Requisitados: renomados chefs brasileiros cozinham pela América Latina

Nomes por trás dos melhores restaurantes brasileiros participam de jantares especiais até o fim de junho em casas premiadas na Bolívia, no México e na Colômbia

Prato de batatas nativas do Gustu, restaurante em La Paz, na Bolívia, que recebe os chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do paulistano Metzi
Prato de batatas nativas do Gustu, restaurante em La Paz, na Bolívia, que recebe os chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do paulistano Metzi Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Até o fim do mês de junho, renomados chefs brasileiros viajam pela América Latina como parte de uma agenda de jantares especiais.

Os chefs por trás do Metzi, do Evvai e do bar Tan Tan, todas premiadas casas paulistanas, desembarcam respectivamente na Bolívia, no México e na Colômbia a convite dos melhores restaurantes de toda a América Latina, como o Gustu, o Fauna e o Restaurante Leo.

Pautada no intercâmbio cultural de sabores e saberes, a agenda de jantares já se inicia nesta quarta-feira (21) e segue no dia 28 e 29 de junho. Confira abaixo as casas participantes e os detalhes:

Metzi na Bolívia

Luana Sabino e Eduardo Ortiz: dupla está à frente das criações do Metzi / Estúdio Cumaru

Luana Sabino e Eduardo Ortiz, dupla de chefs por trás do mexicano Metzi, em Pinheiros, desembarcam na Bolívia para um jantar a seis mãos no Gustu, na capital La Paz.

A noite promete influências de três países latino-americanos: o Brasil de Luana, o México de Eduardo e, claro, a Bolívia da chef Marsia Taha, à frente do Gustu. Todos compartilham técnicas ancestrais e receitas e experiências em torno da cultura do milho e do cacau.

O jantar de oito tempos ocorre na quarta-feira (21) e faz parte das celebrações de uma década do Gustu, que trabalha com produtos endêmicos e é considerado “precursor do renascimento da culinária boliviana” pelo 50 Best da América Latina. No ranking, o Gustu figura como o melhor restaurante da Bolívia e o Metzi aparece em 27º lugar.

Evvai no México

Chef Luiz Filipe Souza está à frente do premiado Evvai / Tadeu Brunelli

Já na quinta-feira, 29 de junho, o chef Luiz Filipe Souza e a chef pâtissier Bianca Mirabili, nomes por trás do Evvai, casa em Pinheiros de cozinha italiana arrojada integrada à cultura e aos produtores brasileiros, aterrissam no México para um jantar especial no Fauna, dos chefs David Castro e Maribel Aldaco.

Baseado na vivência ao redor do mundo da dupla, o Fauna trabalha com ingredientes sazonais e locais que resultam em menus que mudam diariamente.

Situada em Valle de Guadalupe, no estado de Baja California, a casa mexicana figura atualmente no 16º lugar entre os melhores da América Latina do ranking 50 Best – vale destacar que o Evvai está duas posições na frente na lista, na 14ª posição.

Tan Tan na Colômbia

Balcão do Tan Tan, único bar brasileiro na lista dos melhores do mundo / Rubens Kato

Também no final do mês, a capital da Colômbia recebe os chefs Thiago Bañares, por trás da cozinha do Tan Tan, único bar brasileiro na lista dos 100 melhores do mundo, e Jaime Pesaque, peruano por trás do Mayta, em Lima, eleito o 9° melhor restaurante da América Latina no ranking 50 Best.

Eles são os convidados da chef Leonor Espinosa e da sommelère Laura Hernández Espinosa em Bogotá. O primeiro a cozinhar é Jaime, que trabalha na quarta-feira (28) ao lado de Leonor no Sala de Leo. Já na quinta (29), Thiago divide o balcão com Laura na Sala de Laura.

Ambas as “salas” ficam no Restaurante Leo: são dois ambientes distintos com diferentes menus. Na Sala de Leo, a chef Leonor elabora etapas a partir da pesquisa, observação e experimentação de ingredientes colombianos. Já Laura trabalha na Sala de Laura, onde há um bar com drinques inovadores com ingredientes botânicos locais.