5 programas para fazer com crianças em Paris

Capital francesa reserva programação de parques de diversão a museus famosos vistos de diferentes perspectivas

Engana-se quem pensa que Paris não tem programas para crianças; brasileira oferece roteiro especial aos pequenos por emblemáticos museus da cidade, incluindo o Louvre
Engana-se quem pensa que Paris não tem programas para crianças; brasileira oferece roteiro especial aos pequenos por emblemáticos museus da cidade, incluindo o Louvre Unsplash

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Falar em Paris é associá-la diretamente a maravilhosos clichês como romantismo, moda, cultura, arte e, claro, boa gastronomia. Dentre tantas atividades e programas que a capital da França oferece, um tópico acaba não sendo tão explorado: o que fazer com crianças na cidade.

Há mais programas dedicados a eles do que a maioria dos turistas imagina.

A terra do Mickey, a Disneyland Paris, obviamente, não pode passar desapercebida, e é uma ótima opção para incluir em seu roteiro, mas até os emblemáticos museus Louvre e D’Orsay podem ganhar novas perspectivas com o público mirim. Quer saber como? Te contamos!

Confira 5 programas para fazer em Paris com crianças:

  • Novas perspectivas nos museus mais famosos da cidade

De cara, pode parecer impensável e pouco atrativo você levar uma criança para visitar os museus parisienses, tão imponentes e muitas vezes complexos até mesmo para adultos. Mas uma brasileira que mora há 14 anos na cidade resolveu desmistificar um pouco essa ideia e criou passeios especiais para os pequenos, explorando os famosos espaços culturais e artísticos da capital francesa.

Com objetivo de mostrar que arte é sim para todas as idades, Claudia Gazel usa uma linguagem acessível e oferece propostas diferentes que buscam ensinar e divertir ao mesmo tempo. No Louvre, por exemplo, ela propõe que os pequenos desvendem oito enigmas do espaço. Por meio de dicas, recheadas de histórias, eles conhecem obras como Monalisa, Grande Esfinge e Venus De Milus de forma descomplicada e atrativa.

“Não parece aula, não parece tarefa. Eu tenho o objetivo de despertar o interesse nas crianças como se fosse uma brincadeira. Uso um material de apoio diferente que eu criei e planejo uma visita dinâmica. Quero ensiná-los a olhar, a reparar, prestar atenção nos detalhes. Estou para contar a história com uma linguagem acessível e comunicação direta com eles”, explica Cláudia.

No D’Orsay, ela leva uma mala com 8 pequenos objetos. O objetivo é que as crianças encontrem as figuras apontadas nas obras de Monet, Degas, Renoir, entre outros. A partir dai, as histórias por trás de cada uma delas são contadas.

A mesma proposta é levada também a Versailles, onde as crianças ficam de boca aberta em frente à tanto luxo.

no Orangerie, casa de obras de Claude Monet, Paul Cézanne, entre outros, além da visita didática, ela monta um pequeno ateliê para as crianças, que com pincel, tinta e uma tela, pintam tudo aquilo que observam nos jardins do museu. Todas as experiências duram em torno de 2h. Mais informações podem ser encontradas neste link.

  • Galeria da Evolução no Jardin des Plantes 

Galeria da Evolução - Paris
Galeria da Evolução mostra a história, diversidade e a evolução das espécies de todo o mundo / Reprodução site

Se alguns locais podem ganhar novas perspectivas para agradar as crianças, outros já têm por si só atrações que fazem os olhos dos pequenos brilharem. Em Paris, a Galeria da Evolução pertence ao Museu de História Natural e é uma parada quase obrigatória.

Ela está localizada dentro do Jardin des Plantes e traz exposições onde a modernidade se encontra com a história e a ciência, mostrando a diversidade e a evolução das espécies em mais de 7.000 exemplares expostos. Com animais de todo mundo, ele possui também salas interativas e traz muita informação acerca de tudo o que engloba a biodiversidade: teorias da evolução, genética, animais em extinção, entre outros temas.

A tempo: o Jardin des Plantes reúne diversas atrações além do Museu de História Natural, incluindo outras galerias, jardins e até um zoológico. Vale a pena inclui-lo em seu roteiro com crianças!

