A magia do recipiente onde você toma o seu precioso cafezinho
Caio Tucunduva afirma: "O café não é apenas uma bebida, é um desfile de moda". Descubra o por quê!
Prepare-se para uma viagem ao mundo encantado do café especial, onde o sabor é o rei e o recipiente é o escudeiro! Imagine o café não apenas como um elixir da vida, mas como um protagonista em sua própria jornada sensorial.
Você já percebeu que seu cafezinho matinal pode ser muito mais que grãos e água quente? É uma sinfonia de sabores, uma dança de aromas. E a estrela do espetáculo não é apenas a mistura no copo, mas o próprio copo. Sim, o recipiente é o palco onde essa mágica acontece!
Vamos esquecer a seriedade por um momento e mergulhar nesse universo, onde sua caneca é mais que uma caneca, é o cúmplice secreto do seu café. Se é para entender a dança dos sabores, é preciso desvendar o segredo da temperatura. As canecas têm superpoderes: algumas seguram o calor como se fossem o abraço aconchegante da sua avó, enquanto outras deixam escapar esse calor, rápido como o Flash.
E a textura? Ah, a textura! Aqui, os metais fazem um tango de sabores, enquanto as cerâmicas suavizam o paladar. Seu café merece uma passarela de aromas, e a forma do recipiente é a estrela do desfile. Boca larga para um espetáculo olfativo, boca estreita para uma entrada triunfal nas narinas.
E não podemos esquecer a cor, o traje perfeito para o café. Xícaras coloridas fazem o café parecer uma festa, enquanto as mais neutras dão aquele ar de elegância. O café não é apenas uma bebida, é um desfile de moda!
Na hora de escolher o seu copo, xícara ou taça para esse espetáculo gustativo, pense no seu café como um astro de cinema. Ele merece o melhor figurino. Os cafés suaves são como a Scarlett Johansson da bebida, combinam perfeitamente com cerâmicas. Já os cafés mais intensos são como o Robert Downey Jr., se destacam em copos de vidro, mostrando seu poder ao mundo.
Agora, você é o diretor da sua própria produção café. Escolha o recipiente, crie o cenário perfeito e deixe a magia do café acontecer. Da próxima vez que tomar seu café especial, saiba que está prestigiando não apenas os grãos, mas todo um espetáculo de sabor, aroma e estilo. Vai um cafezinho mágico aí?
Sobre Caio Tucunduva
Engenheiro civil, Caio Tucunduva também é especialista, mestre em sustentabilidade pela Universidade de São Paulo. Se apaixonou pelo mundo do café quando a onda dos cafés especiais começava a dar as caras no Brasil – tendência que ele já observava no exterior, afinal sempre foi atento às tendências gastronômicas. Já especialista em hospitalidade, Caio, decidido que iria se enveredar para essa área, começou pelos cursos do Senac de barista e gestão de bares e restaurantes. Depois formou-se como degustador e classificador de café. Também se tornou mestre de torra, fez cursos com grandes mestres e especialistas de café. Com toda essa bagagem, foi para Austrália oferecer consultoria de torra de café brasileiro e, claro, aprendeu novas técnicas, como a blendagem de café verde, umas das marcas registradas de Caio atualmente. Atento e criativo, ele desenvolveu uma técnica bastante interessante de maturação de cafés especiais em madeiras e destilados. Hoje, regularmente, percorre o país atrás de bons produtores.