Korean Air remove alimento do serviço de bordo após aumento de turbulências

Medida passa a valer a partir de 15 de agosto para classe econômica em voos de longa distância

Lilit Marcusda CNN

A Korean Air anunciou que, a partir de 15 de agosto, não servirá mais macarrão instantâneo ramyeon aos passageiros que viajam na classe econômica em voos de longa distância. Essa decisão vem devido ao aumento no índice das turbulências.

“Em caso de serviço de ramyeon, acidentes de queimaduras ocorrem frequentemente devido à água quente”, disse a companhia aérea em comunicado à imprensa. “Na classe econômica, os comissários de bordo devem mover vários copos de macarrão cheios de água quente de uma vez, e os passageiros estão amontoados, então o risco de queimaduras é alto.”

A companhia aérea explicou que a mudança no serviço de lanches a bordo em rotas de longa distância é “em resposta à tendência crescente de turbulência”. Conforme a companhia aérea, o número de ocorrências de turbulência mais do que dobrou em 2024 em comparação a 2019.

A Korean Air afirmou que a medida foi “parte de uma norma proativa” que visa “prevenir acidentes de queimadura”.

“Para melhorar a satisfação dos passageiros e diversificar as opções de lanches, um bar de lanches self-service também está disponível em voos de longa distância. Estamos comprometidos em garantir a segurança dos passageiros e selecionaremos lanches em cada rota com base nas preferências dos clientes”, acrescentou o comunicado.

Esses lanches incluem sanduíches, corn dogs, pizza e hot pockets. Os passageiros da classe executiva e da primeira classe ainda poderão ter ramyeon a bordo.

A Korean Air, classificada como a 11ª melhor companhia aérea do mundo em 2024, é uma das muitas empresas de aviação que estão considerando os riscos a longo prazo da turbulência, que, segundo especialistas, está aumentando devido às mudanças climáticas.

Em 2022, Paul Williams, professor de ciência atmosférica na Universidade de Reading, no Reino Unido, disse à CNN Travel que modelos da indústria previam um aumento de duas a três vezes na turbulência nos próximos anos.

“Normalmente, em um voo transatlântico, você pode esperar 10 minutos de turbulência. Acho que, em algumas décadas, isso pode aumentar para 20 minutos ou meia hora”, disse ele.

Em maio deste ano, uma turbulência severa em um voo de Londres para Cingapura foi tão forte que um passageiro morreu e outros 71 ficaram feridos. Bandejas de refeição, recipientes de comida, garrafas plásticas e potes de chá e café estavam entre os itens que caíram no chão durante a violenta turbulência.

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