10 milhões de cidadãos da Irlanda partiram; veja por que você deve visitar o país

Nação que completa 100 anos de existência em 2022 tem tradição literária e pontos turísticos imperdíveis; saiba o que fazer neste país moderno e cada vez mais multicultural

Maureen O'HareRichard Questda CNN

Com o fenômeno global que é o Saint Patrick’s Day e com pubs irlandeses encontrados em todos os lugares, do Peru a Lanzarote, pode ser fácil pensar que você tem uma noção da Irlanda sem visitá-la, especialmente se você for uma das 70 milhões de pessoas em todo o mundo que podem reivindicar a herança irlandesa.

No entanto, para ter uma ideia real da energia moderna desta pequena nação insular, você precisa visitá-la, e a maioria das pessoas começa sua jornada nas ruas de Dublin.

É uma capital compacta e fácil de percorrer, com seu horizonte de arranha-céus e marcos de granito georgianos construídos em escala humana.

Você pode seguir o rio Liffey pelo centro da cidade, do oeste, a partir de Phoenix Park e Kilmainham Gaol, passar pela Guinness Storehouse, pela Catedral de São Patrício e pelo Castelo de Dublin, até as recém-rejuvenescidas docas a leste.

Da Butt Bridge, você pode ver o antigo e o novo: a tradicional Dublin, representada pela neoclássica Custom House, e as novas torres de finanças e os diversos guindastes, mostrando como a cidade vem crescendo.

O melhor da Europa

Uma das mais novas atrações da cidade no Custom House Quay: o EPIC Museu da Emigração Irlandesa, vencedor do prêmio Europe’s Leading Tourist Attraction pelos World Travel Awards pelos últimos três anos consecutivos.

Projetado pela mesma equipe premiada do Titanic Museum de Belfast, ele conta as histórias de 10 milhões ou mais de pessoas que partiram da Irlanda ao longo dos séculos, por razões que vão da fome à necessidade econômica, do conflito à perseguição religiosa.

Eles foram para a Grã-Bretanha, Estados Unidos, Austrália e além, construindo ferrovias e cultivando território de fronteira.

E levaram sua cultura com eles, embaixadores de contar histórias em suas novas nações e criaram uma nova mitologia irlandesa no exterior. Eles e seus descendentes são a diáspora que museus como o EPIC desejam atrair, e em 2013 uma iniciativa de turismo irlandesa, The Gathering, foi dedicada justamente a esse público.

Despedidas chorosas e retornos esperados tornaram-se parte da identidade nacional, a área de desembarque em seus aeroportos repleta de outdoors destinados a expatriados com saudades de casa, famintos por pão de Brennan e batatas fritas Tayto.

Como disse a então presidente Mary Robinson em 1996, “esta grande narrativa de desapropriação e pertencimento […] tornou-se, com certa ironia histórica, um dos tesouros de nossa sociedade”. Tornou os irlandeses um povo voltado para o exterior, fortemente pró-europeu, e talvez seja esse legado de dificuldades que o torna uma das nações mais generosas do mundo quando se trata de doações para caridade.

Música e dança

O Cobblestone em Smithfield é o principal local da cidade para música tradicional ao vivo / CNN

A mais conhecida das exportações culturais da Irlanda é, claro, o pub, mas na Irlanda atingida pela pandemia, muitos foram forçados a fechar para sempre.

A CNN visitou The Cobblestone, uma instituição do norte de Dublin famosa por sua música tradicional ao vivo que acaba de vencer uma batalha legal que lhes permitirá sobreviver.

“Acredite ou não, sendo esta a capital do país, não há muitos lugares onde você possa realmente ir e se envolver com esse aspecto de nossa cultura aqui diariamente”, disse Tomás Mulligan, cujo pai, Tom, assumiu o pub Smithfield por 30 anos atrás e o transformou no ponto de música ao vivo que é hoje.

O renascimento da música tradicional irlandesa tornou-se mainstream na década de 1960, emblemático de um novo orgulho nacional nesta nação ainda jovem, que este ano completa 100 anos de independência.

Tom Mulligan falou recentemente no Irish History Podcast sobre as influências globais encontradas na música e dança tradicional irlandesa, da África, Espanha, América e além. “A Irlanda tomou emprestado, certamente por ser parte do Império Britânico e da Europa continental, eles tomaram emprestado idas e vindas”, disse ele.

De “Danny Boy” (escrita por um inglês) a “The Fields of Athenry”, as canções folclóricas mais famosas da Irlanda são contos de exílio e saudade, enquanto o agora popular padrão “She Moved Through the Fair” era um clássico perdido que só tornou-se popular novamente na Irlanda depois de ser redescoberto na América.

Da mesma forma, a música country é tão popular na Irlanda que tem seu próprio subgênero: Country ‘n’ Irish. Riverdance também foi um fenômeno global irlandês-americano nascido em Chicago.

A tradição literária

A modernidade e a transformação mudaram muito aqui, mas não mudaram as partes da vida de Dublin que fazem desta cidade o que ela é, e as instituições sobre cuja história ela cresceu e ainda se baseia.

