Azeite brasileiro é o melhor do Hemisfério Sul em tradicional prêmio espanhol

Ponteza Frutado, produzido no Rio Grande do Sul, foi destaque na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva; produto já havia sido premiado no ano passado pelo Conselho Oleícola Internacional

Azeite Extravirgem Potenza Frutado (à direita), foi eleito melhor do Hemisfério Sul em tradicional concurso espanhol
Azeite Extravirgem Potenza Frutado (à direita), foi eleito melhor do Hemisfério Sul em tradicional concurso espanhol Roberta Pereira

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O azeite de oliva extravirgem Potenza Frutado, produzido no Rio Grande do Sul, foi eleito nesta terça-feira (5) como o melhor azeite do Hemisfério Sul na categoria “Azeite Frutado Ligeiro” no 22º Prêmio Internacional Expoliva, um dos mais importantes do setor a nível mundial.

A premiação chancela a qualidade dos melhores azeites extravirgens do mundo. Neste ano foram coletadas 137 amostras de azeites, incluindo de países como Espanha, Itália, França, Uruguai e Argentina. O Potenza Frutado apareceu como o único representante brasileiro na edição.

Os vencedores receberão os prêmios durante uma cerimônia de gala no próximo dia 25 de abril na sede da Fundação del Olivar, responsável pela premiação. A sede fica na região de Jaén, na Andaluzia, considerada a capital mundial dos azeites.

O azeite

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS), o blend tem acidez máxima de 0,14% e é feito a partir das variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio. O lote que levou o prêmio está à venda no e-commerce da marca em garrafas de 250 ml (R$ 60) e 500 ml (R$ 100).

Esta não é a primeira vez que a linha foi destaque internacional: em 2023, o Potenza Frutado foi eleito o melhor do Hemisfério Sul no prêmio Mario Solinas Quality Award, prêmio criado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) e considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.

Além do frutado, a linha Potenza conta com a versão “Intenso”, com 0,17% de acidez máxima e feito a partir das variedades picual, koroneiki e frantoio.

A fazenda

Produção na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS)
Produção na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS) / Divulgação

Com 210 hectares, a Fazenda Serra dos Tapes fica entre os municípios de Canguçu, Caçapava e Encruzilhada do Sul, região que concentra o maior volume de área plantada de oliveiras do país.

O lagar da fazenda foi construído em 2020 e a primeira safra veio em 2022. No ano passado, a produção de azeite chegou aos 41 mil litros.

A fazenda é aberta a visitações e faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes, roteiro que abrange propriedades produtoras de azeite, de pecuária bovina e ovina e de frutas orgânicas.