebeu duas estrelas Michelin.

15 Rue du Bord de Mer, 97133 Gustavia, Saint-Barthélemy / Tel. : +590 590 77 30 30/ Horário de funcionamento: aberto todos os dias no almoço (terraço) das 12h às 15h e jantar das 18h30 às 22h; padaria de segunda a sábado, das 7h às 18h e domingo das 7h às 14h.

+ Bônus: Além das dicas acima, é quase obrigatório reservar uma mesa no Bonito, L’Isola, Le Tamarin e no Fouquet’ s Saint Barth, restaurantes sofisticados e já conhecidos da ilha.

Sobre Jordana Gheler

Empresária brasileira, Jordana Gheler trocou São Paulo por St. Barth em 2011, tamanho seu amor pela ilha. Hoje, a profissional promove a ilha para brasileiros, em que adora recebê-los e ainda planeja viagens e eventos para St. Barths e outras localizações paradisíacas pelo mundo.