Hotel escocês de quase cem anos ganha prêmio de melhor serviço e hospitalidade do mundo

A cerca de uma hora de Edimburgo, hotel Gleneagles combina luxo contemporâneo com a tradição do campo em 232 acomodações e 11 restaurantes, incluindo o único com duas estrelas Michelin do país

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Hotel Gleneagles, na Escócia, foi eleito o melhor hotel em hospitalidade do mundo pelo The World’s 50 Best Hotels 2023. Esta é a primeira categoria anunciada da premiação, que realiza sua primeira edição neste ano. Vale lembrar que o 50 Best é a organização por trás das listas anuais dos 50 melhores restaurantes e dos 50 melhores bares do mundo.

Assim, o hotel recebeu na terça-feira (22) o prêmio Art of Hospitality, que celebra “o excelente serviço e a atenção aos detalhes de uma propriedade”, como descreve a organização.

A categoria também leva em consideração a forma como os profissionais interagem com os hóspedes, desde a recepção e serviço de limpeza até as equipes de comida e bebida.

O prêmio foi votado por 580 eleitores da Academia do The World’s 50 Best Hotels, que foram convidados a nomear a propriedade onde receberam a melhor experiência de hospitalidade dentro do período de votação de dois anos.

O hotel

Situado na cidade de Perth, no centro da Escócia, a cerca de uma hora da capital Edimburgo, o Gleneagles é um hotel cinco estrelas aberto em 1924 que hoje possui 232 acomodações e 11 bares e restaurantes – um deles, o Andrew Fairlie at Gleneagles, é o único do país com duas estrelas Michelin.

Enquanto a maioria dos quartos possui cerca de 40 m², a maior suíte soma 156 m²: a Tower Suite tem dois quartos, dividida em dois andares, em que serviu no passado como a biblioteca do hotel.

O mobiliário combina luxo e estilo contemporâneo com a tradição de uma casa de campo, decoração que segue por todo hotel.

No total, a propriedade tem mais de 340 hectares e conta ainda com três campos de golfe, spa, salão de beleza e espaços infantis, em que aposta em uma cartela de atividades típicas de campo, como falcoaria e tiro ao prato, assim como pesca e passeios a cavalo.

Aberto há quase um século no coração do condado de Perthshire, o local foi apelidado inicialmente de “Riviera das Terras Altas” pelo apelo da construção e localização.

Em 2015, a Ennismore, desenvolvedora e operadora global de hospitalidade, comprou o hotel e o renovou por cerca de quatro anos.

A premiação

A primeira edição do The World’s 50 Best Hotels que revelará o ranking dos 50 melhores hotéis do mundo ocorre em cerimônia presencial no edifício histórico Guildhall, em Londres, no dia 19 de setembro.

A lista é baseada nas experiências de 580 eleitores anônimos, incluindo hoteleiros, jornalistas de viagens, consultores e viajantes de luxo experientes, os quais são selecionados por um grupo de líderes da indústria em nove regiões do mundo.

Os eleitores devem eleger suas sete melhores experiências em hotéis durante um período de dois anos, em que qualquer empreendimento do mundo é elegível para os votos.