Conheça restaurantes pet friendly em São Paulo

Um roteiro gastronômico onde o seu animal de estimação é muito bem-vindo na capital paulista

Tina Binido Viagem & Gastronomia , São Paulo, SP

Entre os programas prediletos dos paulistanos está conhecer novos restaurantes e quem tem pet quer o seu companheiro de patas ao lado nesses momentos de descontração. Confira a seguir restaurantes pet friendly em São Paulo.

Mi.ado

Pad thai do Miado, casa de comida asiática da chef Renata Vanzetto / Tina Bini

Miado, a casa de comida com sotaque asiático da chef Renata Vanzetto, aceita pets e é um gostoso convite para passar horas na varanda com seu companheiro de patas e saborear itens do menu dividido em fritos, do balcão (crus), quentes e sobremesas – ainda tem um pequeno cardápio especial vegetariano. E a dica para conseguir ter uma verdadeira viagem por Japão, Tailândia e Vietnã sem sair de São Paulo é ir com mais gente e compartilhar muitos itens de cada sessão do cardápio.

Outros restaurantes da chef que aceitam pets: Matilda, Megusta e Muquifo.

Miado: Rua Bela Cintra, 1533 – Jardins – São Paulo/ SP / Tel.: (11) 98232-7677.

Muza

É na esquina da Rua Bueno Brandão com a Rua Antônio Afonso, na Vila Nova Conceição, que o restaurante Muza faz sucesso desde 2018. A casa idealizada por Gustavo Bunemer tem culinária italiana com pizzas, massas e outras delícias, além de um bar de salada caprichado com boas opções de proteínas.

Muza: Rua Bueno Brandão, 80 – Vila Nova Conceição / Tel: (11) 3044-3822 ou (11) 99180-1223.

Botanikafé

Botanikafé ganhou fama pelo seu brunch, servido todos os dias, além dos bowls e pratos saudáveis e saborosos servidos no almoço e jantar. Com quatro unidades em São Paulo (Jardins, Pinheiros, Barra Funda e Butantã), todas as casas são pet friendly.

Crudo de atum do Botanikafé / Bruno Geraldi

No menu, espere por itens como toasts, saladas como a Chicken Black Magic que chega à mesa com um mix de folhas (couve kale, alfaces romana baby e frisée), além de noodles de arroz, pepino, manjericão, coentro, compota de pêssego, gergelim, frango suculento e molho black magic; o Wassabi tuna em papel de arroz com atum marinado e mayo wassabi e gergelim tostado e as tostadas de salmão que chegam à mesa em tortillas de milho caseiras com avocado, salmão, pico de gallo feito com cebola roxa, tomate e coentro, e ainda molho de pimenta com amendoim.

Botanikafé: Al. Lorena, 1765 – Jardins / Tel.: (11) 3064-6570 | 91350-0283 ou Rua Padre Garcia Velho, 56 – Pinheiros / Tel.: (11) 3360-8919 | 94523-6929 ou Av. Magalhães de Castro, 286 – Butantã / Tel.: (11) 93431-5660 ou Av. Nicolas Boer, 120 – Barra Funda / Tel.: (11) 96494-2423.

Zena

Gnocchi di Pollo é uma das opções do menu pet do restaurante Zena, do chef Carlos Bertolazzi / Divulgação

O chef Carlos Bertolazzi abriu o Zena em 2009, nos Jardins, junto do empresário Dudu Pereira, para oferecer a gastronomia italiana da Ligúria, em um espaço que remete ao charme de uma vila típica italiana. Em ambiente descontraído e arejado, serve entradas, pratos e sobremesas feitos inteiramente no local, como seu tradicional Grissini – oferecido como cortesia -, às focaccias, saladas ou o clássico e premiado Gnocchi Zena.

Aberto direto do almoço ao jantar, o restaurante recebe cães em sua varanda com direito a água na tigela e, desde 2022, oferecem um exclusivo Menu Pet. Feitos com ingredientes naturais, integrais e atendendo às restrições alimentares dos animais, são três opções de comidinhas, com porções que variam entre 80g e 100g, quantidade ideal para uma refeição de animais de pequeno porte.

Zena: Rua Peixoto Gomide, 1901 – Jardins / Tel.: (11) 3082-9362 / (11) 96195-8148.

Atto

Espaçoso, arejado e cheio de charme, a ATTO, casa da chef Luiza Hoffman, recebe muito bem os pets que ganham água fresquinha e petiscos.

Varanda aberta do Atto, no Itaim / Divulgação

Por lá, o grande protagonista do menu é a brasa, com fartura de pescados e acompanhamentos que destacam-se pela leveza. Após  imersão no três estrelas Berasategui, na Espanha, a chef executa um menu moderno e diverso.

