Onde os sommeliers bebem? Com Bruno Bertoli, do Beverino, em São Paulo

Já se perguntou onde os sommeliers mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Bruno Bertoli, que conduz os vinhos naturais do Beverino, compartilha seus endereços prediletos na capital paulista

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia , São Paulo, SP

É em uma das portas da rua General Jardim, na Vila Buarque, no centro da capital paulista, que Bruno Bertoli conduz seu dia a dia como proprietário e sommelier do Beverino.

O espaço funciona como bar de vinhos naturais e biodinâmicos, em que, além de taças com as preciosidades, podem chegar à mesa pratos de uma cozinha sazonal e orgânica.

Bruno está há cinco anos por trás da empreitada, em que visa exprimir os frutos de sua vivência e seu envolvimento de mais de quinze anos com o vinho natural, aquele que ele “bebe e vive”, nas palavras do próprio sommelier.

Além do negócio próprio, Bruno sai pela capital paulista em busca de outros goles, tendo em vista sempre cartas com ênfase em vinhos naturais e que conversem de maneira ímpar com o cardápio de comidas.

A seguir, confira as indicações de Bruno para beber bem em São Paulo:

  • Boca de Ouro

Drink Macunaima do Boca de Ouro
Macunaíma é drinque clássico do bar Boca de Ouro que leva cachaça, limão e Fernet Branca / Pablo Lobo

Conheci o balcão do Boca de Ouro logo que cheguei a São Paulo e cuja reputação como instituição na coquetelaria da cidade é mais do que consensual.

O dono Renato Martins sempre é acolhedor até com os mais cambaleantes e tomados pela embriaguez.

Além disso, a mão precisa do Arnaldo Hirai há anos prepara meu drinque favorito: uma alteração bem espúria de whisky sour sem clara e sem açúcar.

Bar Boca de Ouro: Rua Cônego Eugênio Leite, 1121 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 4371-3933 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h à 0h; quinta a sábado, das 18h às 2h; fechado de domingo e segunda.

  • Quito Quito Izakaya

Dobrando um pouco as regras e misturando um pouco de “comer” no “beber”, outro espaço que me é incontornável é o Quito Quito, izakaya da Kaori Mambo.

A comida da Kaori, que é uma interpretação bem pessoal e vibrante da comida japonesa de bar que sempre revigora os ânimos, soma-se uma oferta fora do comum de bebidas que passa de uma ótima carta de saquês a drinques autorais, com desvios inclusive por cachaças e uma miríade de cervejas.

Quito Quito Izakaya: Alameda Campinas, 1179 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Tel.:(11) 3586-4730 / Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18h às 22h30.

  • Enoteca Saint VinSaint


Pensando no vinho, sobretudo o vinho natural, aquele que bebo e vivo, não há como esquecer o sorriso e a acolhida do Leonardo Reis da Enoteca Saint VinSaint.

A casa, com carta de 400 rótulos mensais, rotativos, em taça ou garrafa, todos naturais, orgânicos e biodinâmicos, é uma verdadeira terra franca para tudo que passa pelo tema.

Aqui sempre encontramos algum vinhateiro, importador ou enófilo amigo para desfrutar de uma carta ampla que guarda muitas surpresas.

Enoteca Saint VinSaint: Rua Professor Atílio Innocenti, 811 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3846-0384 e (11) 95085-0448 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sexta, jantar a partir das 19h; sábado, brunch das 11h às 16h e jantar a partir das 19h30.

  • Restaurante Cepa

Ambiente interno do Cepa, no Tatuapé, que tem carta da sommelière Gabrielli Fleming / Giuliana Nogueira

Detendo-me ainda por cartas, uma na qual sempre encontro algo instigante para beber é a da sommelière Gabrielli Fleming, que reflete na sua seleção a busca constante pela descoberta e por exprimir o espírito do restaurante Cepa, tudo em harmonia com a cozinha generosa do chef Lucas Dante.

São poucos os lugares em que vemos a sintonia entre o que bebemos e comemos como na casa na região do Tatuapé, que é conduzida por pessoas apaixonadas pelo que fazem – e que são muito exitosas nisso.

Restaurante Cepa: Rua Antônio Camardo 895 – Tatuapé, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2096-0687 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quarta a sexta das 12h às 15h; sábado e domingo, das 12h às 16h; jantar aos sábados, das 19h30 às 23h.

  • Dōmo Bar


Por último, destaco aqui uma novidade que já foi destino de uma ida após o expediente no Beverino.

O Dōmo é um bar de queridos amigos que abriu próximo de nós e que oferece uma experiência singular no que tange uma ótima companhia para o beber: a música.

Por meio de um sistema de som quase desconcertante pela limpidez, somos sempre conduzidos por bons Djs e acompanhados por uma coquetelaria e cozinhas criativas.

Dōmo Bar: Rua Major Sertório, 452 – Vila Buarque, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 19h à 0h.


Tópicos