Em Portugal, trens de alta velocidade ligarão Lisboa a Porto

Governo português revelou a novidade ao apresentar Plano Nacional de Investimentos de 2030; trajeto entre as cidade terá duração de cerca de 1h15

Trens de rápida velocidade ligarão Lisboa a Porto em 1h15 até 2030
Trens de rápida velocidade ligarão Lisboa a Porto em 1h15 até 2030 Ann Priestley

CNN Viagem&Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Uma ideia antiga deverá sair do papel nos próximos anos em Portugal. O governo português anunciou a construção de uma nova linha de trem de alta velocidade que conectará duas das cidades mais visitadas do país: Porto e Lisboa. A distância entre as cidades é de cerca de 330km.

O trajeto, que hoje é feito no trem Alfa Pendula em quase três horas, terá o tempo reduzido para 1h15. Vale destacar que o ‘comboio’ que hoje faz esse caminho já é de alta velocidade, atingindo 200km/h.

O projeto dos novos trens faz parte do Plano Nacional de Investimentos do país de 2030. A expectativa é que a construção da nova linha comece em 2024 e seja dividida em etapas. Outros trajetos como Porto e Soure e a cidade Carregado fazem parte do plano. A intenção do governo é que esse primeiro trecho já esteja ativo em 2028. Lisboa será a última cidade conectada.

Leia Mais:

 

Tempos de percursos entre Porto Lisboa e como ficarão até 2030 de acordo com projeto de governo / Divulgação Ministério Infraestrutura Portugal

A viagem será feita na ferrovia já existente, com novas ligações. As estações serão reformadas e adaptadas. A reforma prevê também a construção de uma nova estação em Vila Nova de Gaia, região metropolitana do Porto.

Atualmente, são feitas cerca de 25 viagens diárias entre as cidades. O projeto proporcionará um aumento considerável, quase triplicando o número de embarques.

A Espanha também faz parte do plano do governo, que anunciou outra nova linha que ligará Porto a Vigo, na região da Galícia.

Projeto prevê também a ligação de Porto a Vigo, cidade localizada na região da Galícia, na Espanha / Divulgação Ministério de Infraestrutura Portugal