Vinícola espanhola é eleita a melhor do mundo e chilena é vice do ranking

Premiação do World's Best Vineyards coroou a Marqués de Riscal, em Rioja, como a melhor do mundo, enquanto a VIK, a duas horas de Santiago, ficou em 2º lugar; nenhuma brasileira aparece na lista

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A espanhola Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal foi eleita a melhor vinícola do mundo de 2024. É o que aponta o World’s Best Vineyards 2024, divulgado nesta segunda-feira (4). O ranking elege anualmente as 50 melhores vinícolas do mundo.

Ao todo, a lista abrange 28 vinícolas da Europa, 12 da América do Sul, três da América do Norte, três da Ásia, duas da África e duas da área da Australásia, sub-região que inclui Austrália, Nova Zelândia e certas ilhas das proximidades.

Nenhuma representante brasileira aparece na lista, mas a gaúcha Casa Valduga, situada no Vale dos Vinhedos, figura no 58º lugar da lista estendida, que aponta as melhores vinícolas entre as posições 51 e 100.

No ano passado, a Marqués de Riscal, que fica em Rioja, no norte da Espanha, havia aparecido em segundo lugar, atrás apenas da Catena Zapata. Neste ano, a vinícola argentina, localizada em Mendoza, entrou para o hall da fama da premiação, destinado às vinícolas que lideraram as listas em anos anteriores.

As 10 melhores vinícolas do mundo

VIK Chile
VIK Chile aparece em 2º lugar entre as melhores do mundo, com hotel-vinícola no Valle Millahue • Divulgação

A Marqués de Riscal, que lidera a lista neste ano, foi fundada em 1858 e é reconhecida com uma das mais renomadas vinícolas espanholas. Pioneira em introduzir métodos de vinificação franceses na Espanha, a vinícola está presente atualmente em mais de 110 países e exporta cerca de 65% de sua produção.

A sede da Marqués de Riscal, conhecida como a Cidade do Vinho, é destacada pela arquitetura arrojada do arquiteto Frank Gehry, o mesmo por trás do Museu Guggenheim Bilbao, do Walt Disney Concert Hall e da Fundação Louis Vuitton. O local tem um programa enoturístico e possui hotel de 61 acomodações e restaurantes, entre eles o Marqués de Riscal, com uma estrela Michelin.

Quem aparece na vice-liderança do World’s Best Vineyards é a chilena VIK, coroada neste ano como a melhor vinícola da América do Sul. Situada no Vale do Millahue, a cerca de duas horas da capital Santiago, o local é aberto a visitas e ainda dispõe de hotel e restaurante, marcados por uma arquitetura futurista que se destaca no vale. Saiba como é a experiência completa na vinícola nesta matéria.

Fechando o pódio, a vinícola Creation foi eleita a melhor do continente africano, a qual se destaca por elaborar menus degustação que acompanham os vinhos da casa, assim como pela visão educacional sobre o processo de vinificação. A vinícola sul-africana fica na área de Hemel-en-Aarde Ridge, na Região Floral do Cabo, que é protegida pela Unesco.

Conheça as 10 melhores vinícolas do mundo em 2024, segundo o World’s Best Vineyards: 

  1. Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)
  2. VIK (Chile)
  3. Creation (África do Sul)
  4. Bodegas Ysios (Espanha)
  5. Domäne Schloss Johannisberg (Alemanha)
  6. Maison Ruinart (França)
  7. Château Smith Haut Lafitte (França)
  8. Abadía Retuerta (Espanha)
  9. Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
  10. Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers (Argentina)

Confira a lista completa com as 50 melhores vinícolas do mundo de 2024 aqui.

Votação

O ranking com as melhores vinícolas do mundo é feito a partir dos votos dos eleitores da academia do World’s Best Vineyards. A academia divide o mundo em diferentes regiões geográficas, cada uma com um líder, o qual é responsável por recrutar 36 especialistas em vinhos e viagens daquela região.

Cada membro deve votar em sete vinícolas, sem uma lista pré-definida. Os votos dizem respeito às experiências que os eleitores tiveram em uma vinícola aberta ao público e que julgam estar entre as melhores do mundo.

Rosell Boher: o restaurante com vista para a Cordilheira dos Andes

Tópicos