Trilha “mais romântica do mundo”, Via dell’Amore é reaberta na Itália

Primeira parte do "Caminho do Amor" foi reinaugurado na comuna de Riomaggiore após 11 anos; trajeto inteiro deve ser aberto em 2024

Via dell'Amore fica na comuna de Riomaggiore, que faz parte da Cinque Terre da Riviera Italiana
Via dell'Amore fica na comuna de Riomaggiore, que faz parte da Cinque Terre da Riviera Italiana Ljubomir Žarković/Unsplash

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Considerada a trilha mais romântica do mundo, a Via dell’Amore, ou “Caminho do Amor”, está de volta na Itália.

Fechada desde 2012 por conta de um deslizamento de terra, a primeira parte da rota foi reaberta em julho deste ano com apenas 170 metros de extensão na comuna de Riomaggiore.

A expectativa é que o caminho inteiro, que possui cerca de 1 km, seja aberto no verão de 2024.

A Via dell’Amore liga a comuna de Riomaggiore ao distrito de Manarola e é considerada uma das trilhas mais bonitas da Cinque Terre, conjunto de vilas à beira-mar na Riviera Italiana que é patrimônio mundial da Unesco.

Primeira fase

Via dell’Amore tem trechos ao lado do mar / Kyrylo Balakleiets/Unsplash

O primeiro trecho da trilha foi reaberto no início de julho. Os 170 metros de extensão devem ficar abertos de maneira limitada até 30 de setembro.

Esta primeira fase ocorre de forma experimental, em que é possível visitar a trilha com agendamento de visitas guiadas que ocorrem por 20 minutos, medida adotada para evitar o número desenfreado de turistas.

Neste momento, as entradas custam € 5, aproximadamente R$ 27 na cotação atual, e incluem também visita ao Castelo de Riomaggiore, construção histórica com resquícios que datam de 1260 situada no alto da comuna com vistas privilegiadas para o mar.

Cinque Terre

Vernazza é uma das comunas que fazem parte da Cinque Terre / Sean Sweeney/Unsplash

Vale lembrar que a Cinque Terre é formada por cinco localidades: além de Riomaggiore e Manarola, fazem parte da região Monterosso, Vernazza e Corniglia.

A Unesco destaca que o local possui valor universal excepcional por conta da disposição das pequenas vilas, que “superam as desvantagens de um terreno íngreme e irregular” e que também resumem a história contínua da ocupação humana nesta região pelos últimos mil anos.

A paisagem típica do local é formada por casas coloridas em terrenos íngremes à beira-mar com portos cenográficos repletos de barcos de pesca e restaurantes que servem frutos do mar e massas com o molho pesto, símbolo da região da Ligúria.