Roberto Cerea, chef com 3 estrelas Michelin, vem ao Brasil para celebrar 150 anos da imigração italiana
Mestre-cuca do restaurante Da Vittorio, que fica na cidade de Bérgamo, na Lombardia, elogiou gastronomia italiana praticada no Brasil, apontando que ela melhorou nos últimos anos, apesar de não se igualar à original
O chef italiano Roberto Cerea, que foi premiado com três estrelas Michelin em seu país, está no Brasil nesta semana para celebrar os 150 anos de imigração italiana. Para comemorar, ele comanda três jantares em um restaurante na zona oeste de São Paulo. Em um deles, na noite desta terça-feira (26), ele elogiou à CNN a gastronomia italiana praticada em solo nacional.
Para ele, a culinária italiana praticada no Brasil melhorou bastante nos últimos anos. Apesar disso, ela ressaltou que os pratos não ficam exatamente iguais por faltar ingredientes específicos de seu país.
“A primeira coisa que vou dizer é que é uma culinária direta, simples e farta em produtos. Lembrando que também aqui no Brasil tem muitos imigrantes italianos que carregaram, ao longo do tempo, um pouco do coração, um pouco da culinária da Itália para cá”, disse o chef.
“Dizemos que o paladar do brasileiro já está habituado a esses gostos, com esses sabores. Dizemos que os clientes se aproximam muito da nossa cozinha. Os clientes também apreciam aquilo que representamos na culinária: produtos frescos, queijos, frios, pães, massas, pizzas. Tudo se aproxima aos sabores que também são um pouco brasileiros”, completou Cerea.
O chef falou com a CNN no restaurante Felice e Maria, no Itaim Bibi, que pertence a Massimo Ferrari, chef italiano que mora no Brasil desde os 5 anos de idade.
Cerea também destacou a importância da tradição para a gastronomia italiana, mencionando que seu restaurante conta com o trabalho e o apoio de vários familiares. O nome do estabelecimento, Da Vittorio, inclusive, é uma homenagem ao pai dele, que fundou a empresa.
Essa não é a primeira vez que o chef italiano vem ao Brasil.
Em outras ocasiões, ele veio ao país para participar da Settimana della Cucina Regionale Italiana. Sua última vinda aconteceu em outubro deste ano, quando participou da 11ª edição da semana gastronômica, cujo objetivo é explorar a diversidade gastronômica dos diferentes territórios do país.
Cerea também elogia feijoada e churrasco
Entrando no clima da mistura de povos do Brasil e da Itália, o chef também comentou sobre pratos típicos brasileiros, entre eles feijoada e churrasco.
Ele elogiou o tempero utilizado para fazer carnes no país e disse que isso agrada muito o seu paladar.