Galeria da Evolução: Rua Geoffroy Saint-Hilaire, 36, 75005 Paris, no 5º arrondissement/ Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h às 18h/Ingressos podem ser comprados neste link.

  • Parc Astérix

Parc Astérix fica próximo a Paris e traz mais de 50 atrações e shows com a temática do desenho dos anos 1950 / Reprodução Facebook

Localizado a 35km de Paris, o Parc Astérix é um parque de diversões inspirado nos personagens do desenho criado em 1959 na França. Ele reúne mais de 50 atrações e shows temáticos baseados na saga dos gauleses Astérix e Obelix contra os invasores romanos. O parque é dividido por regiões, sempre fazendo referência à história, e os brinquedos são classificados como “fortes”, “para toda família” e “para crianças” (a lista pode ser conferida neste link). O local conta com lojas, restaurantes e hotéis para se hospedar no complexo para quem quiser curtir mais de um dia e ganhar regalias, como horários exclusivos de acesso.

Parc Astérix: 60128 Plailly, France/ Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h, aos sábados e domingos, das 10h às 19h (no verão europeu ficará aberto até 22h)/ Ingressos podem ser comprados neste link.

  • Cité des Sciences et de l’Industrie

“Cidade da Ciência e da Indústria”, em Paris, tem espaço dedicado às crianças, com atividades interativas desvendando mistérios sobre o tema / Besnard Veronique

A “Cidade da Ciência e da Indústria”, conhecida como CSI, é um dos maiores museus de ciência da Europa. Localizado em Paris, ele recebe cerca de 5 milhões de pessoas todos os anos e tem como objetivo promover o conhecimento científico e técnico, atraindo olhares de todas as idades por meio de suas exposições permanentes e temporárias.

As atrações do espaço incluem um planetário, um submarino (o Argonaute ), um teatro IMAX ( La Géode ) e áreas especiais para crianças e adolescentes, com exposições dedicadas a este público. Na “Cidade da Criança”, seis espaços interativos que buscam desvendar mistérios científicos por meio de jogos. Lá, por exemplo, eles podem correr para medir sua velocidade, testar seu equilíbrio, mudar sua aparência, aparecer em especiais de filmes dentre outras atividades.

Cité des Sciences et de l’Industrie: 30 Av. Corentin Cariou, 75019 Paris, France/ Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h30 às 18h; aos domingos, das 9h30 às 19h/ Ingressos podem ser comprados neste link.

  • Paradox Museum

PARADOX-MUSEUM-PARIS
Paradox Museu, em Paris, tem dezenas de cenários instagramáveis que usam a ilusão de ótica como principal atrativo / Reprodução site oficial

Com mais de 70 cenários, exposições divertidas e muita ilusão de ótica, o “Paradox Museum” tem unidades espalhadas pelo mundo, sendo uma delas em Paris. Ele tem a proposta de mostrar que “nem tudo o que parece é”. Nestes espaços instagramáveis, com labirintos, espelhos e cenografia especial, ilusões desafiam a realidade e proporcionam ótimas fotos. Na sala invertida, por exemplo, o visitante pode aparecer flutuando em uma imagem mesmo sem sair do lugar. Impressões diferentes, mas com o mesmo objetivo de desafiar a mente, são encontradas a cada cenário.

Paradox Museum: 38 Bd des Italiens, 75009 Paris, France/ Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 21h/ Ingressos podem ser encontrados neste link.

  • Dica Bônus: Jardin D’ Acclimation

Símbolo da Paris moderna imaginada por Napoelão III, o Jardin D’ Acclimation foi fundado em 1860 e é o único parque de diversões dentro da capital. Ele foi totalmente reformado em 2018 e traz 42 atrações em uma enorme área rodeada de muito verde. Além dos brinquedos, há oficinas, uma parte reservada para mais de 450 animais, restaurantes e lojas. Por lá, passam mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Jardin D’ Acclimation: Bois de Boulogne, Carrefour des Sablons, 75116 Paris/Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 10h às 18/Ingressos podem ser comprados neste link.