Arranha-céu em Nova York oferece escalada a mais de 100 andares acima do chão
Visitantes sobem escadas e param em plataformas com vistas deslumbrantes para a cidade com o City Climb, novo passeio do 30 Hudson Yards, em Manhattan
Nova York é uma das cidades que mais concentra arranha-céus no mundo todo e não tem como negar que uma boa maneira de vislumbrar a metrópole é, sem dúvida, nas alturas. Porém, além de decks de observação a centenas de metros do chão, que tal adicionar uma pitada de adrenalina e escalar a fachada de um dos maiores prédios dos Estados Unidos?
É o que o 30 Hudson Yards pode proporcionar aos visitantes. Localizado em West Side, em Manhattan, o prédio de 395 metros de altura passa a oferecer o City Climb, passeio que compreende escalar o exterior do arranha-céu a mais de 100 andares acima do nível da rua.
Acompanhados por guias treinados, pequenos grupos de até 8 pessoas atravessam uma série de plataformas e escadas ao ar livre no topo do edifício acima do Edge, plataforma de observação ao ar livre mais alta de todo o Ocidente. Os corajosos são trajados de equipamentos de segurança e presos por dois cabos ligados a um carrinho que se move junto do visitante.
A experiência, que chega a durar até duas horas, garante vistas impressionantes para todo o horizonte de Nova York, em que os “alpinistas” podem ainda se inclinar sobre as bordas abertas do edifício sem nenhuma barreira à frente.
Considerada “a mais alta escalada a céu aberto de um prédio no mundo”, a nova atração passa a funcionar a partir de 9 de novembro – um dia após a prevista reabertura das fronteiras dos Estados Unidos.
Como funciona
[cnn_galeria active=”85860″ id_galeria=”85877″ title_galeria=”City Climb, escalada no arranha-céu 30 Hudson Yards, em Nova York”/]
Após devidamente trajados com os aparelhos de segurança, os visitantes sobem 32 degraus de uma base até um precipício, em que podem olhar para a rua logo abaixo de seus pés a 362 metros de altura.
Os escaladores sobem então 161 degraus em uma inclinação de aproximadamente 45 graus na lateral do topo do edifício até chegarem a uma altura de cerca de 387 metros, onde os corajosos têm a oportunidade de se inclinar e pairar sobre uma plataforma.
Ao todo, de acordo com informações oficiais, são mais de 370 degraus ao longo da experiência, incluindo subida e descida.
O custo do pacote é de US$185 (aproximadamente R$1.025,00 na cotação atual) que, além do City Climb, dá direito a entrada na plataforma Edge e ainda uma foto digitalizada.
Plataforma de observação
O arranha-céu 30 Hudson Yards faz parte do empreendimento imobiliário Hudson Yards, projeto em West Side, em Manhattan, que abrange a expansão de linhas férreas e a construção de edifícios comerciais e residenciais.
Sexto edifício mais alto de toda Nova York, o 30 Hudson Yards abriga o Edge, que se estende a 24 metros do centésimo andar, e compreende uma visão completa do horizonte da cidade.
Os vidros que cercam a plataforma tem uma inclinação para o lado externo, o que aumenta a emoção, e chãos de vidro com visão para a rua ficam espalhados pela área.
Vale ressaltar que outros pontos de observação da cidade têm sido abertos recentemente, junto a outros locais já clássicos. Os mais famosos são os observatórios nos últimos andares do Empire State Building, com uma área ao ar livre no 86º andar, e o Top of The Rock, no Rockefeller Center, com vistas para o Central Park no 70º andar.
Recentemente, o One World Trade Center abriu um observatório high-tech no 100º andar do prédio, a mais de 380 metros do chão, assim como o One Vanderbilt, que inaugurou o Summit One Vanderbilt, atração cheia de vidros e pontos de observação ao ar livre nos últimos andares dos 427 metros do edifício.