América Latina domina ranking de voos mais turbulentos do mundo em 2024
Pesquisa analisou cerca de 10 mil rotas entre os 550 maiores aeroportos do mundo


Países da América Latina dominaram o ranking que definiu as rotas de voos mais turbulentas de 2024, segundo o site especializado Turbli. Com seis dos 10 trechos pertencentes ao Chile e à Argentina, a viagem entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar da lista.
O estudo da Turbli usou dados de previsão de turbulência da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) e do serviço meteorológico UK Met Office para montar a lista. Com isso, analisaram cerca de 10 mil rotas, entre os 550 maiores aeroportos do mundo, durante um ano.
Em 2023, o Chile também ocupou o topo do ranking de rotas mais turbulentas do mundo com o trecho entre Santiago (SCL) e Santa Cruz (VVI), na Bolívia — o único da América Latina que apareceu no levantamento da época. Em 2024, a rota contrária, entre Santa Cruz (VVI) e Santiago (SCL), apareceu em sétimo lugar.
Além de trechos próximos às Cordilheiras dos Andes, o Nepal, Butão e a China dividiram as outras posições no ranking de 2024, aparecendo em quinto, sexto, nono e décimo lugar.
Ranking específicos do levantamento
O estudo também abrangeu outras categorias, como as rotas mais turbulentas por continente, distância e região.
Na categoria que abrangia a América do Norte, a pesquisa considerou o trecho entre Albuquerque (ABQ) e Denver (DEN), nos Estados Unidos, como o mais turbulento. Na América do Sul, a rota entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar.
Na Europa, o percurso entre Nice (NCE) e Genebra (GVA) ficou no topo do ranking. Na Ásia, o primeiro lugar foi de Catmandu (KTM) e Lhasa (LXA). Já na África, Durban (DUR) e Joanesburgo (JNB); e na Oceania, Christchurch (CHC) e Wellington (WLG).
Nenhuma cidade brasileira apareceu no ranking de 2024. Já em 2023, o Brasil dominou o ranking da América do Sul, com trechos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Florianópolis (FLN) ocupando seis posições na lista.
Além dessas, em 2023, a rota entre Cape Town (CPT) e São Paulo (GRU) foi considerada a sexta mais turbulenta na categoria de longa distância. Na categoria de média distância, a viagem entre Florianópolis (FLN) e Santiago (SCL) era a nona mais turbulenta. Todas ficaram de fora do ranking atual.
Veja top 10 rotas mais turbulentas do mundo de 2024
- Mendoza (MDZ) – Santiago (SCL);
- Córdoba (COR) – Santiago (SCL);
- Mendoza (MDZ) – Salta (SLA);
- Mendoza (MDZ) x San Carlos de Bariloche (BRC);
- Catmandu (KTM) – Lhasa (LXA);
- Chengdu (CTU) – Lhasa (LXA);
- Santa Cruz (VVI) – Santiago (SCL);
- Catmandu (KTM) – Paro (PBH);
- Chengdu (CTU) – Xining (XNN);
- San Carlos de Bariloche (BRC) – Santiago (SCL).