Onde os chefs comem? Com Rodrigo Aguiar, do Casa Rios, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O chef Rodrigo Aguiar, à frente do restaurante Casa Rios, é natural do Rio de Janeiro. Aos nove anos, mudou-se para São Paulo e, antes de seguir carreira na gastronomia, cursou administração.

Com passagens pelo Hotel Botanique, em Campos do Jordão (interior paulista); pelo Attimo, na Vila Nova Conceição (zona sul); e pelo Bona, em Pinheiros (zona oeste), Rodrigo tem paixão pelo fogo e pela brasa.

Essa paixão é visível no Casa Rios, no Tatuapé (zona leste), onde o restaurante combina técnicas de preparo com ingredientes selecionados de produtores regionais. Grande conhecedor da gastronomia da região, Rodrigo faz recomendações de restaurantes que frequenta na zona leste da capital paulista.

Confira a seguir os restaurantes indicados pelo chef Rodrigo Aguiar, na zona leste de São Paulo:

  • Feito em Casa Pães

A padaria Feito em Casa Pães, no Tatuapé, é um negócio familiar que pertence ao casal Bianca e Luiz e funciona como uma extensão da própria casa deles. Os pães da casa, além do café, também são famosos. Afinal, há opções 100% integrais, básicas, doces, com nozes e mais.

Feito em Casa Pães: Rua da Saudade, 32 – São Paulo-SP / Tel.: (11) 99753-7702 / Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 9h às 19h; aos sábados, das 8h às 16h. Fechados aos domingos e terças.

  • Samambaia Bar e Lanches

O Samambaia Bar e Lanches é uma casa descontraída com cara de bar vintage na zona leste da cidade. O chão é de taco, os azulejinhos são brancos e há um balcão tradicional com prateleiras de bebidas ao fundo.

O cardápio do Samambaia é feito de porções, acepipes, lanches e drinques. Uma opção é pedir a barriga de porco ou pastéis de jiló e a alheira frita.

Samambaia Bar e Lanches: Rua Maria Otília, 110 – Vila Regente Feijó, São Paulo – SP / Tel.: (11) 96977-5701 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: de quinta e sexta, das 19h às 00h; aos sábados, das 12h às 00h; e aos domingos, das 12h às 18h.

  • A Pizza da Mooca

A Pizza da Mooca_Pizza Sobrasada Pirineus_Mário Rodrigues
Pizza Sobrasada Pirineus / Mário Rodrigues

A Pizza da Mooca, que conquistou o 85º lugar na premiação 50 Top Pizza, do chef Fellipe Zanuto, é excelente. Além da unidade da Mooca, há também outra no bairro de Pinheiros. Imperdível para quem gosta de boas redondas.

A Pizza da Mooca: Rua da Mooca,1747 – Mooca / Tel.: (11) 3571-1221 e Rua João Moura, 529 – Pinheiros / Tel.: (11) 3064-0060 / Horário: segunda, das 18h às 22h, terça a domingo, das 18h às 23h.

  • Cozinha dos Ferrari

O restaurante Cozinha dos Ferrari oferece conforto e sabor ao público. Com uma atmosfera vibrante e acolhedora, o cardápio muda semanalmente, mas espere por itens como carne cruda, um mignon picado na faca com gorgonzola e foccacia. Fique atento ao Instagram deles para acompanhar o cardápio da semana.

Cozinha dos Ferrari: Rua Tobias Barreto, 1467 – Mooca, São Paulo – SP / Tel.: (11) 98724-8384 / Horário de funcionamento: quinta e sexta-feira, das 12h às 16h; sábado e domingo, das 12h às 18h. 

  • A Portinha

A mistura de padaria e confeitaria artesanal A Portinha é comandada pela confeiteira Luany Carreiro, que começou fazendo fornadas na cozinha de seu apartamento na pandemia.

O cardápio da casa é rotativo, seguindo sazonalidade e toques de brasilidade. Uma das opções do menu são as fornadas de Chocolatuda, uma torta de massa de biscoito com caramelo de mel crocante, amendoim, chocolate meio amargo e flor de sal.

A Portinha: Rua Melo Peixoto, 105, Tatuapé-SP/Tel.: (11) 96595-4399 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 10h30 às 18h30; aos sábados, das 10h30 às 15h30; aos domingos, das 9h às 14h. 

Benefícios da cafeína: estimulante usado a favor de exercícios físicos

 

Tópicos