Entre as estrelas do cardápio tem sashimi de robalo com molho cítrico, laranja na brasa, ovas de peixe voador, jalapeño e azeite de coentro, o ceviche vegano de lichia com pipoca de arroz selvagem e o steak tartare com torradas de massa de pastel. Entre os principais, polvo na brasa acompanhado por arroz caldoso de bacon e tomate, com um toque cítrico, entrecôte ao porto com risoto de cogumelos, camarão ao curry com abacaxi e arroz jasmin e coco e spaghetti ao vôngole finalizado na brasa.

Atto Restaurante: Rua Pais de Araújo, 138 – Itaim Bibi – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-0203 ou WhatsApp: (11) 94810-0000

Brado Restaurante

Atum selado com guacamole e chips de raízes / Reprodução site Brado

Em uma charmosa casinha dos anos 50, em Pinheiros, o Brado presa por um modelo de cozinha consciente, voltada para o controle de procedência, sazonalidade e a origem dos alimentos. No menu, uma mistura da culinária espanhola com outras influências e técnicas do chef Pedro Vita, com itens como filet mignon gratinado de entrada, massa artesanal puxada com camarão e lula e atum selado acompanhado de guacamole e chips de raízes. O restaurante Brado já ganhou alguns prêmios como o melhor restaurante pet friendly da cidade, lá o seu companheiroserá muito bem recepcionado, com bifinhos e água por conta da casa.

Brado: Rua Joaquim Antunes, 381 – Pinheiros / Tel: (11) 3061-9293.

Museo Veronica

Gambas al ajillo do Museo Veronica, em Moema / Tati Frison

O Museo Veronica segue a linha da culinária espanhola rústica, “sem frescura”. Conhecido pelo bom custo-benefício, ambiente acolhedor e informal, ótimo para compartilhar belas porções de jamón serrano, croquetas e outras delícias do país Basco. A casa garante acolher todos os fregueses que passarem por lá com seus pets.

Museo Veronica: Rua Tuim, 370 – Moema / Tel.: (11) 5051-2654

Frutaria São Paulo

Superprocurado pela turma saudável, o Frutaria São Paulo lembra a atmosfera praiana de vários restaurantes cariocas. Além disso, proporcionam uma experiência ótima para seus fregueses pets, inclusive abrem cocos naturais para os cachorros tomarem a água direto fruto.

Frutaria São Paulo: Av. Hélio Pellegrino, 100 – Vila Nova Conceição / Tel.: (11) 3842-9934 ou Rua Oscar Freire, 187 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 2364-3508 ou Rua Serra de Japi, 1462 – Tatuapé / Tel.: (11) 2675-2462 e outros endereços no site oficial da casa.

Cachorros tomando água de coco, no Frutaria São Paulo / Reprodução Instagram

Néctar

Salada de falafel do Néctar / Neuton Araujo

Com o slogan “Fast, but not trash”, o Néctar propõe a reconexão das pessoas com a comida de verdade, combinando praticidade e saúde. O objetivo é promover a democratização do “healthy food” sem abrir mão do sabor. O amplo cardápio é ótimo para dias quentes, com opções de wraps 100% artesanais e feitos com massa de fermentação natural, saladas, bowls, pokes, tortinhas salgadas, açaí, sorvetes e super juices. Por lá, os pets são bem-vindos!

Néctar: Av. Pedroso de Morais, 1485, Pinheiros.

Frê

Ravioli de Shimeji do Frê / Divulgação

A casa que há anos faz sucesso na Santa Cecília e no final de 2022 ganhou uma unidade no Itaim é pet friendly em ambos os endereços. No Frê você encontra uma culinária de influência ítalo-mediterrânea. A cozinha, comandada pelo chef Danilo Tavares, prepara opções variadas, incluindo massas, risotos, carnes e peixes.

Frê: Rua Tupi, 228 – Santa Cecília / Tel.: (11) 95047-1200 e Rua Dr. Mario Ferraz, 423 – Itaim / Tel.: (11) 95047-1200.

Varal 87 Steakhouse 

Bife ancho do Varal 87 / Luís Vinhão

O Varal 87 é dividido em dois ambientes, um salão e um quintal. A casa dispõe de um braseiro com carnes nobres, que podem ser preparadas de três formas: assadas na grelha inclinada, no fogo de chão ou defumadas, além disso, contam com um menu com variadas guarnições. O Varal 87 é o lugar ideal para aproveitar um bom churrasco ao lado do seu cachorro.

Varal 87: Rua Graúna, 87 – Moema / Tel.: (11) 2307-0141 e (11) 97222-0240.

