Onde os chefs comem? Com Thiago Castanho, em Belém do Pará

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Importante nome da cozinha nortista, chef Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos e a vivência da floresta amazônica
Importante nome da cozinha nortista, chef Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos e a vivência da floresta amazônica Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Belém, Pará

Expoente da culinária nacional e estudioso da cozinha nortista, Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos e a vivência da Floresta Amazônica.

O chef paraense é um dos responsáveis por difundir a culinária de seu estado país afora, incluindo o trabalho nos restaurantes Remanso do Peixe junto de sua família e no antigo Remanso do Bosque, ambos em Belém.

Autor do livro “Cozinha de Origem”, em que revisita pratos brasileiros tradicionais, Thiago é também um dos nomes por trás do Sororoca Bar, em São Paulo, bar com foco em pescados e frutos do mar.

Apaixonado pela expressão gastronômica do Pará, como fica claro nas dicas de onde comer em Belém logo abaixo, o chef também ensina receitas em seu canal no YouTube, que acumula mais de 180 mil inscritos e tem entre os pratos delícias como arroz paraense, peixe simples ao leite de coco e feijão verde com natas e frutos do mar.

Longe das câmeras e de seu negócio, o chef sempre volta às raízes e experimenta os mais diferentes sabores e aromas na capital paraense. Confira a seguir dicas de onde comer em Belém por Thiago Castanho: 

  • Muamba Bar

Drinque Chicocktail leva tequila, triple sec, limão e soda artesanal de chicória
Drinque Chicocktail leva tequila, triple sec, limão e soda artesanal de chicória / CNN Viagem & Gastronomia

A uma curta distância da Basílica de Nazaré, o Muamba Bar fica na Vila Container e oferece uma coquetelaria descomplicada com frutos amazônicos.

O bar é tocado pelo meu amigo Yvens Penna, que faz um trabalho incrível com insumos amazônicos e mistura técnicas da coqueteleira clássica e moderna. Do balcão saem drinques autorais, sazonais e clássicos.

Muamba Bar: Vila Container – Loja 8 – Nazaré, Belém – PA / Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 18h à 0h. 

  • Sabor Especial

O Sabor Especial é um restaurante familiar de peixes cujas especialidades são a dourada e os mariscos. No cardápio há ainda camarão e caranguejo, assim como peixe de diversos modos, como frito, na chapa, à milanesa, e por aí vai.

É um local que indico para comer um peixe frito, uma caldeirada e tomar uma cerveja gelada.

Restaurante Sabor Especial: Travessa Manoel Evaristo, 1241 – Telégrafo, Belém – PA / Tel.: (91) 3244- 8691 / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 11h30 às 15h; sexta, das 11h30 às 22h; sábado e domingo 11:30 às 15h.

  • Boteco Meu Garoto

O Boteco Meu Garoto é o bar que inventou a cachaça infusionada com jambu. É um local com boemia legítima, para experimentar drinques diversos e, claro, para tomar doses da “marvada”.

A dica é escolher o bar do bairro da Campina, que é pertinho do centro histórico.

Boteco Meu Garoto – Campina: Rua Manoel Barata, 928⁣⁣ (esquina com a Travessa Frei Gil) – Campina, Belém – PA / Tel.: (91) 98239-9482 / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 8h à 0h; quinta-feira, das 8h à 1h; sexta-feira, das 8h às 2h / Outra unidade na Avenida Senador Lemos, 641. 

  • Casa Igá

A Casa Igá fica em uma charmosa casa histórica em uma travessa no bairro de Campina, pertinho do Boteco Meu Garoto. É aqui que a dupla Oriana Bitar e Patricia Gondim comandam o espaço, que é misto de cozinha e estúdio de design.

Os ingredientes são frescos e comprados localmente, que resultam em bolinhos de piracuí, caldinho de caranguejo com tucupi e jambu, beiju de tapioca com camarão, paella caboca e moqueca de pirarucu, para citar alguns. É bom espaço para jantar de sábado e almoçar de domingo, em que a carta ainda tem vinhos orgânicos de marcas brasileiras.

Casa Igá: Travessa Frei Gil de Vila Nova, 215 – Campina, Belém – PA / Tel.: (91) 99293-6215 / Horário de funcionamento: quinta-feira, das 11h30 às 15h; sexta, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h; sábado e domingo, das 11h30 às 16h.

  • Pizzaria Capriciosa

Thiago Castanho experimenta o lámen da Capriciosa em vídeo no seu canal no YouTube
Thiago Castanho experimenta o lámen da Capriciosa em vídeo no seu canal no YouTube / Reprodução/YouTube

A Capriciosa é uma pizzaria tocada por uma família de japoneses que serve desde as famosas redondas até pratos típicos da culinária oriental. Curioso, não é mesmo? Pois vou lá para comer o lámen e as guiozas.

Pizzaria Capriciosa: Avenida João Paulo II (entre a Travessa Mauriti e a Travessa Estrella) – Marco, Belém – PA / Tel.: (91) 3226-8484 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 18h às 23h. 

  • Barraca da Fafá

A Barraca da Fafá é uma barraca de comida de rua tipicamente paraense. Aqui podemos experimentar maniçoba, vatapá e caruru.

Em pleno bairro de Campina, a barraca é daqueles locais simples e potentes em que comemos com o prato no colo em banquinhos na calçada.

Barraca da Fafá: Rua Treze de Maio – Campina, Belém – PA / Tel.: (91) 99914-8449 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. 

  • Bar e Restaurante da Alzira

Pratos do restaurante da Alzira, em Belém do Pará
Restaurante da Alzira é local de comida caseira; peixes fritos e acompanhamentos são destaques / CNN Viagem & Gastronomia

O Bar e Restaurante da Alzira é quase uma instituição de Belém. O restaurante é bem simples e funciona como ponto ideal para comer um caprichado peixe frito no bairro do Marco.

Pedir uma refeição aqui é esperar quase que um banquete. O local me remete também aos tempos de criança, já que como aqui desde pequeno.

Bar e Restaurante da Alzira: Travessa Angustura, 2815 – Marco, Belém – PA / Tel.: (91) 3276-3089 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 15h; quarta, quinta e sexta também das 19h às 22h; fechado aos domingos.

  • Restaurante Saldosa Maloca

O Saldosa Maloca é um dos primeiros restaurantes da Ilha do Combú, logo em frente à cidade de Belém, em que o trajeto é feito por embarcações pelo Terminal Hidroviário Ruy Barata.

Vale a ida até o local para comer um peixe, como pescada e tambaqui, e experimentar sucos, drinques, sorvetes e geleias com frutos locais e da época – o restaurante também tem o brigadeiro da floresta com pó e nibs de cacau da Dona Nena, da Casa do Chocolate, outro passeio oferecido na ilha.

O bacana é comer com uma vista para Belém de frente a uma palafita com árvores preservadas, como a sumaúma.

Restaurante Saldosa Maloca: Ilha do Combú, Belém – PA (acessível via embarcações a partir do Terminal Hidroviário Ruy Barata) / Tel.: (91) 99982-3396 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. 

  • Feira da Nipo, na Associação Nipo-Brasileira

A Feira da Nipo é uma feirinha de comida japonesa que acontece todos os primeiros domingos de cada mês no estacionamento da Associação Nipo-Brasileira.

Além de comidinhas típicas, a feira ainda reúne artesanatos e outros comércios.

Feira da Nipo: Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira; Travessa Quatorze de Abril, 1128 – São Brás, Belém – PA / Todos os primeiros domingos de cada mês.