10 aplicativos de viagens essenciais para baixar antes de embarcar
Existe uma infinidade de aplicativos para todo o tipo de tarefa, desejo ou desafio e escolher os mais úteis nem sempre é tarefa fácil. Confira os mais usados pelo nosso colunista Luiz Candreva em suas viagens pelo mundo
O que não faltam são aplicativos para as mais diversas funcionalidades. Em viagens, muitos deles facilitam a vida do viajante e até ajudam a economizar – tempo e dinheiro.
Saber utilizá-los ao seu máximo requer alguma prática, por isso baixe os apps antes de embarcar e se familiarize com as suas funcionalidades, faça os cadastros necessários e os deixe prontos para uso antes de viajar.
A seguir, uma lista com os apps que não abro mão de ter no smartphone na hora de viajar.
1 – Kayak: na minha opinião o melhor agregador de serviços para viagens
Com interface simples, oferece opções para locações de veículos e reservas de passagens e hotéis. O Kayak nas suas versões para smartphones, tablets e também web é obrigatório para quem viaja.
Aliás, uma das funções mais interessantes é o “Hacker fare”, tarifa que mistura dois voos que podem ser comprados separados, mas que perfazem uma mesma viagem.
Além disso, é difícil encontrar melhor agregador para reserva de veículos. Por procurar em diferentes sites, o Kayak já me garantiu economias de 40% a 50% na locação do mesmo carro.
Por fim, a função “explore” que rastreia destinos pelo mundo com preços atraentes num mapa é excelente para quem decide viajar de última hora.
2- Turo: a principal plataforma de P2P (“Peer to Peer” ou “par a par” em português) para automóveis no mundo
O Turo é uma mão na roda para quem quer alugar carros superbaratos (mesmo que mais antigos) ou megaexclusivos e não disponíveis nas locadoras tradicionais. De conversíveis premium e esportivos, a elétricos, híbridos e clássicos, a variedade é impressionante.
As locações são seguradas e o processo como um todo funciona, geralmente, muito bem para as locações. O primeiro cadastro é um pouco burocrático, mas vale a pena. Já falei dele aqui numa edição passada da coluna, versando sobre Islamorada.
3- WikiLoc / Watersports Tracker: aqui um combo porque ambos atendem a funções parecidas
Sou um aficcionado por hiking, trilhas e esportes aquáticos, ambos apps que permitem gravar ou registrar esse tipo de exercício, respectivamente. Existem outros apps para outros tipos de esportes.
O Wikiloc inclusive permite uso off-line, o que facilita enormemente quando se pretende seguir por uma trilha nova. Mostra nível de dificuldade, pontos de apoio e de interesse, elevação, tempo médio de caminhada e uma série de outras informações. É um dos melhores apps para trekking, hiking e afins.
4- Google Maps: não é novidade para ninguém, mas uma função em especifico é matadora pra mim: Mapas Off-line
Quantas vezes não viajamos para lugares com pouca ou nenhuma conexão de celular? Ficar sem um mapa a mão muitas vezes é sinônimo de fria e o Google Maps pode te salvar.
A dica é salvar os mapas de toda a região e ao redor de onde você viajará (não fique apenas com o mapa de onde você acha que irá, mas adicione um macro da região, isso garantirá que, caso você precise sair do planejado, tenha acesso a info extremamente relevante, mesmo sem sinal).
5- Enlight: perfeito para editar fotos
O Enlight, na minha opinião, é o melhor para editar fotos. Prático, com curva de aprendizado razoável, ele garantirá fotos mais bonitas e vivas, valorizando ainda mais os locais visitados.
6- Blablacar: para pegar caronas interurbanas
O Blablacar é um sucesso francês e tem ligação bastante forte com o Brasil: sua mais movimentada rota no mundo fica entre Campinas e São Paulo.
Popular entre muitos brasileiros, o aplicativo de caronas interurbanas pode lhe ajudar numa viagem em que você precise se deslocar com frequência e não tenha um carro alugado. A dica é ficar atento à avaliação dos motoristas e optar por pessoas que já tenham um número razoável de viagens com boas avaliações.
7- Apps de transporte / carona local
O Uber é, sem dúvidas, o maior do mundo em presença. Distribuído e presente em diversos países é aposta segura. Porém, não é em todos os lugares ele está presente e, mesmo que esteja, nem sempre é o mais utilizado ou preferido dos motoristas da região.
Exemplos no mundo não faltam, nos Emirados Árabes Unidos o Careem é disparado a melhor opção, já nos Estados Unidos é o Lyft. No interior do Mato Grosso, o Urbano Norte domina e tem melhores preços e rotas, já no sudeste asiático há no mínimo 8 apps com grande presença a depender dos países, a Di-Di, proprietária da brasileira 99, na China, entre muitos outros.
Pesquise qual o mais usado na região que vai visitar e baixe-o, crie sua conta e deixe tudo em ordem antes de viajar.
8- Apps de delivery de comida
Vale o mesmo do anterior. Cada canto tem os seus, com propósitos diferentes: luxo, preço, comodidade, serviços integrados etc.
Pesquise as melhores opções nas cidades em que visitará, você não sabe quando pode bater uma fome e todas as cozinhas estarem fechadas. DoorDash, Uber Eats, iFood, Caviar… As opções são infinitas.
9- Shazam: para amantes de bons sons
Você escutará músicas novas enquanto viaja. O Shazam permite que você descubra qual música está tocando usando apenas o microfone do seu smartphone.
10- Outros Apps para não esquecer!
Apps de mobilidade (patinetes, scooters, bicicletas etc); apps dos bancos, sobretudo daqueles que têm vínculos com os cartões que serão usados na viagem; apps de monitoramento de voos (há muitos), que permitam saber se algum voo está atrasado e monitorá-lo em tempo real, saber qual portão usar, esteira de bagagem e etc (o Planes Live é uma boa opção, existe plano gratuito); apps das companhias aéreas que operam na região da viagem, um ou mais apps de uma das grandes e principais redes de hotéis que operam na região que estará e apps de planos de saúde/seguro viagem com os detalhes dos mesmos.
Por fim, lembre-se: nenhum aplicativo resolverá todos os problemas. Por isso, a dica é sempre ter um backup que não dependa da tecnologia. O que sempre recomendo é:
– uma reserva de dinheiro em espécie que permita dois dias de viagem sem perrengue.
– telefones, localizadores de reservas, endereços importantes, todos também em cópias físicas ou facilmente acessíveis sem depender de sinal.
E ainda reforço que memorizar os principais é superimportante, uma opção já desenhada para o caso de surgir um problema maior durante sua jornada.
Bons Downloads!
Luiz Candreva é um dos principais futuristas brasileiros. Head de inovação da Ayoo, colunista da CBN e CNN Brasil, diretor de criação do Disruptive MBA, é professor da Fundação Dom Cabral, da HSM, e da Startse; board member do Aleach Ventures, palestrante com mais de 800 apresentações em diferentes países, além de recordista mundial de KiteSurfing.
*Os textos publicados pelos Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.