5 estilos bem diferentes de wine bars em Montevideo
Nossa colunista Giuliana Nogueira indica bares de vinhos na capital do Uruguai que são perfeitos para quem quer conhecer muitos rótulos da região, mas não vai ter a oportunidade de ir até as vinícolas
Para quem quer mergulhar no universo dos vinhos uruguaios sem ir às vinícolas, uma boa dica é explorar os wine bars que estão espalhados pela cidade.
Tem para todos os gostos e a dica é aproveitar os vinhos em taça, assim dá para provar vários, descobrir novos rótulos e se ter um gostinho do que andam produzindo por lá.
Vale lembrar que, embora o Uruguai leve a fama por seus tannats, tem outros excelentes tipos de uvas que merecem ser degustadas. Atenção especial aos brancos!
Baco
A Baco, localizada no bairro de Punta Carretas, é o que tem mais pinta de restaurante. Funcionam direto – 365 dias por ano, das 12h às 24h. Inclusive, para quem procura um local para festejar o Natal ou Réveillon, eles estarão abertos e prontos para brindar.
A carta de vinhos não é exclusivamente uruguaia, mas das 15 opções por taça 7 são locais. Na adega há mais de 200 garrafas de uma seleção variada e cuidadosa, organizada por cepas. O menu de comidas também é caprichado. É possível pedir desde seleção de queijos e charcutaria, quiches, sanduíches e saladas até pastas e pratos à base de carne ou frutos do mar.
Baltazar
O pequeno notável Baltazar está localizado dentro do Mercado Ferrando, no bairro Cordon. O lugar despojado tem cerca de 80 rótulos dando grande atenção a pequenos produtores uruguaios. Em taça, sempre de 10 a 12 opções diferentes.
Do balcão saem também tábuas de queijos e curados, mas as opções se estendem a todo mercado. É possível pedir taça para acompanhar os pratos dos diversos restaurantes por ali, com opções que vão do croquete e parrilla a pizza, tacos ou hambúrger. Aberto diariamente, acompanha o horário do mercado e fecha apenas nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Bar de Vinos
No elegante bairro de Carrasco fica o belíssimo e austero Bar de Vinos. Tem uma carta extensa dividida por regiões do Uruguai, formato didático para quem quer conhecer melhor o que está provando.
No total são mais de 200 opções em garrafas, contando também com opções de diversos países, incluindo: Jerez, Porto e ainda vermute uruguaio. Da cozinha saem entradas para compartilhar, três opções de pratos principais e sobremesas.
Montevideo Wine Experience
Já virou um clássico! Localizado na Ciudad Vieja, o charmoso Montevideo Wine Experience tem impressionantes 40 rótulos de diversas vinícolas uruguaias por taça, além de uma seleção de vinhos de guarda e safras especiais à venda em garrafa. Há também a possiblidade de fazer degustações escolhidas pelo proprietário Nicolas Bruzone. As noites costuma ter boa música ao vivo e petiscos para acompanhar a boêmia.
Oriundo
O mais novo desta lista fica há poucos metros do parque Rodó, em uma região que vem ganhando bons bares, cafés e restaurantes. No Oriundo quase tudo sai por taça. São 14 torneiras de vinhos uruguaios de vinícolas próximas a Montevidéu. Vinhos de guarda também estão disponíveis em garrafa.
Para acompanhar, um menu de tapas muito bem executado e tão tentador que – mesmo os mais carnívoros – não vão perceber que o menu é vegetariano. O local funciona direto do almoço ao jantar, de segunda a domingo.
Giuliana Nogueira
Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè. Mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.