World’s 50 Best Bars: Tan Tan e SubAstor, dois bares paulistanos entre os melhores do mundo

World’s 50 Best Bars, principal prêmio da coquetelaria mundial, anunciou a lista prévia dos colocados entre a 51ª e a 100ª posição; dois brasileiros brilharam

Balcão do Tan Tan, brasileiro que figura pela pela terceira vez consecutiva na lista dos melhores bares do mundo
Balcão do Tan Tan, brasileiro que figura pela pela terceira vez consecutiva na lista dos melhores bares do mundo Rubens Kato

Tina Binido Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Anunciado na manhã desta terça-feira (10/10) o ranking prévio, com as casas que ficaram entre o 51º e o 100º lugar, na disputada premiação World’s 50 Best Bars de 2023.

A seleta e importante lista trouxe pela terceira vez consecutiva o brasileiro Tan Tan, de Thiago Bañares, na 56ª posição, e quem voltou para a premiação foi o SubAstor, que figura em 58º lugar — em 2019 havia ficado em 51º.

Thiago Bañares, nome por trás do grupo Tan Tan / Tati Frison

O Tan Tan, inaugurado em 2015, passou por uma ampliação e reposicionamento em 2018 para que a coquetelaria tivesse a mesma expressão da cozinha. A recompensa veio pouco tempo depois em forma de prêmios e reconhecimento internacional. Entre eles a estreia na lista do World’s 50 Best Bars Awards, em 2021, na 87ª posição. No ano seguinte, a casa passou para a 62ª colocação, subindo 25 posições, enquanto sua casa-irmã, o Kotori despontava entre os 100 melhores restaurantes da América Latina, estreando em 65º lugar. Atualmente, o balcão é comandado pelo head bartender Caio Carvalhaes e seu fundador, Thiago Bañares, está na lista das 100 pessoas mais influentes da coquetelaria mundial do ranking “Bar World 100”.

No SubAstor, um speakeasy com três unidades na capital paulista, os balcões se tornam um verdadeiro palco para a coquetelaria brasileira com receitas que valorizam os biomas nacionais. Comandado pelo italiano Fábio La Pietra, que há mais de 10 anos vive no Brasil e desde 2013 assumiu o balcão da casa, e pelo renomado bartender Alex Sepulchro, com mais de 10 anos de experiência em bares de alta coquetelaria e na área de hospitalidade, campeão do Chivas Masters em 2018, além de jurado em diversos campeonatos relevantes da coquetelaria nacional, os dois elevaram as receitas do bar a um altíssimo patamar com ingredientes tipicamente nacionais e já foram reconhecidos no The Word’s 50 Best Bars em 2017, 2018 e 2019.

Fábio La Pietra e Alex Sepulchro, nomes à frente do premiado SubAstor / Tales Hidequi

Essa é a 15ª edição anual do World’s 50 Best Bars que neste ano teve o corpo de jurados composto por 680 votantes que incluem especialistas independente em bebidas, renomados bartenders, educadores, consultores e escritores de bebidas.

A relação da 51ª a 100ª posição inclui 34 cidades em todo o mundo, sendo que 2023 teve 14 novas entradas na lista, com 3 cidades aparecendo pela primeira vez: Tulum, Guadalajara e Tirana; os Estados Unidos lideram a lista geral com seis bares; o Reino Unido lidera o continente europeu com cinco bares de um total de 17 em todo o continente; a Ásia contempla 14 bares na relação, sendo que cinco estão em Singapura.

A relação da 1ª a 50ª posição dos World’s 50 Best Bars de 2023 será anunciada no dia 17 de outubro, durante cerimônia que será transmitida ao vivo pelo Youtube, diretamente de Singapura. Esta será a primeira vez que a premiação tem um país da Ásia como sede. Na expectativa para mais algum nome brasileiro brilhar!