O Trinity College, fundado em 1592, é a universidade mais antiga da Irlanda. A harpa Brian Boru, a mais antiga da Irlanda e o modelo da insígnia do país, é mantida na espetacular biblioteca Long Room do Trinity College, que também abriga o manuscrito do Evangelho do século IX, “O Livro de Kells”.

Richard Quest encontra o imitador de James Joyce John Shevlin (à esquerda) no café de Bewley/ CNN

A Irlanda se orgulha de suas tradições de contar histórias: teve quatro ganhadores do Nobel Literário – W.B. Yeats, G. B. Shaw, Samuel Beckett e Seamus Heaney – embora todos, exceto um, tenham chegado ao fim de suas vidas em terras estrangeiras.

Dois dos escritores mais célebres da Irlanda, Oscar Wilde e James Joyce, foram em seu tempo párias e exilados, criticados por ultrajes contra o que era então considerado decência pública.

O artista anglo-irlandês, Francis Bacon, um gigante pioneiro da arte contemporânea, trocou a Irlanda pela Inglaterra na adolescência: um homem abertamente gay em uma época em que era ilegal em ambas as ilhas, ele não teria sido facilmente aceito na sociedade de sua pátria durante grande parte de sua vida.

Mas, assim como Wilde e Joyce, Bacon foi aceito postumamente. Todo o conteúdo do estúdio de seu artista foi adquirido pela galeria Hugh Lane de Dublin, onde foi remontado exatamente como era quando Bacon criava suas obras lendárias. É um dos segredos mais bem guardados da cidade e, o melhor, a entrada é gratuita.

Natação no mar

Embora Joyce tenha passado grande parte de sua vida na Europa continental, sua maior obra, o clássico modernista “Ulysses” – que também comemora seu 100º aniversário este ano – é uma carta de amor à sua cidade natal, uma odisseia seguindo um homem, Leopold Bloom , em uma viagem de um dia ao redor de Dublin.

As cenas de abertura do romance ocorrem em na torre Martello, na costa do subúrbio de Sandycove, agora um museu de James Joyce e local de peregrinação para os fãs que todos os anos celebram o Bloomsday em 16 de junho.

A área é um local popular para os banhistas, com a natação no mar se tornando cada vez mais popular desde a chegada da Covid.

Celebridades estão até se envolvendo. Harry Styles foi visto esta semana dando um mergulho nas proximidades de Vico Baths, seguindo os passos de Matt Damon, que apareceu lá em 2020 depois que ele e sua família passaram pelo lockdown da Covid na área.

A CNN juntou-se ao grupo local The Ripple Effect (o efeito da ondulação, em tradução livre) para um mergulho matinal no 40 Foot Promontory.

“Durante o lockdown, muitas pessoas não podiam se encontrar dentro de casa, então muitas pessoas começaram a se conectar do lado de fora”, explica a membro Katie Clark. “Foi apenas um bom lugar para vir e redescobrir o mar”.

Quanto ao nome do grupo, a colega Mandy Lacey diz: “Os irlandeses adoram ajudar as pessoas! Está na nossa natureza. Acho que o Ripple Effect é uma coisa irlandesa. Faz parte da nossa história. Quer passemos por tempos difíceis ou bons, todos estão lá para realmente, realmente apoiar uns aos outros”.

Os que ficaram e os que partiram

Há uma confiança em uma Irlanda moderna e cada vez mais multicultural/ Divulgação

No início deste ano, o cineasta britânico Kenneth Branagh ganhou um Oscar por “Belfast”, um filme semi-autobiográfico sobre sua infância na Irlanda do Norte antes do conflito de 30 anos conhecido como The Troubles forçar sua família a fugir para a Inglaterra. Ele termina com a dedicatória: “Para os que ficaram. Para os que partiram. E para todos os que foram perdidos”.

Mas enquanto nos séculos passados, as despedidas muitas vezes significavam exílio permanente, agora é uma porta que se abre nos dois sentidos.

Muitos expatriados irlandeses, reavaliando suas prioridades após a pandemia, voltaram para casa para novas vidas com suas jovens famílias. E como sempre foi o caso, quem voltou leva a experiência e o conhecimento que adquiriram no exterior, o que pode ajudar seu país de origem a prosperar.

Em 2015, a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo por voto popular, e agora está longe de ser o país homogeneamente católico da imaginação popular. Esta nação de emigrantes também foi enriquecida nas últimas décadas pela migração interna. Há uma nova confiança nesta Irlanda moderna e cada vez mais multicultural.

A Irlanda mudou muito desde que foi aclamada na virada deste século como o “Tigre Celta”. O que se seguiu foi uma década ou mais de enorme crescimento econômico e grande otimismo. Agora, como o resto do mundo, a Irlanda está buscando seu propósito pós-pandemia.

Mas, como a história mostrou, esta pequena e jovem nação pode fazê-lo olhando primeiro para dentro, depois para o mundo.

 

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