Chefs renomados enfrentam novos nomes da gastronomia brasileira em reality show

Nova geração de chefs brasileiros enfrenta profissionais como Bel Coelho, Rodrigo Oliveira e Carole Crema na versão nacional da competição Iron Chef

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Disputas culinárias na televisão não são necessariamente uma novidade, mas um novo reality show brasileiro promete colocar uma pitada a mais de emoção no formato.

Versão nacional do reality show Iron Chef, que possui várias edições internacionais, o Iron Chef Brasil estreia nesta quarta-feira, 10 de agosto, no catálogo da Netflix e coloca um time de promessas da cozinha brasileira, os chamados Desafiantes, cara a cara em duelos contra nomes já consagrados da gastronomia nacional, os Iron Chefs.

Em disputas acirradas, os episódios prometem exaltar o tempero brasileiro. “Acho que os episódios falam de muita criatividade, porque vamos ver receitas inusitadas de muitos chefs, tanto dos Iron Chefs quanto dos Desafiantes. No meu episódio tem a questão de criar uma curiosidade e respeito sobre a Amazônia”, comenta Felipe Schaedler ao CNN Viagem & Gastronomia.

Nome por trás das criações do Banzeiro, restaurante de Manaus que também possui uma unidade na capital paulista, o chef é um dos profissionais consagrados que participam do reality.

“Talvez, ao comer, as pessoas possam entender que precisam olhar mais para a Amazônia. Trazer essa reflexão através da gastronomia é um grande passo. É relevante a Amazônia estar presente num programa que vai ser divulgado no mundo inteiro”, completa Schaedler.

O programa chama a atenção com o time de peso que compõe os Iron Chefs, com nomes como Bel Coelho, Carole Crema, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Giovana Grossi, Rodrigo Oliveira e Thiago Castanho.

Da esquerda para a direita: Thiago Castanho, Lisiane Arouca, Rodrigo Oliveira, Bel Coelho e Fabrício Lemos são Iron Chefs / Camilla Maia/Netflix

Além da Amazônia, a comida baiana é representada por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, chefs por trás do Origem, restaurante em Salvador em que afetividade e sabor se entrelaçam no dia a dia.

Sempre tivemos uma resistência, nunca tivemos a pretensão de ir para a televisão, não era nosso sonho maior. Mas enxergamos como uma oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho, um pouco da Bahia e do nordeste para o mundo

Fabrício Lemos

Os duelos contam ainda com a adição de ingredientes surpresa, o que mexe com a adrenalina dos participantes. Entre os chefs Desafiantes, Adriano de Laurentiis, Bianca Barbosa, Ieda de Matos, Michele Crispim, Paulo Rocha, Rafa Gomes, Walkyria Fagundes e Ygor Lopes são nomes presentes na temporada.

Em sentido horário: Bianca Barbosa, Adriano de Laurentiis, Ygor Lopes, Ieda de Matos, Rafa Gomes, Michele Crispim, Paulo Rocha e Walkyria Fagundes sãos os chefs Desafiantes / Camilla Maia/Netflix

Walkyria Fagundes, chef confeiteira que atua ao lado de Ygor Lopes no Ae! Cozinha, casa na Vila Mariana, em São Paulo, comenta que foi tenso participar do reality e que não tinha vontade de entrar em uma competição do tipo. O Iron Chef, porém, a encantou pelo conceito.

“Optei porque achei um programa com uma proposta diferente. Não aceitamos logo de cara, foi um processo de entender o programa. É uma batalha, mas acho que mais do que o desafio entre os chefs é um desafio pessoal. É se desafiar para mostrar uma coisa interessante dentro do tempo de prova”, relata a profissional.

Disputar com um chef que já atua no mercado há certo tempo correspondeu, para ela, a uma certa carga de emoção e também de pressão.

O veredito

O veredito dos desafios fica a cargo de Rosa Moraes, representante brasileira da lista The World’s 50 Best Restaurants, e de Laurent Suaudeau, chef francês radicado no Brasil.

A cada episódio, a dupla de jurados ainda recebe à mesa um convidado especial, como Whindersson Nunes, Carol Trentini, Leandro Karnal, Wanessa Camargo, Eliana, Alex Atala, Nelson Freitas e Péricles. Já a apresentação fica a cargo de Fernanda Souza e Andressa Cabral.

Distribuído mundialmente, o reality também é uma oportunidade para dar maior visibilidade à gastronomia brasileira e aos restaurantes dos chefs.

“É uma competição de nível muito alto, tem chefs de renome e chefs de uma nova geração bem forte. Vamos encontrar o melhor de cada um, porque ninguém quer perder. Então todos vão estar lá apresentando seu restaurante no seu nível mais alto de técnica e sabor”, conclui Fabrício Lemos.

A emoção também promete dar as caras entre um prato e outro. O trailer do reality adianta que o chef Rodrigo Oliveira deixa os jurados em lágrimas ao apresentar um prato com mocotó, que é inclusive o nome de seu restaurante na Zona Norte de São Paulo.

“Um ingrediente que está nesse prato, que é o mocotó, mudou a história da nossa família. Escolher cozinhar caldo de mocotó, que foi o primeiro prato e, por muito tempo, o único, não foi uma opção. Esse prato traz nossa raiz mas mostra também que a gente olha para o mundo”, declara o chef durante a avaliação dos jurados.

Os oito episódios da primeira temporada da versão estadunidense, chamada de Iron Chef: Em Busca de uma Lenda, está disponível no catálogo do streaming desde junho deste ano. Além da edição brasileira, uma adaptação mexicana do reality também é esperada para o dia 21 de setembro.

Confira o trailer do Iron Chef Brasil abaixo:


Tópicos