Hot Pork

Hot Pork produz 100% do sanduíche, da salsicha ao ketchup / Divulgação

O cachorro-quente do Hot Pork está entre os mais desejados da capital paulista. Fundado pelos premiados chefs Jefferson e Janaína Rueda, o estabelecimento produz todos os ingredientes, do ketchup até a salsicha – sem conservantes, emulsificantes e corantes -, são apenas duas opções de cachorro-quente: o tradicional com salsicha 100% de porco caipira, pão de batata artesanal, picles de cebola roxa e pepino, ketchup de tomate com maça e mostarda da casa com maionese com limão ou o vegetariano chamado de “Not Pork”, com salsicha de tofu e cogumelos, picles de cebola roxa e pepino, ketchup de tomate com maça e mostarda fermentada com tucupi e maionese de limão. O ambiente não tem mesas, a ideia é pegar seu cachorro-quente e comer em pé na calçada, ótima opção para quem estiver pelo centro de São Paulo com o amigo de quatro patas.

Hot Pork: Rua Bento Freitas, 454 – Centro / Tel.: (11) 94198-0318.

Restaurante Cajuí, em São Paulo / Tina Bini

Cajuí Brasil

O restaurante Cajuí é vegano e trabalha somente com ingredientes orgânicos. A casa se inspira no reino vegetal e nas cores e sabores do Brasil para elaborar os pratos, deliciosos e com ótimo custo-benefício. Lá os cachorros são bem-vindos, com água fresca, e podem até mesmo desfrutar de alguns pratos com o dono, por terem um menu mais natural.

Cajuí Brasil: Rua Aspicuelta, 202 – Vila Madalena / Tel.: (11) 99116-8660.

Shopping Cidade Jardim

Penne alla vodka do Gero Panini, no Shopping Cidade Jardim, que oferece mesas ao ar livre / Tina Bini

Um dos shoppings mais luxuosos conhecidos de São Paulo, também é um dos lugares mais pet friendly da cidade. O Shopping Cidade Jardim é dono de um espaço amplo e repleto de área verde, por isso, todos os estabelecimentos que dispõem de uma área externa aceitam a presença de pets. Dentre eles: Makoto Brasil, Sal Gastronomia, Adega Santiago, Kosushi, Due Cuochi Cucina, Kouzina, Bráz Trattoria e Gero Panini (a unidade do Gero Panini no Itaim também aceita pets).

Shopping Cidade Jardim: Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Cidade Jardim. 

Para refrescar: e para quem quer levar o dog para saborear um sorvete, ai vão duas dicas de ouro!

Le Botteghe Di Leonardo

Le Botteghe di Leonardo, fundada na Itália, é famosa pela qualidade dos produtos artesanais, elaborados com ingredientes naturais. O estabelecimento busca misturar clássicos italianos com sabores típicos brasileiros. E pra quem achou que os cachorros iam ficar de fora dessa, se enganou! O local dispõe de um menu de gelatos exclusivos para os cães, desenvolvidos por meio de estudos, com médicos veterinários. A receita leva: iogurte branco orgânico natural, uma gota de mel (no lugar do açúcar) e uma fruta ou legume da estação, todos com tolerância ideal para os bichinhos.

Le Botteghe di Leonardo: Rua Oscar Freire, 42- Jardins / Rua Bandeira Paulista, 408 – Itaim / Tel.: (11) 3168-3186.

Cachorros tomando sorvete canino do Le Botteghe Di Leonardo / Reprodução Instagram Le Botteghe Di Leonardo

Davvero Gelato 

Todos os produtos vendidos nas lojas Davvero Gelato são 100 % artesanal, desde o Gelato, as casquinhas à base de baunilha e a receita exclusiva de bolacha feita de castanhas que vai no topo de cada um. Na composição dos sabores: frutas frescas brasileiras, pistache do Piemonte e favas de baunilha do Magadascar. O equipamento utilizado na produção é importado da Itália e o único dentre as gelaterias brasileiras.

A casa é toda planejada para um passeio agradável em família. Por lá, a criançada fica distraída com brinquedos educativos e os animais têm uma área com sombra, água fresca e prendedores de coleiras. Assim os adultos saboreiam, com tranquilidade, um delicioso gelato.

Davvero Gelato: Rua Pais de Araújo, 129 – Itaim Bibi / Tel.: (11) 3881-6555 ou Rua Afonso Braz, 351 – Vila Nova Conceição / Tel.: (11) 3045-7880 ou Shopping Iguatemi Faria Lima – Piso Térreo- Av. Brigadeiro Faria Lima 2232 / Tel.: (11) 3034-1732.  

Tópicos